Mudando sua alimentação

Raízes na alimentação: veja as mais utilizadas e em quais receitas

junho 20, 2019

Pra ter tudo de que o corpo precisa é necessário manter um cardápio variado e de boa qualidade. Pensando nisso, você sabe a importância de incluir raízes na alimentação?

Desde os nossos antepassados, essa parte da planta é consumida como alimento. Ela é cheia de nutrientes e, claro, sabor! O mais incrível é que, embora sejam do mesmo grupo, cada uma traz seus benefícios e o toque especial na culinária.

Que tal matar a curiosidade e saber mais sobre o assunto? Neste post, a gente traz dicas bem legais pra você colocar essas gostosuras da natureza no seu menu diário. Vamos lá?

O que são as raízes comestíveis?

Batata, mandioca, batata-doce, beterraba, cebola, alho e mais uma infinidade de vegetais que brotam debaixo da terra: será que todos esses são raízes comestíveis? A resposta é: não!

Apesar de parecerem uma coisa só, a verdade é que são alimentos diferentes: cada um tem sua reserva de nutriente em uma parte da planta. Calma, a gente já explica isso melhor.

Podemos classificar esses alimentos em 3 grupos: raízes, bulbos e tubérculos.

Nas raízes comestíveis, os nutrientes se concentram na raiz do vegetal – claro. Já nos bulbos e nos tubérculos, eles estão no caule, que é subterrâneo, sendo que os dois últimos têm diferenças no formato e anatomia.

Um bom exemplo de tubérculo é a batata-inglesa. Já de bulbo, temos a cebola. E de raízes comestíveis? Bem, isso você descobre no próximo tópico!

Quais são as principais raízes comestíveis?

Quando falamos em raízes comestíveis, qual é a imagem que vem primeiro à sua mente? Mandioca, acertamos? Ou cenoura? Essas culturas têm uma aparência bem característica dessa parte da planta, por isso foram nosso palpite. Então vamos começar por elas, depois vamos contar sobre outras raízes e seus benefícios.

Mandioca

Também conhecida como aipim e macaxeira, dependendo da região do país, essa raiz é cheia de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. Ela ainda tem propriedades que estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de prazer e felicidade. Será que é por isso que a gente gosta tanto de uma porção de mandioca fresquinha, preparada na hora?

Cenoura

A cenoura é muito conhecida pelo alto teor de betacaroteno, substância que vira vitamina A no organismo. Esse nutriente ajuda na prevenção da cegueira noturna e naquele bronzeado que é desejo de verão. Quer ter uma pele mais bonita? Invista nessa raiz!

Beterraba

A beterraba tem cor vibrante e um sabor adocicado inconfundível. É rica em ferro, que combate a anemia, e em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células. O bônus aqui é o aminoácido glutamina: ótimo para o trato gastrointestinal. Além disso, ela é fonte de um tipo de açúcar, sabia?

Batata-doce

A batata-doce é famosa entre as pessoas que treinam pesado, e isso não é à toa. Com carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, ela fornece uma boa quantidade de energia,que vai sendo liberada aos poucos no seu sangue, mantendo o pique lá em cima por mais tempo. Além de tudo, é muito gostosa, né?

Rabanete

Você sabia que, na Grécia antiga, o rabanete já era usado no tratamento de problemas de saúde? Isso porque ele é uma boa fonte de vitamina C, que, por sua vez, ajuda no reforço da imunidade, além de ser um ótimo antioxidante. Essa raiz ainda auxilia na redução do mau colesterol. Bom, né?

Inhame

Quem não gosta de uma sopinha de inhame pra reconfortar o coração? Além de muito saborosa, essa raiz contém vitamina B6, potássio e um fito-hormônio chamado diosgenina, bom pra auxiliar na perda de peso. Ele também tem antioxidantes e substâncias que reduzem os sintomas da TPM e da menopausa.

Gengibre

O gengibre é uma raiz de sabor forte e picante muito utilizada como tempero e chá. Suas propriedades são inúmeras e muito importantes. Espia só:

  • auxilia a digestão;
  • acelera o metabolismo;
  • colabora para a metabolização das toxinas;
  • reduz efeitos tóxicos no fígado;
  • é um anti-inflamatório natural.

Como incluir raízes na alimentação?

Muitas dessas raízes estão no nosso cardápio do dia a dia, mas você realmente sabe como aproveitar esses vegetais ao máximo? Muitas vezes, a gente consome os alimentos da mesma maneira e se esquece de que é possível variar o cardápio. Por isso, trouxemos algumas sugestões de raízes na alimentação.

Sopas

Sopa de legumes é uma delícia, né? Ela é saborosa e contém muitos nutrientes importantes. Aqui, você pode usar cenoura, inhame, mandioca, batata-doce e mandioquinha, e temperar com gengibre, ainda por cima – completona, hein?

Saladas

As saladas são ótimas pra aumentar a saciedade e fornecer fibras, vitaminas e minerais. Você pode incrementá-las com rabanetes, cenoura e beterraba cozidas ou cruas raladas.

Pratos principais

Que tal um escondidinho de mandioca ou mandioquinha com carne seca ou outra proteína? Muito bom! Com as raízes comestíveis, também dá pra fazer nhoque, purês, bolinhos e vários outros pratos deliciosos, inclusive com seus derivados — como a tapioca, que vem da mandioca.

Sobremesas

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate é o clássico favorito de muita gente, mas você sabia que dá pra fazer bolo de mandioca também? É uma iguaria típica do nordeste brasileiro, assim como o pudim de tapioca. Já experimentou?

Sucos e chás

O suco de cenoura e beterraba com outros vegetais compõe o famoso detox, que dizem ajudar o organismo a eliminar o inchaço e as toxinas. Já o chá de gengibre é ótimo pra quem está gripado ou resfriado ou, simplesmente, gosta de uma bebida quente e saborosa.

Algumas culturas como mandioca, inhame e batata-doce, são ricas em carboidratos — nutriente importante pra dar energia e disposição. Por isso, em um cardápio saudável, elas entram no mesmo grupo dos pães, massas, arroz e batatas.

As raízes na alimentação fornecem nutrientes importantíssimos para o organismo e, por isso, devem estar presentes no nosso cardápio. Com tanta variedade, dá pra inventar diversas receitas deliciosas, que nutrem o corpo e agradam o paladar. E você, já incluiu alguma delas no seu menu de hoje? Conta pra gente! Aproveita e conta também se gostou do post!

Agora, uma última curiosidade (por hoje): você sabia que, na nossa página do Facebook, também dá pra aprender dicas incríveis, ficar por dentro das nossas promoções mais bacanas e descolar uns cupons de desconto? O quê, você ainda não curtiu? Se for por falta de disposição, um bom purê de batata resolve! Vai lá!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up