Skyr: o que é e quais são os seus benefícios

Para quem gosta de ir ao supermercado, provavelmente já reparou nos variados tipos de iogurte que existem. O skyr é um deles. Originário da Islândia e produzido desde a Idade Média, ele é um ingrediente versátil na cozinha e um importante complemento nutritivo.
O nome pode parecer um pouco estranho, afinal, poucas marcas brasileiras estão produzindo este tipo de iogurte no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele já é bastante consumido.
Mas o que um iogurte vindo da Islândia tem de tão especial?
Com uma consistência encorpada e cremosa, além de um sabor suave, o iogurte skyr é feito com a ajuda das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Além disso, ele possui apenas dois ingredientes: leite desnatado e fermento lácteo. Essa combinação contribui com o sistema imune e o fortalecimento dos ossos. Outra vantagem: diferente do que estamos acostumados, ele não tem adição de açúcar.
Qual o seu principal diferencial?
Em relação aos demais iogurtes, o skyr concentra um alto teor de proteína. Para entender um pouquinho melhor, seu processo de fabricação requer quase quatro vezes mais leite que o iogurte grego, popular nos mercados. Ele também tem um valor energético e uma quantidade de cálcio maior que os iogurtes tradicionais.
Rico em vitaminas e minerais, ele consegue garantir uma alimentação mais balanceada, mesmo oferecendo menos gorduras e carboidratos.
Quais os benefícios do Skyr?
Como já vimos, o iogurte skyr ajuda no fortalecimento dos ossos, evita doenças do coração, auxilia na perda de peso e melhora a flora intestinal. Além de tudo isso, ele ainda causa uma sensação de saciedade, uma vantagem considerada positiva pelos nutricionistas.
Como usar o Skyr?
A versão natural é considerada versátil porque pode entrar em receitas tanto doces, como salgadas. Como é neutro, substitui o creme de leite e pode ser utilizado no preparo de cream cheese, molhos e smoothies. Também pode ser consumido puro ou com frutas, sendo um importante complemento nutritivo na dieta.
Para quem não curte o gostinho levemente adstringente do skyr, misturá-lo com caldas mais adocicadas, como mel, geleia de morango e banana, ajuda a quebrar um pouco o lado azedinho do iogurte.
Depois de tantas facilidades e benefícios, ficou fácil apostar no skyr como uma das suas opções de iogurte ao longo do dia. Ficou com vontade de experimentar?
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais