Mudando o mundo

Reciclagem de sacolas: como a Liv Up pode impactar positivamente?

setembro 2, 2019

Não é de hoje que a gente ouve falar na importância de cuidar do lixo que produzimos. Afinal, se descartado de maneira incorreta, traz sérios prejuízos ao meio ambiente. Pensando nisso, você sabe como é feita a reciclagem de sacola?

O ato de reciclar é pegar algo que seria atirado na natureza e transformá-lo em um material ou produto novo. Isso tem impacto positivo não só sobre o planeta, mas também na sociedade. Pois é verdade! Quer saber como isso é possível? Neste post, contamos como é feito o processo e os benefícios da reciclagem, e o que a Liv Up contribui nesse sentido. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da reciclagem?

Desde os primórdios da civilização, o descarte do lixo é um problema. Se nas eras mais antigas a questão estava mais voltada aos resíduos orgânicos, com a revolução industrial, outros tipos de material, como plástico, metais e vidros, começaram a se acumular nos aterros.

É aí que surgiu a reciclagem: uma maneira de aproveitar esse descarte, seja transformando-o em um novo objeto, seja em matéria-prima. Assim, além de reduzir o volume de lixo no meio ambiente, poupam-se recursos naturais, como a água.

Outro ponto positivo da reciclagem é a manutenção da fauna e da flora. Quando uma sacola plástica, por exemplo, vai parar na natureza, ela demora de até 450 anos para se decompor. Bastante, né? Nesse tempo, animais podem se machucar, pois podem comer o plástico por engano, ou se sufocarem. Enfim, dá um prejuízo danado.

Bom, falamos que a reciclagem também é importante no impacto social. Como isso é possível? Milhares de pessoas vivem de reciclar os materiais nas indústrias especializadas. Ou seja, essa ideia ajuda o planeta e gera renda para as famílias, reduzindo o desemprego. Isso é demais!

Como é o processo de reciclagem de sacos, sacolas e saquinhos?

Ainda é um pouco difícil reciclar as sacolas plásticas em usinas e cooperativas de reciclagem porque o material é muito fino, e o trabalho para reunir uma quantidade considerável é grande em relação ao retorno financeiro, mas há empresas que fazem isso. Nesse caso, a saída é usar os sacos para fazer artesanato, como transformá-los em bolsas de compras reutilizáveis.

Por isso é tão importante a gente ter a consciência de utilizar cada vez menos sacolas plásticas. Leve consigo uma bolsa de compras para usá-la em vez dos saquinhos de supermercado. Sempre que possível, evite pegar sacolas plásticas sem necessidade. Dessa maneira, reduzimos a quantidade desse lixo que vai parar na natureza.

Qual é o papel das empresas em relação à reciclagem?

Os consumidores estão cada vez mais conscientes com relação à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Sendo assim, cresce a parcela que busca consumir de empresas que se preocupam com o seu papel no impacto ambiental. Mas como a indústria pode ajudar na reciclagem, de modo geral?

O primeiro passo é buscar soluções para as suas embalagens, que devem, na medida do possível, serem tanto feitas com material reciclado quanto apropriadas para a reciclagem. Alguns materiais são mais fáceis de reciclar do que outros, então a empresa que se preocupa em utilizá-los estão contribuindo para a reciclagem.

Em contrapartida, existem produtos que precisam de maior atenção à embalagem, sendo mais difícil usar aquelas feitas de material reciclado, como é o caso dos cosméticos e dos alimentos, que não podem ficar em contato com certos tipos de matérias-primas.

Aí, entra um desafio maior na responsabilidade com o lixo que aquela empresa gera. Mas nada que não possa ser resolvido de outra maneira. Um jeito é coletar todo ou parte desse plástico colocado em circulação no mercado com a logística reversa.

Como a Liv Up atua em relação à reciclagem?

A Liv Up se preocupa com a sustentabilidade e com o impacto ambiental e social. Por esse motivo, ela está sempre em busca de soluções para ter um retorno positivo dos seus produtos, em todos os sentidos. Além de usar alimentos orgânicos na fabricação dos seus pratos, ela tem o cuidado de reduzir a circulação do plástico gerado.

Eu Reciclo

Atualmente, ela tem parceria com a Eu Reciclo: uma empresa que certifica que o lixo causado por outra foi retirado de circulação. Por exemplo, se uma envasadora de água manda cinco toneladas de garrafinhas de plástico por mês para o consumo, a Eu Reciclo, junto a cooperativas de reciclagem, faz com que essa mesma quantidade de material seja reciclada. Dessa forma, todo o plástico usado nas embalagens da Liv Up é compensado com a reciclagem. Legal, né?

Plástico verde

Você sabe o que é o PV, ou plástico verde? É um material feito a partir da cana-de-açúcar, e não do petróleo, como é o plástico convencional. Ele é 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global.

Hoje, as sacolinhas em que os produtos da Liv Up são entregues para os clientes são feitas de PV. A ideia da empresa agora é lançar também as embalagens de refeições produzidas com o plástico verde, em breve. Então, já sabe, aguarde mais essa novidade!

Resíduos da empresa

Além das embalagens dos produtos, as empresas produzem seu próprio lixo, e o destino que dão para ele também é muito importante. Por meio de aplicativos que têm o objetivo de conectar os catadores de recicláveis às pessoas que precisam se desfazer do material, a Liv Up chama os profissionais para fazerem a coleta. Assim, ela evita que os resíduos tenham como destino aterros sanitários e o meio ambiente.

A reciclagem de sacola e outros materiais é importante para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte do lixo inorgânico. Além de amenizar os prejuízos para a natureza, ela ajuda na sociedade, gerando renda e promovendo empregos. Por essas razões é que ela deve ser uma preocupação de todos, desde a empresa até o consumidor.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, saiba que você pode ficar sabendo de tudo o que acontece na Liv Up, em primeira mão, diretamente na sua caixa de entrado do e-mail. Pois é! Para isso, basta assinar a nossa newsletter. Que tal?

Você também pode gostar

Scroll Up