Refrigerante orgânico: como são feitos e onde encontrar

Entre as novidades que revolucionaram o mercado de bebidas no Brasil, podemos destacar o refrigerante orgânico. Produzido a partir de “ingredientes de verdade”, possui um melhor valor nutricional. Assim, o refrigerante orgânico pode ser uma opção pra substituir o tradicional. Vamos conhecer um pouco mais?
O que é um refrigerante orgânico?
O refrigerante orgânico é uma bebida gaseificada com sabores e cores muito semelhantes ao refrigerante tradicional. No entanto, é produzido a partir de ingredientes 100% orgânicos, o que garante maior qualidade ao consumidor.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):
Considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
De modo geral, os alimentos e bebidas orgânicas são produzidas a partir de ingredientes que não tiveram a adição de adubos químicos ou agrotóxicos. Por exemplo, a laranja utilizada na produção de refrigerante orgânico deve ser orgânica, certo?
Além da característica orgânica de seus ingredientes, esse tipo de bebida só utiliza ingredientes naturais. Entre eles derivados de frutas ou extratos de origem vegetal, por exemplo. Sendo assim, nenhum aditivo artificial é encontrado em sua lista de ingredientes. Ele é livre de ingredientes transgênicos e de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.
Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.
Como saber que um determinado refrigerante é realmente orgânico?
Pra ter certeza de que está levando pra casa um refrigerante orgânico, você deve procurar o “Selo Orgânico” presente na embalagem da bebida. Essa identificação é adquirida através de um processo de auditoria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Assim, garantindo a veracidade de sua certificação.
Refrigerante orgânico X Refrigerante tradicional: quais as diferenças entre eles?
As diferenças entre os dois produtos são fáceis de identificar. A partir da lista de ingredientes presente nas embalagens dos refrigerantes, podemos concluir que:
- Os refrigerantes orgânicos apresentam apenas ingredientes naturais, simples e orgânicos;
- Os refrigerantes tradicionais mostram grande quantidade de conservantes, aditivos, corantes, aromatizantes, entre outros compostos químicos. Tais substâncias garantem um sabor intenso e um maior prazo de validade.
Vamos entender na prática? Veja a diferença entre as listas de ingredientes a seguir:
Ingredientes de um refrigerante orgânico sabor cola: água gaseificada, açúcar demerara orgânico, extratos naturais de malte e noz de cola, extrato de guaraná orgânico, acidulante natural ácido cítrico, aroma natural e cafeína.
Ingredientes de um refrigerante tradicional sabor cola: água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural.
Já a partir da tabela nutricional, também presente nas embalagens dos refrigerantes, você poderá observar as diferenças. Os refrigerantes orgânicos não possuem sódio ou açúcar refinado, ao contrário dos refrigerantes tradicionais.
Quais os benefícios de tomar um refrigerante orgânico em substituição ao refrigerante comum?
A substituição do consumo de refrigerantes tradicionais para o consumo de refrigerantes orgânicos pode trazer alguns benefícios pra saúde. Entre eles:
- Diminuição do consumo de aditivos artificiais que, a longo prazo, podem prejudicar a saúde e o bem-estar;
- Redução do consumo de sódio. Esse mineral, quando ingerido em excesso, pode contribuir com o aumento da pressão arterial e o risco de problemas no coração.
Mas, então, o consumo de refrigerantes orgânicos pode ser diário?
Atenção!
Embora apresente melhores ingredientes e melhores valores nutricionais quando comparado ao refrigerante tradicional, o refrigerante orgânico não deve ser consumido em excesso. Afinal, trata-se de uma bebida açucarada, podendo contribuir com o processo de obesidade e de doenças como a diabetes.
Além disso, o refrigerante orgânico contém o que chamamos de “calorias vazias”. Ou seja, é uma bebida com considerável valor calórico, sem benefícios nutricionais relevantes.
Procure, então, consumir os refrigerantes orgânicos em momentos de lazer e descontração. Por outro lado, no dia a dia, prefira: água mineral, água aromatizada, água de coco, sucos naturais de frutas e chás sem adição de açúcar.
Quais são as marcas mais comuns e onde encontrar refrigerantes orgânicos?
No Brasil, a marca pioneira de refrigerantes orgânicos é a Wewi, produzida pela empresa WeWish. Três sabores de refrigerantes orgânicos estão disponíveis: guaraná, cola e laranja. Os dois primeiros, aliás, também estão presentes na versão “zero” açúcar.
As marcas Organique e Taeq também vem despontando com propostas de bebidas orgânicas. No entanto, o atual portfólio conta apenas com sucos, chás e energéticos orgânicos.
Os refrigerantes orgânicos podem ser encontrados em grandes supermercados, hortifrutis e lojas de produtos naturais. E aí, vai experimentar?
Referências bibliográficas:
Portal ANVISA. LEI Nº 10.831, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm
Portal Wewi. Disponivel em: https://wewi.com.br
Portal Organique. Disponível em: https://www.organique.com.br
Você vai gostar de ver…

Ingredientes orgânicos influenciam na alimentação das crianças?
Você já ouviu falar no impacto que os ingredientes orgânicos podem ter na saúde das crianças? Veja porque alimentos com agrotóxicos devem ser evitados

Comida orgânica e sustentabilidade
Entenda a relação entre comida orgânica e sustentabilidade, e como a Liv Up leva alimentação mais consciente e saudável para o seu prato

O que é um vinho orgânico e sustentável?
Já ouviu falar em vinho orgânico? Descubra quais as características dessa bebida, como é produzida e quais os benefícios em optar pelo seu consumo