Mudando o mundo

Sustentabilidade na Liv Up: entenda como a gente se posiciona

maio 6, 2019

Já pensou que, se cada um fizer a sua parte, dá para amenizar o impacto ambiental que a gente promove em diversos âmbitos da sociedade? É por isso que a sustentabilidade na Liv Up é uma questão importante. Acreditamos que cada empresa e indivíduo pode – e deve – deixar uma marca positiva no mundo.

Felizmente, hoje, cada vez mais pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e a comunidade, e a gente não poderia ficar de fora. Afinal, tornar o planeta um lugar melhor é uma missão de todos, certo?

E qual é o nosso papel nisso? Quer saber? A Julia Tafner, nossa estagiária de CX, vai contar tudo pra você agora mesmo. É só acompanhar!

Como a Liv Up se posiciona em relação ao meio ambiente?

A preocupação com o meio ambiente é muito latente na Liv Up. Justamente por esse motivo, ela está em todos os processos da empresa: da compra dos insumos até o descarte das embalagens. E a tendência é ampliar ainda mais os cuidados nesse sentido.

Um dos aspectos que a gente tem ficado de olho é a quantidade de plástico produzida. Temos iniciativas que olham pra esse tópico, na tentativa de reduzir cada vez mais nossa influência no cenário atual. Olha só o que a Julia fala sobre isso:

Brasil é o 4º maior produtor de lixo de plástico no mundo e o que menos recicla, então é mais do que necessário nos preocuparmos com o destino do nosso lixo. Aqui, nós trabalhamos muito pra achar uma função para o nosso descarte e mudar esse cenário.

Essa iniciativa da Liv Up se encaixa num panorama global de cuidados com o planeta – em todo o mundo, as pessoas tem buscado alternativas que reduzam o impacto ambiental. Uma delas é o consumo verde. A partir desse conceito, os consumidores compram produtos de empresas que agem de acordo com os princípios da sustentabilidade e de responsabilidade ambiental, que é justamente o que temos perseguido por aqui.

Agora, veja as respostas da Júlia a algumas questões importantes sobre esse tema.

Existe a reciclagem de embalagens?

Pra diminuir os efeitos provocados pelas embalagens na natureza, temos uma parceria muito bacana com a Eu Reciclo. Ela faz a reciclagem e compensação de 100% do lixo gerado a partir das embalagens comercializadas pela Liv Up.

É como se fosse uma reciclagem indireta. Todos os meses, informamos a quantidade de embalagens que saíram e essa empresa parceira recicla exatamente a mesma quantidade. É como se todo o plástico utilizado para embalar os produtos da Liv Up fossem recolhidos pra não poluir o meio ambiente. Legal, né?

Como atuamos com relação ao impacto social?

Pelo menos 50% dos insumos usados na produção da Liv Up são orgânicos e vêm de pequenos produtores. Essa porcentagem só não é maior por conta da sazonalidade e pela limitação de cultivo orgânico no país, mas estamos trabalhando pra que ela cresça.

Outro consequência legal dessa ação é que os ingredientes utilizados nas receitas da Liv Up causam menos impacto ambiental. Isso acontece porque os orgânicos não levam agrotóxicos, o que evita a poluição do solo e dos lençóis freáticos, a contaminação da fauna e da flora locais e representa muito mais respeito ao meio ambiente.

E tem mais: o fato de incentivarmos agricultores que trabalham com produtos limpos permite que eles continuem seu cultivo sem o uso de defensivos tóxicos, o que acaba contribuindo com a saúde dessas famílias e de toda a comunidade do entorno. Além, é claro, da sua!

Assim, fortalecendo e incentivando a agricultura familiar, geramos um impacto social muito positivo no Brasil.

Como aproveitamos os alimentos?

Toda produção de alimentos acaba incorrendo em descarte de comida. Acontece que nem tudo é lixo: parte desse residual costuma se manter boa para o consumo. Infelizmente, por motivos externos como defeitos na embalagem, por exemplo, a legislação não permite que esses alimentos sejam vendidos, mesmo estando em bom estado.

Esse fato nos levou a adotar mais uma atitude sustentável: a doação desses produtos para a ONG Comida Invisível, que repassa os donativos pra outras organizações.

Assim, algumas comunidades carentes recebem alimentos bons e limpos, enquanto a empresa diminui o desperdício alimentar, que já é muito grande no Brasil. Dessa forma, temos mais uma forma de contribuir com o impacto social positivo.

Há projetos para ampliar a sustentabilidade na Liv Up?

Sim! Nosso objetivo é ampliar as ações ambientais nos processos produtivos da Liv Up. Há algum tempo, nossa equipe vem trabalhando no desenvolvimento de um projeto pra recolher as embalagens dos nossos produtos no cliente. Não podemos reutilizá-las pra embalar alimentos, obviamente, mas basta um pouco de criatividade pra dar um destino útil a esse material.

Essa é uma maneira de retirar o lixo do ambiente e, ainda, de poupar recursos como a água. Aliás, você sabia que, pra fazer um simples copo plástico, as indústrias gastam mais água do que pra lavar um de vidro? Por isso, reciclar os materiais ajudam a economizar esse e outros recursos naturais importantíssimos.

Além disso, a Liv Up está sempre buscando alternativas relacionadas a embalagens que sejam sustentáveis, como é o caso do plástico verde. Hoje, a sacola de transporte dos nossos produtos é feita com 56% de cana-de-açúcar. Ou seja, não é plástico convencional. A ideia é migrar para um material ainda mais responsável com o tempo.

Sobre o plástico biodegradável, é importante dizer: por enquanto, esse material não atende as exigências sanitárias e legislativas pra embalar alimentos. Isso significa que ele não garante a segurança fundamental para um produto alimentício, e a Liv Up jamais arriscaria a saúde dos nossos consumidores.

Por que é importante comprar refeições de marcas que se preocupam com o meio ambiente?

Com todos os impactos que a produção de alimentos e o lixo causam no planeta, consumir produtos de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é uma forma de contribuir para a redução desses danos.

Além disso, dar preferência a essas empresas é uma maneira de incentivar muitas outras a desenvolver projetos socioambientais, a se tornarem amigas da natureza e da comunidade.

Se você ainda não conhece os produtos da Liv Up, aqui vai uma breve apresentação: nós somos uma start up de alimentação saudável, prática e muito gostosa. De quebra, como você viu aqui, nossas refeições, lanches e snacks são produzidos pensando em amenizar o impacto promovido em diversas áreas da sociedade e do planeta. Mas diminuir a quantidade de lixo que vai para o meio ambiente, incentivar a agricultura orgânica familiar e doar alimentos, essas atitudes da Liv Up pra transformar o mundo em um lugar melhor, são só o começo.

Quer saber mais? Você pode acessar nosso site ou baixar nosso app pra conhecer nossos valores, ações e, claro, nosso cardápio, que é lindo e delicioso. Aí, se nossa área de entrega cobrir sua região, é só fazer seu pedido online, receber em casa e ser feliz. Vem!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up