Como fazer a reciclagem do lixo do jeito certo?
A pauta de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente vem ganhando força nos últimos anos, especialmente com as mudanças climáticas. Contudo, a conscientização deve começar com atitudes do dia a dia – como a reciclagem do lixo.
Para entender mais sobre o tema e descobrir como você pode fazer a sua contribuição para a mudança desse cenário, continue no artigo:
Reciclagem do lixo no Brasil
Nosso país é um grande produtor de lixo, afinal somos um território extenso e com alta taxa populacional. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a produção de lixo per capita em 2016 estava em 1kg/dia.
Nossa produção de lixo é tão elevada que existe uma Lei Federal, a 12.305/2010 – também chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela visa regulamentar que todo resíduo produzido via uso doméstico ou comercial, devem ser coletados pelo serviço público e só encaminhado para o destino final se não for possível seu reaproveitamento.
Mesmo assim, esse assunto é extremamente negligenciado aqui no Brasil. Segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apenas 3% dos resíduos coletados passam pela reciclagem, sendo que 30% são aptos a isso.
Apesar desse índice nem um pouco animador, temos alguns pontos positivos sobre o tema. Os materiais que mais reciclamos, são:
- Alumínio e metais – mais de 95% de reaproveitamento, sendo líder mundial;
- Papel com 68%;
- Vidro, com 45% de reciclagem; e
- Plásticos com 9%.
Por que devemos reciclar o lixo?
Nosso planeta está dando vários sinais que não está bem. Mudanças climáticas, desastres naturais aumentando a uma velocidade assustadora, assim como outros fatores, estão acendendo a luz vermelha para os cientistas e sociedade.
A importância da reciclagem do lixo se deve ao fato que é uma das práticas sustentáveis mais importantes da nossa rotina. Afinal, a maior fonte de poluição de água é por conta de resíduos que podem e devem ser reaproveitados – principalmente plástico.
A reciclagem do lixo é uma das principais ações para mudar o cenário global que estamos caminhando. Afinal, essa prática oferece diversos benefícios:
- Menos poluição no meio ambiente, especialmente na água;
- Redução do uso de matérias-primas naturais, diminuindo o gasto desses recursos;
- Preservação de biomas e ecossistemas;
- Incentivo a produção econômica sustentável, gerando renda para quem trabalha com esses recursos.
Além disso, fica aquele sentimento de que estamos fazendo a nossa parte e contribuindo para um mundo melhor para agora e no futuro, não é mesmo? Obviamente que não basta apenas reciclar o lixo, porém, já é um hábito que vai se construindo e abrindo caminho para outros.
Consuma de empresas que têm responsabilidade socioambiental
Diariamente, você consome inúmeros produtos de empresas que deveriam estar se responsabilizando pelas toneladas de resíduos que produzem. E então, já parou pra pensar se as marcas que estão dentro da sua casa se preocupam com o meio ambiente? O consumo consciente está batendo na porta de todos.
A Liv Up, por exemplo, ser responsabiliza em compensar 200% dos resíduos que produz, possui um projeto de logística reversa, o Liv Up Recicla, para recolher suas embalagens de comida congelada, aposta na agricultura orgânica e neutraliza o carbono dos milhares de pedidos entregues diariamente.
Quais os tipos de reciclagem do lixo?
Agora que você sabe dos dados e o cenário preocupante que ocupamos, que tal fazer parte da mudança e começar as práticas sustentáveis agora mesmo? Em primeiro lugar, é fundamental conhecer os tipos de reciclagem para saber como descartar o lixo corretamente.
Provavelmente você já se deparou em muitos momentos com lixeiras coloridas, dispostas em conjunto. Elas representam as cores da reciclagem e temos mais opções do que as 5 que vemos normalmente espalhadas:
- Azul: destinada para resíduos de papel;
- Vermelha: para resíduos de plástico;
- Verde: vidro;
- Amarela: Metal;
- Marrom: resíduos orgânicos;
- Preta: madeira
- Laranja: resíduos perigosos;
- Branca: materiais ambulatoriais e de saúde;
- Roxa: resíduos com radiação; e
- Cinza: não recicláveis.
Então, fique sempre atento a essas informações e separe o lixo corretamente. E, para te ajudar na reciclagem do lixo, separamos algumas dicas valiosas, confira:
5 dicas para fazer sua reciclagem do lixo
Dica boa é aquela compartilhada! Portanto, confira algumas sugestões para que você tenha hábitos corretos de reciclagem. Confira:
Tente reaproveitar os materiais comuns
Plástico, metais, alguns tipos de papel e vidros, são materiais que facilmente podem ser reaproveitados no uso doméstico. Decorações, locais para armazenamento, assim como utilidades domésticas.
Assim, já se contribui para as boas práticas, evitando a poluição e ainda reduzindo a necessidade de você comprar mais objetos.
Mantenha os reciclados sempre limpos
Para os itens que não podem ser reutilizados em casa e serão destinados para a reciclagem, tenha atenção ao descarte dos materiais.
Um erro bastante comum é descartar logo que utilizar, mas isso não é o recomendado. Para os objetos que continham alimentos – principalmente – lave com água e retire resíduos. Isso auxilia no devido aproveitamento, além disso, ajuda os profissionais que trabalham com a separação nas cooperativas de reciclagem.
Lixo orgânico pode ser reaproveitado
Se você joga cascas de alimentos e outros resíduos fora, por exemplo, a casca de ovo, é um grande desperdício para o meio ambiente.
Afinal, eles podem servir de material de compostagem caseira, pois são ricos em nutrientes para as plantas. Se você tem horta em casa, já é uma grande economia e suas plantas agradecem!
Separe corretamente os recicláveis.
Lembre-se de que cada cor específica tem um fim devido ao processo de reciclagem do lixo. Portanto, já deixe cada objeto separado por material, auxiliando na hora do descarte correto e facilitando a coleta de recicláveis.
Não esqueça dos eletrônicos
O lixo eletrônico hoje é um dos que mais representam preocupação no quesito de poluição. Afinal, a grande maioria é feita com substâncias nocivas ao meio ambiente e sem degradação natural.
Não é costume separar esse tipo de lixo, o que contribui para diversos problemas. Muitas cidades oferecem pontos de descarte de eletrônicos e a maioria das empresas também oferecem esse serviço ao consumidor. Portanto, esses itens devem ter atenção especial.
Contribuir com a reciclagem do lixo é uma obrigação coletiva de todos para termos um mundo mais limpo, mas também sustentável. Se quiser saber mais sobre sustentabilidade, então veja só os benefícios em consumir mais alimentos orgânicos.