Mudando sua rotina

Que tal entender como parar de procrastinar e ser mais produtivo?

maio 22, 2019

Se você passa horas pensando em como parar de procrastinar, temos duas notícias: a ruim é que, nesse meio tempo, você certamente já deixou várias coisas importantes pra depois. A boa é que abandonar esse hábito e se tornar mais produtivo é perfeitamente possível

Neste post, trouxemos algumas dicas pra que você aprenda como deixar essa enrolação pra lá. Apesar de exigir um esforço inicial, isso não é nenhum bicho de sete cabeças. De quebra, você ainda vai ver sua produtividade aumentar significativamente. Então boa leitura!

Dê o primeiro passo

“Por que deixar para amanhã o que podemos fazer hoje?” Esse é um ditado muito conhecido, e ignorado pelo procrastinador. Uma das suas grandes características é viver no campo do planejamento e nunca passar para o da ação. Por isso, dê o primeiro passo e veja como será mais fácil dar o próximo.

Organize sua rotina

Uma das atitudes que ajudam a abandonar esse hábito é organizar sua rotina. Coloque na ponta do lápis tudo o que precisa fazer no dia a dia e o tempo aproximado que cada atividade toma. Isso ajuda muito no gerenciamento de tempo e na resolução de prioridades.

Ao ver a lista de tudo o que deve ser feito, você pensará duas vezes antes de desperdiçar minutos preciosos com atividades que não levam a nada. A dica é fazer esse planejamento todos os dias antes de dormir. Assim, você já acorda consciente das suas obrigações e responsabilidades.

Tenha horários certos para distrações

Um clássico: mexer no celular enquanto trabalha ou estuda. Pode até parecer inofensivo passar dois minutinhos no Facebook ou responder rapidamente uma mensagem. No entanto, essa distração tem consequências: você acaba perdendo mais tempo recuperando o foco na tarefa que está executando.

O ideal é silenciar o smartphone e ter o horário certo pra conferir as notificações. Programe pequenos intervalos entre uma atividade e outra do seu dia justamente pra esse fim. Isso vale não só para as mensagens, mas pra outras distrações como vídeos do YouTube, pesquisas aleatórias e fotos de gatinhos

Defina seus propósitos

Entender exatamente os propósitos por trás das suas tarefas ajuda a ter mais motivação pra realizar cada uma delas. Com isso, fica muito mais fácil deixar de procrastinar. É simples: basta analisar as atividades do seu dia a dia e entender por que elas são verdadeiramente importantes pra você e para o seu futuro

Diferencie a procrastinação de outras coisas

Vale a pena observar se sua tendência a abandonar as responsabilidades ou deixá-las pra depois não se trata de outro problema. Afina, ócio nem sempre significa procrastinação. Cansaço, falta de motivação, problemas na hora do sono e até mesmo desequilíbrios nutricionais, que levam à perda de disposição, precisam ser levados em conta.

Esse tipo de problema deve ser identificado e corrigido antes que comprometa ainda mais sua produtividade ou até mesmo sua saúde. Portanto, se achar, por exemplo, que sua dieta está interferindo na sua energia, vale a pena investir num cardápio mais saudável.

Use a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos que ajudam a manter a produtividade, como agendas virtuais e outras ferramentas. Se você usa o e-mail do Google, por exemplo, pode usar a própria agenda do Gmail para se organizar melhor e planejar sua rotina. Assim, fica mais fácil se manter firme na execução de tarefas

Mas, então, como parar de procrastinar? Podemos resumir todas essas dicas em dois conceitos: organização e mudança de perspectiva. Ao gerenciar melhor o seu tempo e a sua rotina, fica mais fácil abandonar esse hábito. Do mesmo jeito, observar como isso interfere na sua evolução pessoal e na sua produtividade pode ser de grande ajuda.

Agora conta pra gente: qual é o seu segredo pra ser mais produtivo? Você tem alguma técnica pra fugir da procrastinação? Escreva nos comentários – mas agora, hein, não vai deixar pra amanhã!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up