Almoço de domingo: 8 receitas práticas para fazer em casa

O almoço de domingo é um momento clássico – casa cheia, família reunida, boas risadas e, claro, receitas deliciosas saindo do forno. Se você também ama descansar ao lado de pessoas queridas, e com uma comidinha que aquece o coração, então não pode perder as nossas receitas escolhidas a dedo pra você. Vamos lá?
O que fazer para o almoço de domingo?
Bom, os deliciosos pratos precisam seguir duas regrinhas básicas:
- receitas práticas para o domingo, afinal, ninguém quer nada complicado pra este dia da semana, não é?
- E conquistar a família toda, até porque, é de mesa cheia que a gente gosta!
Então, já pode juntar todo mundo na cozinha que estão chegando receitas super criativas para o domingo. Acompanhe:
Barreado na pressão
O barreado é uma receita pra lá de brasileira, e nada melhor do que unir cultura e gastronomia no almoço de domingo, certo? Entretanto, não é uma receita rápida, afinal, os ingredientes precisam apurar, mas é SUPER simples e o melhor – deliciosa!
Ingredientes
- 2 kg de paleta bovina
- 200 g de bacon em cubos pequenos
- 2 cebolas
- 6 dentes de alho
- 1 maço de salsinha
- 4 folhas de louro
- 3 colheres (sopa) de semente de cominho
- ½ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de água
- sal
- folhas de salsinha a gosto para servir
Modo de preparo
- Em uma frigideira pequena, leve as sementes de cominho ao fogo baixo pra aquecer por 3 minutos, mexendo de vez em quando, pra liberar os aromas. Logo depois, transfira para o pilão e quebre as sementes.
- Corte a paleta em cubos de 3 cm. Então transfira pra uma tigela grande e tempere com 1 colher (sopa) de sal e o cominho. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes.
- Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas. Transfira pra uma tigela grande. Descasque e pique fino os dentes de alhos. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha com parte do talo.
- Na tigela com a cebola, misture o alho picado, a salsinha e as folhas de louro. Tempere com 2 colheres (chá) de sal e misture bem.
- Numa panela de pressão grande, com capacidade de 6 litros, coloque todo o bacon, fazendo uma camada no fundo da panela. Então disponha uma parte dos legumes temperados e sobreponha com uma camada de carne. Repita esse processo mais 2 vezes.
- Regue com a água e o vinagre. Assim, tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 1 hora e 30 minutos.
- Passado o tempo da carne, desligue o fogo e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Transfira a carne cozida com o caldo pra uma tigela e espere amornar antes de levar à geladeira para descansar por no mínimo 12 horas ou de um dia para o outro — assim os sabores apuram.
- Na hora de servir, transfira o barreado pra uma panela grande, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva a seguir com banana-da-terra grelhada, farinha de mandioca torrada e folhas de salsinha.
Sobrecoxa de frango assada com maçã
O frango assado é um clássico do almoço de domingo por aí também? Pois é, mas que tal dar um toque especial nessa receita e temperar as sobrecoxas com manteiga de maçã? É isso mesmo: manteiga de maçã. Veja só!
Ingredientes
- 6 sobrecoxas de frango com pele e osso
- 6 colheres (chá) de manteiga de maçã (veja aqui a receita completa de apple butter)
- 2 maçãs fuji
- 2 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 1 ½ colher (chá) de gengibre ralado
- ½ xícara (chá) de caldo de laranja
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Antes de mais nada, preaqueça o forno a 200 ºC. Separe uma assadeira média.
- Corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque — assim as camadas permanecem unidas ao assar. Lave, seque e corte as maçãs ao meio no sentido do comprimento. Descarte o miolo com as sementes e corte cada metade ao meio novamente. Com a lateral da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
- Numa tigela pequena, tempere a manteiga de maçã com uma pitada de sal e de pimenta a gosto. Então misture o gengibre ralado ao caldo de laranja e reserve.
- Coloque as sobrecoxas numa assadeira média de bordas altas. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta. Com as mãos, espalhe 1 colher (chá) da manteiga de maçã sob a pele de cada sobrecoxa, mas cuidado pra não descolar completamente a pele da carne.
- Distribua os pedaços de maçã, de cebola e os dentes de alhos entre as sobrecoxas — o ideal é que fique tudo bem juntinho mesmo, pois deixa o preparo úmido. Tempere as cebolas com sal e regue tudo com o azeite. Adicione o caldo de laranja com gengibre à assadeira e cubra com papel-alumínio.
- Leve as sobrecoxas ao forno pra assar por 30 minutos. Retire o alumínio e volte a assadeira ao forno por mais 40 minutos para as sobrecoxas terminarem de assar, as peles ficarem douradas e as maçãs e cebolas ficarem bem macias.
- Por fim, retire do forno e sirva a seguir com os pedaços de maçã, de cebola e o caldinho formado na assadeira.
Risoto de gorgonzola e pera na pressão
Você acha que a gente perderia a oportunidade de colocar um risoto PERFEITO no seu almoço de domingo? Claro que não. E essa receita é pá-pum, porque cozinha em apenas 3 minutos. Pra quando a família chega de surpresa, sabe? Olha só:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz pra risoto
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- ⅓ de xícara (chá) de salsão (talos e folhas)
- 1 mini pera
- caldo de ½ limão
- 1 pera seca
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 500 ml de água
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Corte a pera seca em cubos de 1 cm.
- Leve a panela de pressão sem a tampa ao fogo médio. Então, quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
- Acrescente o arroz e misture bem pra envolver todos os grãos com o azeite. Após, regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a pera seca picada, a cebola cravejada e a folha de salsão ao mesmo tempo. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela e aumente o fogo.
- Enquanto isso, lave e seque a mini pera. Corte a fruta em cubos de 1 cm, descartando as sementes. Transfira pra uma tigela pequena, regue com o caldo de limão pra não escurecer e reserve.
- Assim que começar a sair vapor pela válvula da panela de pressão, diminua o fogo pra médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto pra ferver.
- Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela pra esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Aliás, atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
- Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada e a folha de salsão. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso al dente — se necessário, vá regando com a água fervente pra manter o risoto bem úmido. Se preferir, adicione a manteiga e deixe o risoto tampado com o fogo desligado enquanto separa os pratos e arruma a mesa, ele atinge o ponto sozinho com o calor residual da panela.
- Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e misture bem. Junte a mini pera cortada com o caldo de limão e misture delicadamente pra não desmanchar. Transfira o risoto pra uma tigela e sirva a seguir.

É massa para almoço de domingo que você quer?
Então, mão na massa (rsrs) e pode chamar a família toda. Separamos essa receita incrível que é a cara do seu domingo:
Macarrão com almôndegas de salmão
Para as almôndegas
Ingredientes
- 250 g de salmão sem pele e sem espinhos
- ¼ de xícara (chá) de batata cozida e amassada
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- raspas de 1 laranja
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
Modo de preparo
- Descasque a cebola e o alho, corte a cebola em 4 pedaços. No processador de alimentos, bata ao mesmo tempo os ingredientes com ½ colher (sopa) de azeite até formar uma pasta.
- Pra fazer as almôndegas: unte uma assadeira com azeite. Então passe azeite na palma das mãos, modele as almôndegas do tamanho de bolinhas de pingue-pongue e transfira pra assadeira untada.
Para a massa e o molho
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro)
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1 xícara (chá) de caldo de laranja
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- endro a gosto
Modo de preparo
- Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água. Assim que ferver, junte 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Assim, quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente metade das almôndegas e deixe dourar por 4 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula pra dourar por igual. Transfira as almôndegas pra uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com azeite.
- Retire a frigideira do fogo, regue com o caldo de laranja e mexa com a espátula, raspando bem pra dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o creme de leite e volte a frigideira ao fogo médio. Assim que ferver, volte as almôndegas pra frigideira, tempere o molho com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 3 minutos – além de passar sabor ao molho, as almôndegas terminam de cozinhar no centro.
- Assim que estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor.
- Desligue o fogo do molho e adicione o endro. Junte o macarrão cozido e misture bem. Transfira pra uma travessa e finalize com mais endro, sirva a seguir.
Almoço de domingo saudável (sem perder sabor e criatividade)
Arepas de mandioca com salada de abacate
Nossas arepas estão aqui pra isso! Com uma inspiração que vem lá da Colômbia, essa receita abrasileirada com a mandioca de protagonista é perfeita pra um almoço de domingo com os amigos.
Para as arepas
Ingredientes
- 500 g de mandioca descascada
- 2 colheres (chá) de manteiga
- azeite a gosto
- ½ colher (chá) de sal
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, corte a mandioca em fatias de 8 cm, transfira pra uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio pra cozinhar por cerca de 15 minutos, até ficarem levemente cozidas. Enquanto isso, prepare os ingredientes da salada, mas atenção: deixe pra temperar e cortar o avocado apenas na hora de servir.
- Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento, escorra as mandiocas e deixe amornar o suficiente pra manusear.
- Passe a mandioca pela parte fina do ralador e transfira pra uma tigela rasa. Acrescente a manteiga, tempere com ½ colher (chá) de sal e misture, amassando com um garfo até formar um purê firme, no ponto de modelar as arepas – se necessário regue com um pouco da água do cozimento. Se preferir, você pode terminar de amassar com as mãos.
- Pra modelar: umedeça as mãos com água e divida o purê em 6 porções, enrole cada uma numa bola e achate, como se fossem hambúrgueres.
- Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio pra aquecer. Então regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantas arepas couberem, uma ao lado da outra. Doure por cerca de 3 minutos de cada lado. Com uma espátula, transfira pra um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva as arepas com a salada de abacate.
Pra salada
Ingredientes
- 1 maço de mini alface romana
- 1 avocado maduro
- ½ cebola roxa
- azeite a gosto
- 1 limão
- 1 tomate
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de coentro a gosto para servir
Modo de preparo
- Numa travessa, coloque as folhas de alface, as fatias de avocado, o tomate picado, a cebola fatiada e folhas de coentro a gosto. Tempere com o caldo do limão, azeite, sal e pimenta a gosto.
E um almoço de domingo temático?
Já que o domingo é um dia tranquilo pra inventar tantas delícias na cozinha, que tal bolar algum tema para o almoço? Mexicano, tropical, japonês, italiano… e árabe! Trouxemos uma receita de quibe assado com carne moída, tahine e nozes picada pra te inspirar. Esse é um almoço de domingo no forno e bem fácil de preparar. Dá o play:
Que tal um almoço de domingo sem carne?
Olha só esse almoço de domingo vegano que espetáculo – uma moqueca cheia de ingredientes frescos e coloridos. Dá pra sentir o cheirinho daqui…
Moqueca de banana-da-terra
Ingredientes
- 3 bananas-da-terra maduras, mas ainda firmes
- 2 tomates maduros
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- ¾ de xícara (chá) de leite de coco
- 2 xícaras (chá) de água
- ¾ de xícara (chá) de azeite de dendê
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 pimentas-de-cheiro
- 10 ramos de coentro (talos e folhas)
- 2 raízes de coentro
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 1 tira de casca de limão taiti
- sal a gosto
Modo de preparo
- Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 2 cm. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm.
- Descasque e pique fino os dentes de alho. Logo depois, pique fino as raízes e os talos do coentro e reserve as folhas inteiras pra finalização.
- Corte as pimentas dedo-de-moça e de cheiro ao meio. Então, com uma colher, raspe e descarte as sementes. Pique fino as metades.
- Leve uma panela média ao fogo médio pra aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione as pimentas, o alho, as raízes e talos do coentro e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até ficar bem perfumado. Acrescente a água, a casca de limão e misture bem. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos pra formar um caldo saboroso.
- Desligue o fogo e descarte a casca de limão. Com uma concha, transfira o caldo para o liquidificador, adicione o azeite de dendê, o leite de coco, 2 colheres (chá) de sal e bata por 2 minutos até ficar bem emulsionado. No total você terá 2 ¾ xícaras (chá) de líquido pra cozinhar a moqueca, se necessário complete com um pouco de água.
- Volte a panela ao fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione os pimentões, a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 4 minutos, ou até os legumes ficarem macios e a cebola transparente.
- Enquanto isso, com uma faca corte as pontas e descasque as bananas. Corte cada banana em rodelas na diagonal.
- Acrescente as bananas e os tomates ao refogado e misture delicadamente. Junte o caldo batido, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a banana ficar cozida, mas ainda com textura. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.
E agora temos a última receita de hoje, mas não menos importante. Afinal, uma boa polenta vai bem em qualquer domingo, não é?
Polenta com espinafre e cogumelos
Pra polenta
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de polenta instantânea
- ½ xícara (chá) de folhas de espinafre
- 2 ½ xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de castanhas-de-caju torradas e picadas grosseiramente
- raspas de 1 limão
- sal a gosto
Modo de preparo
- Destaque as folhas dos talos de espinafre, lave sob água corrente e transfira pra uma tigela. Cubra com água, adicione o bactericida de sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os cogumelos.
- Retire as folhas de espinafre da água, passe sob água corrente e reserve numa peneira enquanto prepara a polenta.
- Passe um papel toalha na frigideira utilizada pra refogar os cogumelos apenas pra tirar o excesso de azeite. Coloque 2 ½ xícaras (chá) de água na frigideira e volte ao fogo médio.
- Assim que a água começar a ferver, tempere com ½ colher (chá) de sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame pra não empelotar. Mexa por 2 minutos até a polenta ficar cremosa.
- Desligue o fogo, junte a manteiga, o queijo parmesão, as folhas de espinafre e misture bem – o espinafre vai cozinhar no calor da polenta. Por último, misture as castanhas picadas e as raspas de limão. Sirva a seguir com os cogumelos refogados.
Para os cogumelos
Ingredientes
- 100 g de cogumelos paris
- 100 g de cogumelos shiitake
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 3 ramos de salsinha picada
Modo de preparo
- Com um pano úmido, limpe os cogumelos paris e o shiitake – não lave sob água corrente, eles absorvem água e perdem o sabor. Corte os cogumelos em 3 fatias grossas. Caso estejam pequenos, corte apenas ao meio.
- Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto pra perfumar. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por cerca de 2 minutos, até ficarem macios e levemente dourados.
- Desligue o fogo, misture a salsinha picada e reserve numa tigela.
Viu só quanta coisa boa é possível fazer no seu almoço especial de domingo? O importante é juntar a família na cozinha e aproveitar cada detalhe dos alimentos de verdade. Bom apetite!
Você vai gostar de ver…

Almoço vegetariano: 10 receitas sem carne pra provar
Criar pratos equilibrados e nutritivos sem carne pode parecer um desafio. Em um almoço vegetariano, é possível encontrar alternativas que ofereçam proteína, sabor e ainda te ajudem a manter uma

Almoço para dias quentes: experimente 20 receitas leves
Nos dias quentes do verão, é fácil se deixar seduzir pelas opções refrescantes que surgem: das bebidinhas geladas ao seu sorvete favorito. Porém, a importância de manter uma alimentação saudável

Do simples ao diferente: 15 receitas com carne moída
As receitas com carne moída podem ser um verdadeiro salva vidas na rotina de quem busca uma vida mais saudável e equilibrada. Isso porque além de ser um ingrediente bem