Alimentação Saudável

Quinoa: veja seus benefícios e como fazer

março 19, 2020
quinoa

Normalmente vendida em grãos moídos, como uma espécie de farinha, a quinoa pode ser encontrada em diversos mercados e lojas de produtos naturais. O alimento, além de ser muito nutritivo, é considerado um dos mais completos do reino vegetal. Isso porque é fonte de proteína completa, vitaminas e antioxidantes. 

O grão de ouro, como era conhecido pelos incas, foi escolhido pela NASA como um dos alimentos fundamentais para a nutrição dos astronautas em vôos especiais. Além disso, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional da Quinoa. A declaração teve como objetivo atrair atenção mundial para a importância deste grão.

Conheça um pouco mais sobre esse alimento, seus benefícios nutricionais e como prepará-lo.

O que é a quinoa?

A quinoa é uma planta com origem na região do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, descoberta há cerca de 3 mil anos. Eles se referiam a esse alimento como ‘grão de ouro’, pois a consideravam um alimento sagrado.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Pode, aliás, substituir facilmente alimentos como trigo (para obter farinha), soja (para produção de óleo), milho (para biodiesel) e arroz (para alimentação).

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 g de proteínas, 68 g de carboidratos, 1,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. Essa composição, no entanto, pode sofrer alteração devido à diversidade das sementes.

Normalmente, é encontrada nos mercados e lojas naturais na sua versão em pó, bem parecida com aveia moída, mas também é vendida como grão inteiro. Independente da forma, ela tem seus nutrientes conservados.

Quais os benefícios da quinoa?

O ingrediente não possui glúten e é um dos poucos vegetais que contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é rica em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e outros antioxidantes.

Alguns dos seus benefícios são, por exemplo:

  • Fortalecimento muscular;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Ajuda no fortalecimento dos ossos;
  • Alivia os sintomas da TPM;
  • Combate a anemia;
  • Melhora a memória;
  • É bom para a imunidade;
  • Controla o açúcar no sangue.

Consumir quinoa auxilia o emagrecimento

Além de ser rica em proteínas, consumir quinoa ajuda a perder peso. Isto porque o alimento aumenta o metabolismo e reduz o apetite. A alta quantidade de fibra aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer mais. Outro fator importante é que ela possui baixo índice glicêmico.

Para perder peso, somente o consumo da quinoa não é suficiente. Por isso, é necessário consultar um nutricionista, além de praticar exercícios regularmente.

Qual a melhor forma de consumir esse alimento?

Existem várias formas de consumir a quinoa. A farinha é uma das melhores opções, pois pode ser adicionada em sucos, saladas de frutas e até mesmo em refeições completas, como no almoço ou jantar.

Já a versão em grãos pode ser substituta do arroz, por exemplo. Também pode servir para incrementar cozidos, sopas, ou até mesmo para substituir a farinha em receitas como quibe e tabule.

Por fim, a quinoa em flocos é usada para enriquecer outros alimentos, como vitaminas, iogurtes e sucos. Ou seja, é um ótimo ingrediente para ser adicionado no café da manhã.

Como prepará-la?

Como foi citado acima, a quinoa é um alimento versátil e pode ser consumido de diversas formas. Em seguida, ensinaremos como preparar a versão em grãos, que pode ser utilizada em uma infinidade de receitas.

Para preparar a quinoa você precisa:

  • Primeiramente, colocar 2 xícaras (240 ml) de água no fogo;
  • Adicionar 1 xícara (170 gramas) de quinoa crua, com uma pitada de sal;
  • Por fim, ferver de 15 a 20 minutos.

Onde encontrar a quinoa?

Além de feiras e supermercados, você também pode encontrar quinoa na Liv Up! Temos uma diversidade de pratos que agradam todos os gostos. Acesse o cardápio e confira as opções.

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