Segunda sem carne: conheça esse conceito

A segunda-feira é o dia mundial das mudanças, não é? Começar uma alimentação mais saudável, iniciar a leitura de um livro, voltar pra academia… então, que tal conhecer a campanha Segunda Sem Carne e começar mais uma transformação na sua vida? Vamos lá!
O que é Segunda Sem Carne?
Em suma, A Segunda Sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
Esse movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos que o consumo de alimentos de origem animal pode causar sobre a sociedade, os animais, a saúde e o planeta.
Por esse motivo, a campanha propõe um desafio. Não consumir nenhum tipo de carne às segundas-feiras, possibilitando assim a descoberta de novos sabores.
Em síntese, a Segunda Sem Carne incentiva:
- Em primeiro lugar, redução do consumo de carnes (seja ela de boi, frango, porco ou peixe);
- Aumento do consumo de leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja, grão de bico), cereais (arroz, cevadinha, aveia), frutas, verduras e legumes. Assim, conforme o como recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.
O lema principal da campanha é:
Tire as carnes e derivados do seu prato pelo menos uma vez por semana e ajude o planeta, os animais e a sua própria saúde!
Como e quando surgiu a Segunda Sem Carne?
Por incrível que pareça, esse conceito de alimentação é bastante antigo. A Segunda Sem Carne e a Quarta sem Trigo foram criadas pela U.S. Food Administration, agência responsável pelas reservas de comida do exército americano durante a Primeira Guerra Mundial.
Para ajudar na manutenção da guerra, essa agência incentivava as famílias americanas a reduzir, portanto, o consumo de determinados alimentos. “Food will win the war” (em português: a comida ganhará a guerra) era anunciado pelo governo da época.
A campanha retornou, pelo mesmo motivo, durante a Segunda Guerra Mundial. Também após seu término pra ajudar a alimentar a Europa, destruída na guerra.
Apenas no ano de 2003 a campanha foi retomada nos Estados Unidos. Dessa vez, com outro objetivo: prevenir doenças causadas pelo consumo exagerado de carne.
Aos poucos, a campanha foi conquistando as pessoas. Atualmente, está presente em 44 países, mas, adivinhe em qual país tem maior impacto?
Isso mesmo, aqui no Brasil! Em nosso país a campanha foi lançada em 2009 e hoje é considerada a maior do mundo. Isso, graças à adesão da população e também do trabalho entre a Sociedade Brasileira Vegetariana e o poder público.
Quais são os benefícios gerados pela Segunda Sem Carne?
Segundo a campanha, muitos são os benefícios gerados pela exclusão de carnes às segundas-feiras. Podemos, aliás, dividir os benefícios em três pilares:
Para as pessoas
Uma alimentação centrada em cereais integrais, grãos, sementes, verduras, legumes e frutas pode favorecer a prevenção de doenças crônicas e degenerativas.
Veja alguns dos benefícios à saúde que a redução do consumo de carnes pode trazer:
- Auxílio na manutenção de um peso saudável;
- Diminuição do risco de diabetes;
- Diminuição do risco de doenças do coração;
- Diminuição do risco de pressão alta;
- Diminuição do risco de alguns tipos de câncer, principalmente os relacionados ao sistema digestório;
É importante lembrar que dietas com redução do consumo de carnes são incentivadas por importantes órgãos de saúde de todo o mundo. Entre eles, a Academy of Nutrition and Dietetics, o American Institute for Cancer Research, a American Heart Association e o Food and Drug Administration.
Para os animais
Você sabia que, só no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem a cada minuto afim de alimentar toda a população?
Além do abate excessivo, a competição do agronegócio faz com que os produtores criem os animais em condições muito precárias de alimentação, higiene, sono e espaço.
Sendo assim, uma alimentação com menor quantidade de carnes e maior quantidade de vegetais pode melhorar o cenário atual.
Para o planeta
A criação de animais para o abate representa grande impacto ao meio ambiente. Afinal, consome uma altíssima quantidade de água, grãos pra alimentar os animais e combustíveis fósseis. Além disso, existem gastos com agrotóxicos e medicamentos.
Ainda, é a principal causa por trás da destruição de florestas tropicais e outras áreas naturais.
Para se ter uma ideia, a pecuária é responsável por quase 15% das emissões de gases causadores do efeito estufa oriundas das atividades humanas. Além disso, é responsável por mais de 80% de todo desmatamento no Brasil.
Por isso, fazer parte da campanha Segunda Sem Carne pode ser uma atitude bastante sustentável, certo?
Como funciona a Segunda Sem Carne?
Agora que já entendemos porque é tão importante excluir o consumo de carnes uma vez na semana, você deve estar se perguntando, mas, e as proteínas presentes nas carnes? Como suprir essa necessidade durante a Segunda Sem Carne?
Fique tranquilo (a)! Muitos alimentos de origem vegetal são fontes de proteínas, além de saborosos, coloridos e saudáveis. Vamos conhecê-los:
Cereais: principalmente a quinoa e a aveia;
Grãos e leguminosas: feijão carioca, feijão preto, feijão branco, feijão verde, feijão azuki, favas, ervilha, lentilha, grão de bico, soja;
Oleaginosas: castanha do Pará, nozes e amêndoas;
Os cogumelos (como o champignon, o shiitake, o shimeji e o Portobelo, por exemplo) e o tofu também são ótimas fontes de proteínas vegetais.
Sabendo disso, basta aproveitar esses alimentos no seu “dia sem carne”. Lembre-se de consumir folhas verdes, legumes (como a cenoura, a beterraba, a abobrinha) e frutas variadas.
Assim, além de reduzir o consumo de alimentos de origem animal, você acaba conhecendo novos sabores e aromas. Por fim, ainda conta com os nutrientes desses alimentos especiais.
Ah, é importante ressaltar: procure sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer alteração em seu plano alimentar. Apenas este profissional pode te orientar individualmente.
Saiba mais sobre a Segunda Sem Carne
Pra facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira fornece em suas redes sociais receitas, dicas de nutrição, notícias e informações a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde pra passar essa ideia adiante.
Siga no Instagram (@segundasemcarne) e no Facebook (/SegundaSemCarne) pra saber mais!
Por fim, aproveite essa data para experimentar as delícias vegetarianas do nosso cardápio.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais