Falafel: 5 motivos para fazer essa receita de grão-de-bico

O falafel é um dos aqueles alimentos típicos de uma região que acabam fazendo tanto sucesso que ficam populares no mundo todo. Além de um sabor irresistível, ele é bem versátil e pode ser acompanhado de um belo homus, tahine, saladinha, montar sanduíches caprichados – enfim, combinações não faltam.
Quer saber mais sobre este saboroso bolinho de grão-de-bico? Vem com a gente!
O que é falafel?
Esse salgado, também conhecido como falafel árabe, é um petisco feito à base de grão-de-bico ou fava moídos, que leva também condimentos como cebolinha, alho, salsa e cominho em sua receita.
É um primo oriental do nosso conhecido acarajé, que ganhou as cozinhas por todo o globo, virando uma das opções mais comuns quando o assunto são as street foods vegetarianas.
Qual a sua origem?
A verdade é que não existe um consenso sobre a origem exata dessa iguaria. Há relatos que apontam o falafel como originário do Egito, no século I D.C, tendo seu nome derivado da palavra “flayfel”, que significa pimenta em árabe. Nessa região, aliás, as receitas são feitas com favas, enquanto no resto do mundo o preparo é feito com grão-de-bico.
Sem dúvidas, é bastante popular por todo o Oriente Médio, principalmente em Israel e Palestina. Mas a disputa pelo título de inventores do falafel atrai também os sírios, iemenitas e libaneses. Tem até discussão em livros: The Book of Jewish Food e The New Book of Middle Eastern Food trazem origens e narrativas diferentes sobre quem teria criado o prato.
E a história respinga aqui no Brasil, afinal, existem indícios de que o falafel e o acarajé sejam primos. Há a possibilidade que a receita tenha viajado com os árabes pela África, adaptado pelos iorubás – muitos dos quais foram escravizados e trazidos para solos brasileiros, em especial à Bahia. O que era acará, virou acarajé, um grande tesouro da nossa gastronomia.
Como fazer a receita de falafel?

Pois bem, chegou a hora de aprender uma receitinha simples e deliciosa que com certeza vai ganhar um espaço no meu menu. Vem com a gente!
Ingredientes do falafel
- 1 e ½ xícaras de grão-de-bico (demolhado por 24 horas)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 maço de salsa fresca
- 1 maço de coentro fresco
- 10 folhas de hortelã fresca
- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de cominho em pó
- 1/4 colher (chá) de páprica
- Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Na véspera, deixe o grão-de-bico de molho. Então, 24 horas depois, drene bem a água e seque o grão-de-bico com papel toalha.
- Coloque no processador e bata até virar uma pasta.
- Adicione a cebola, alho, as folhas, sementes e temperos ao mesmo tempo. Bata mais um pouco.
- Forme bolinhos não muito grandes. Leve a uma forma untada ou antiaderente.
- Asse em forno preaquecido (180°C) por 20 a 25 minutos. Vire na metade do tempo.
E está prontinho seu falafel assado! Agora é saborear com os acompanhamentos escolhidos.
7 motivos para consumir no dia a dia
Se só o sabor incrível não bastasse, listamos a seguir algumas razões para dar uma chance ao falafel dentro das suas refeições.
É uma opção saudável
Procurando alimentação saudável? Além de ser uma boa fonte de proteínas, o falafel também é rico em fibras, ajudando no funcionamento intestinal. E não para por aí: o grão-de-bico é fonte de vitaminas, como as complexo B, e minerais importantes, como o magnésio e o ferro.
Falafel é um alimento vegetariano
Para quem é adepto de uma alimentação vegetariana, quer reduzir o consumo ou simplesmente fazer algumas refeições sem produtos de origem animal, o falafel é uma alternativa prática, proteica e super acessível.
Traz todos os benefícios do grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa cheeeia de nutrientes importantes, sendo muito benéfico para a saúde. Ele gera aquela sensação de saciedade, é uma excelente fonte de energia, fortalece os ossos (graças ao cálcio em sua composição), ajuda na circulação sanguínea e até na redução do estresse, sabia?
É fácil de preparar
Quem é que não valoriza a praticidade na hora das refeições? O falafel fica pronto em poucos minutos, não exige grandes habilidades na cozinha, é saudável e ainda entrega tudo de sabor. Tem como ser melhor?
Combina com diversos acompanhamentos

Outro ponto positivo é a versatilidade. Afinal de contas, ele é um verdadeiro coringa, combinando com pão pita, saladas, tahine e outras possibilidades de molho para falafel.
Aqui na Liv Up, ele ganha combinações inusitadas, como:
- falafel + espaguete de pupunha + mix de legumes
- falafel + ratatouille
- falafel + arroz integral + mix de legumes
Tem falafel na Liv Up
Sempre que bater a vontade de comer um falafel muito saboroso é só correr para o seu congelador. Isso porque você encontra uma versão especialíssima na Liv Up para ter sempre em casa. Nossa receita leva farinha de arroz, para dar mais leveza, além de temperinhos naturais. O resultado, a gente garante, é tudo de bom.
Gostou de aprender mais sobre os ingredientes do falafel e sua história? No blog tem várias receitas com grão-de-bico pra você experimentar.
Você vai gostar de ver…

Sorvete low carb: como aproveitar sem sair da dieta
No universo da nutrição e das sobremesas, o açúcar sempre foi o vilão, relegando muitas delas a uma reputação de não saudáveis. No entanto, uma revolução doce está em andamento:

30 lanches para levar para o trabalho que sustentam
É muito fácil se perder numa rotina atarefada e deixar a alimentação saudável em segundo plano, deixando de lado as refeições nutritivas e que de fato nos alimente bem. Mas

Café da manhã proteico: 15 opções pra garantir sua proteína
A proteína é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo, assim como o carboidrato e as gorduras. É por isso que precisam fazer parte da sua alimentação diária. Além