Ratatouille: conheça o prato que dá nome ao filme da Disney

O mundo gastronômico e o audiovisual frequentemente andam bem próximos. Ao mesmo tempo que diversos filmes, séries, programas de TV vêm motivando e desafiando chefs amadores e experientes, a culinária têm inspirado roteiros poderosos, ganhadores de Oscars, como é o caso do Ratatouille, famosa animação da Disney.
Ganhador do Oscar de 2008, a animação conta a história de Rémy, um rato parisiense que sonha em se tornar um chef de cozinha. Além de todos os seus ensinamentos, o filme torna popular um prato simples e, até então, desconhecido por muitos: o Ratatouille.
Sobre o filme Ratatouille
Rémy é um rato ambicioso que vive em uma colônia com sua família no sótão de uma casa na zona rural da França. Ao contrário de seus semelhantes, ele é um gourmet com um habilidoso olfato capaz de distinguir comidas de veneno de rato. Mas Rémy tem sonhos mais ambiciosos, entrando secretamente na cozinha para ler os livros de receita de seu herói, o chef parisiense Auguste Gusteau.
Ao descobrir que Gusteau morreu após receber uma dura avaliação de um crítico culinário, Anton Ego, Rémy se separa de sua família até chegar ao restaurante que era de seu ídolo. Lá, ele acaba inesperadamente conhecendo Alfredo Linguini, um jovem com nenhum talento culinário que chega ao local e é contratado para serviços de faxina no restaurante, por desejo de sua recém-falecida mãe, a ex-namorada de Guesteau. A partir daí, eles criam uma ótima dupla na cozinha até a “farsa” ser descoberta.
É neste momento que o crítico Anton vai ao local para uma nova avaliação e recebe o Ratatouille perfeitamente preparado por Rémy fazendo-o retornar à infância. Quando Anton descobre quem realmente cozinhou o seu prato, começa uma das partes mais legais do filme – e, se você ainda não assistiu, não vamos estragar aqui no post.
O que tem no Ratatouille?
O Ratatouille é uma receita clássica francesa, típica da região de Provença. Seus primeiros registros são datados do final do século XVII. De acordo com alguns registros, sua criação foi feita por camponeses e agricultores da França que precisavam usar a colheita dos vegetais amadurecidos frescos de verão.
Seu preparo tem como ingredientes principais a berinjela e o tomate. Adicionado à eles, podem estar no preparo abobrinha e pimentão, entre outros legumes assados. Tudo isso é completado com molho de tomate. Uma combinação colorida, levemente apimentada e muito gostosa. O Ratatouille pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento.
É claro que nós, da Liv Up, não poderíamos deixar esse famoso prato de fora de nosso portfólio. Na seção de congelados, você encontra a porção para combinar perfeitamente com qualquer tipo de prato, desde carnes e frangos, até peixes, massas e proteínas vegetarianas.
Além de ser uma opção gostosa e com muitos ingredientes orgânicos, a nossa receita é super prática. Basta colocar o saquinho para esquentar por, aproximadamente, 2 minutos no microondas ou 6 minutos no em banho maria, após a água ferver.
Ficou curioso para experimentar esse prato que conquistou o coração do crítico gastronômico mais ranzinza da França? Conheça o nosso Ratatouille e outras sugestões no Liv Up.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais