Mudando sua alimentação

O que comer ? Ideias de snacks saudáveis para a tarde

agosto 24, 2018

Quando iniciamos um processo de mudança na nossa alimentação é sempre muito difícil saber o que comer entre as refeições. Por isso separamos algumas ideias de snacks saudáveis para a tarde.

Se você quer ter um estilo de vida mais saudável e melhorar sua saúde, provavelmente já pensou em começar a planejar suas refeições. Existem 3 refeições principais, o café da manhã, o almoço e o jantar, mas para mudar sua alimentação você também precisa prestar atenção para o que ocorre entre elas. Não realizar as refeições menores, ou simplesmente não saber quais alimentos encaixar nos intervalos são os vilões nesse processo, por isso precisam de atenção.

Já vi essa cena antes

São 15 horas, você está no trabalho e bate aquela fome de meio de tarde. Você olha a sua volta e não faz ideia do que comer. Não encontra nenhum alimento saboroso e nutritivo. Aí você bebe alguma coisa e espera a próxima refeição, afinal “daqui a duas horas já estarei em casa, aí comerei alguma coisa”.  Parece familiar? Você já viu algo parecido, certo?

Bem, nestes casos, poderíamos afirmar que o seu objetivo de alimentar-se de forma saudável não está sendo totalmente efetivo. “Mas como assim?” Sabemos que é difícil se alimentar bem no trabalho, mas calma que a gente te explica e ensina como reverter isso, além do que é indicado para consumir como snacks saudáveis para a tarde!

O processo de fracionamento energético (calma que não é complicado)

Segundo as recomendações energéticas diárias sugeridas para a população brasileira, em média, uma dieta saudável deve contemplar 2.000 calorias ao dia. Elas são divididas em até 6 refeições. Obviamente esta é uma média obtida através de estudos populacionais, portanto devemos ter em mente que cada pessoa tem necessidades energéticas diferentes. Isso depende da sua idade, da prática de atividade física e da condição de saúde. Porém, vamos utilizar este parâmetro para que você entenda como funciona o processo de fracionamento energético, ok?

Segundo as recomendações nutricionais, as refeições principais devem conter de 20 a 35% do VET (valor energético total, ou seja, das 2.000 calorias). As refeições intermediárias (lanches) de 5 a 15%. Ou seja: Quando você deixa de se alimentar nos intervalos das refeições, uma porcentagem considerável da sua alimentação simplesmente fica em branco. Você está deixando de inserir nutrientes que seriam importantes para sua saúde. Mas por qual razão isto acontece? Bem, são várias! Veja se você se encaixa em alguma delas:

  1. VOCÊ NÃO TEM TEMPO

Este parece ser o mal do século. Nossa rotina acelerou, a agenda lotou, o dia parece menor… Você também tem essa sensação? Mas será que realmente não dá para separar 5 minutinhos para comer um snack saudável a tarde, entre um compromisso e outro? Nós garantimos: o seu corpo vai te agradecer e responder muito bem! Além de fornecer nutrientes para o seu organismo, o ato de comer acalma e libera hormônios de bem estar. Na verdade você vai estar GANHANDO 5 minutos de qualidade no seu dia, e jamais perdendo tempo!

  1. VOCÊ NÃO TEM FOME

Você simplesmente não sente fome nos intervalos e pode tranquilamente passar o dia inteiro trabalhando e realizando outras atividades tendo apenas o almoço como fonte de energia. Você se identifica com este sentimento? Bem, algumas linhas de pesquisa da nutrição dizem que devemos nos alimentar apenas quando sentimos fome, respeitando assim o nosso relógio biológico. Mas pensa com a gente: se você só sente fome no almoço e no jantar, significa então, que as 2.000 calorias que você deveria ingerir durante o dia serão divididas apenas em duas refeições. Cada uma teria 1.000 calorias! Isso é muita coisa para comer de uma só vez, você não acha?

Talvez o seu corpo tenha se acostumado a este hábito e desacelerou seu metabolismo, para que as calorias fossem administradas lentamente durante o dia, pois  somente à noite você ofertaria nutrientes novamente (sim, o nosso corpo é inteligente o suficiente para entender nossos hábitos alimentares). Não parece muito saudável ter um metabolismo lento, não é? Então, este é mais um motivo para inserir lanches pequenos e nutritivos entre as refeições.

  1. VOCÊ NÃO SABER O QUE COMER

Você quer ter snacks saudáveis para a tarde na sua bolsa ou mochila. Assim pode comer nos intervalos, mas qual é a melhor escolha? São tantas opções, que parece simplesmente impossível conseguir escolher entre todos os produtos amontoados nas prateleiras dos supermercados e você fica lá, olhando para todos eles, se sentindo perdido naquele universo de embalagens. Quando você se cansa de tentar escolher a melhor opção, acaba pegando qualquer coisa no caixa mesmo, afinal “é só um lanchinho rápido, não é? Não é tão importante assim…” Quem nunca passou por isso, e pensou assim? Acho que todo mundo!

  1. VOCÊ TEM NÃO TEM VONTADE DE COMER SNACKS SAUDÁVEIS

Bateu aquela fome no meio da tarde, mas você prefere não comer nada. Sabe que se der um pulinho no mercado para comprar alguma coisa, vai acabar comprando algo que além de não ser saudável. Que possui ingredientes industrializados que vão te fazer mal. Essa é a alternativa que você encontrou para “burlar” a sua vontade de comer alimentos aparentemente “ruins” para sua saúde. Para reverter isso, acredite: é preciso começar aos pouquinhos, mantendo opções de snacks saudáveis para a tarde em casa ou no trabalho. Um dia de cada vez, assim você educa corpo a gostar e desejar alimentos ricos em bons nutrientes.

  1. VOCÊ NÃO GOSTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Esta é uma das situações mais comuns e que mais provoca a desistência em tentar se alimentar melhor. Você foi ao mercado, no corredor de produtos naturais e encheu o carrinho pensando “agora vai!”. Mas nenhum daqueles produtos te encantou com o sabor, textura ou aparência e você já começa a achar que o sinônimo de comida saudável é “sem graça”. Acontece que nosso paladar naturalmente tem preferência por alimentos doces e gordurosos, é assim mesmo. Portanto, a melhor alternativa para vencer esta resistência, é inserir gradativamente os alimentos saudáveis, até que você sinta o verdadeiro prazer em se alimentar com estas fontes! E pode ter certeza: Isso vai acontecer!

Mas afinal: Preciso comer os menos snacks todos os dias?

Vou precisar dispor de muito tempo para realizar estas refeições?  Existem opções de snacks para a tarde realmente saborosos? Bem, a melhor tática na hora de se alimentar sempre será variar na escolha dos snacks, afinal alimentos diferentes apresentam nutrientes diferentes. Tem várias opções você consegue ter acesso a todos os nutrientes. Sobre o tempo das refeições, você pode ficar tranquilo, pois apenas alguns minutos do seu dia serão necessários para comer o seu snack. Você vai acabar sua refeição com a sensação de que foi a melhor maneira de investir seu tempo: em você e em sua saúde!

Existem opções saborosas sim! Pensando em leva-las até você, a Liv Up, startup de alimentação saudável, desenvolveu um cardápio repleto de opções de snacks elaborados com ingredientes naturais e de qualidade. É feito para você que busca se alimentar de forma saudável, mas não abre mão do sabor e prazer em comer. Com apenas um “clique”, você tem a oportunidade de conhecer alimentos que além de nutritivos, são realmente saborosos! Dá uma olhadinha nesta lista com algumas opções de lanches rápidos que nós separamos para você!

Separamos uma lista de snacks saudáveis para a tarde

  • MIX DE CASTANHAS: O mix de castanhas é uma mistura de diferentes ingredientes como castanhas, sementes, uvas passas, e claro, as frutas secas. O mais interessante desse snacks é que em uma só refeição, você ingere diferentes tipos de alimentos e consequentemente, diferentes tipos de vitaminas e minerais. E o melhor: São super práticos para carregar durante o dia, pois tem apenas 30 gramas.
  • BOLINHAS DE TAPIOCA COM CHIA E LINHAÇA: Aquele snack perfeito para acabar com a fome e ainda promover saúde! As Bolinhas de Tapioca são produzidas com farinha de tapioca, chia, linhaça e queijo branco. Seus ingredientes nobres contemplam diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e claro, é muito saboroso!
  • BOLO DE CENOURA: Quem não ama um bolinho de cenoura feito com amor e sem ingredientes industrializados? Impossível resistir! O Bolo de Cenoura da Liv Up é feito a partir de farinha de arroz, ovos, açúcar demerara, óleo de coco, polvilho doce, fermento e chocolate 70% cacau.
  • BOLINHO DE BANANA COM NOZES: Feito com banana, ovo, tâmaras, aveia, óleo de coco, farinha de banana, chia, e canela em pó, o Bolinho de Banana é uma opção leve, gostosa e muito saudável!
  • CHIPS DE LEGUMES: Os Chips da Liv Up são ótimas opções para quem procura snacks para a tarde deliciosos. São 3 sabores: batata doce, alecrim e azeite; mandioquinha; e batata doce, batata doce roxa, cenoura e vagem. Feitos só com ingredientes naturais eles vão te surpreender no sabor.

Deu água na boca, não é? Então corre para fazer o seu pedido no site, e deixe a Liv Up surpreender você!

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