Raízes comestíveis: o que são?

Se você busca ter mais longevidade e qualidade de vida, aí vai uma grande dica importante: inclua, agora mesmo, raízes comestíveis em sua rotina de alimentação saudável. Quer saber o por que? A gente explica!
Ricas em vitaminas e nutrientes, as raízes comestíveis integram o grupo de alimentos saudáveis e naturais, vindos direto da terra. Elas são grandes aliadas na prevenção de doenças e na promoção de saúde. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, muitas doenças graves, como o câncer, podem ser prevenidas, apenas modificando hábitos alimentares, substituindo alimentos industrializados por alimentos naturais.
O que são raízes comestíveis?
Raízes comestíveis são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e carboidratos, que apresentam baixo índice glicêmico. Como o próprio nome sugere, as raízes comestíveis são alimentos que nascem debaixo da terra, assim como os tubérculos e bulbos.
Para que não haja confusão, explicaremos abaixo as semelhanças e diferenças entre esses alimentos.
A diferença entre raízes comestíveis, tubérculos e bulbos
Apesar de crescerem debaixo da terra, raízes, tubérculos e bulbos são alimentos que se diferem pelo local em que as reservas de nutrientes se acumulam. Veja abaixo a distinção de cada um deles:
- Raízes comestíveis: possuem o corpo nutritivo (raiz) bem mais desenvolvido debaixo da terra. Exemplos de raízes: cenoura e mandioca.
- Tubérculos: nesses alimentos, a reserva nutritiva acumula-se no caule subterrâneo, tendo como principais energias o amido e inulina. Exemplos de tubérculos: cará e batata.
- Bulbos: assim como os tubérculos, a base nutritiva do bulbo se encontra no caule subterrâneo, no entanto, apresentam uma estrutura diferente, em formatos cônicos e disco. Exemplos de bulbos: cebola e alho.
A importância das raízes comestíveis para a saúde
As raízes são alimentos imprescindíveis para uma alimentação saudável e balanceada. Além de vitaminas, fibras e nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo e na manutenção da saúde, elas também são fortes aliadas para quem quer ficar em forma e perder peso. Isso porque as raízes comestíveis são ricas em carboidratos de baixo índice glicêmico.
Ou seja, além de fornecerem energia ao nosso corpo, esses alimentos são menos calóricos e possuem uma absorção mais lenta pelo organismo devido à quantidade de fibras, favorecendo a diminuição do açúcar no sangue. Assim, você acaba tendo uma sensação de saciedade prolongada, tendo uma necessidade menor de consumir mais alimento.
Agora que você já sabe o que são raízes comestíveis e a sua importância para a saúde, conheça os principais benefícios de alguns desses alimentos.
Beterraba
Extremamente nutritiva, a beterraba é fonte de proteína, fósforo, fibra, magnésio, potássio, cobre, cálcio, vitamina B6, vitamina A e vitamina C.
Além disso, ela é rica em manganês, mineral que ajuda no crescimento dos ossos e cartilagem, assim como no fortalecimento da estrutura física e saúde sexual. Também é fonte de zinco, importante para o fortalecimento do sistema imune, e ferro, essencial no combate a anemia.
Os benefícios não param por aí. A beterraba também fornece compostos de nitrato, que ajudam a melhorar o nível de colesterol no sangue e diminuir a pressão nas artérias.
Batata-doce
Rica em ferro, ácido fólico, potássio e vitaminas A, B, C, K e E, essa raiz também é rica em fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino e controle de saciedade.
Por ser um carboidrato de baixo valor glicêmico, a batata-doce é muito recomendada na alimentação de atletas e praticantes de atividades físicas, pois além de contribuir com a reconstrução dos músculos e ganho de massa magra, também ajuda prevenir dores e câimbras do pós-treino devido à sua fonte potássio.
A batata-doce também é rica em antioxidantes, como criptoxantina e antocianina, que ajudam eliminar toxinas do organismo, vitamina C, vitamina B6 e betacaroteno que ajudam a prevenir inflamações no organismo.
Rabanete
Muito saboroso e altamente nutritivo, o rabanete é fonte de vitamina C, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco e vitaminas B6, B9, C e K. Por ser um alimento de baixo valor calórico e glicêmico, suas fibras ajudam no controle de saciedade e auxiliam no processo de perda de peso.
Além disso, o rabanete é um alimento de efeito diurético, com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo e diminuir o inchaço. Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru, na Índia, descobriram ainda que um composto chamado isotiocianato, encontrado no rabanete, possui propriedades anticancerígenas.
Salvo os alimentos citados acima, há uma imensa variedade de raízes comestíveis que você pode incluir em as suas refeições diárias. Além da versatilidade de preparo, as raízes são ótimos alimentos para quem quer diversificar ou atribuir sabores, nutrientes e vitaminas à sua alimentação e, assim, ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
E se precisar de uma ajudinha para montar suas refeições, dá uma olhada no cardápio da Liv Up. Temos vários pratos feitos com raízes comestíveis que, além de saborosos, são super práticos!
Você vai gostar de ver…

Nutri responde: pão engorda? Veja o problema deste alimento
O fenômeno de que comer pão engorda é uma dúvida comum para quem busca entender melhor a relação entre o consumo de pão e o ganho de peso. Muitas pessoas

Nutri responde: 30 dias sem açúcar faz a diferença?
Nos últimos meses, um desafio tem ganhado força nas redes sociais e chama a atenção por realmente ser difícil: ficar 30 dias sem açúcar. Já imaginou? A proposta é simples,

Aveia na alimentação: benefícios e receitas
A aveia, um cereal integral nutritivo e versátil, por isso tem um lugar especial quando o assunto é ter uma alimentação saudável. Mais do que um simples mingau matinal, a