Mudando sua rotina

Tecnologia na alimentação: um mundo de novidades

abril 8, 2019

A tecnologia está presente nas ações mais simples do nosso dia a dia, seja na hora da gente se corresponder, ao enviar um e-mail, até se locomover, pedindo um carro por meio de aplicativo. Portanto, nada mais natural que a inovação chegar também à área de alimentos.

Hoje, o setor já conta com tecnologia em diferentes elos da cadeia, desde a produção até a distribuição. Ferramentas e métodos cada vez mais modernos vêm sendo empregados para melhorar a qualidade da comida que chega à nossa mesa. Você sabe que inovações são essas? E como aproveitá-las ao máximo? Continue por aqui e descubra. Boa leitura!

Ultracongelamento de alimentos

Esse é, sem dúvida, um dos grandes avanços tecnológicos na área da alimentação. Com essa técnica, é possível manter a qualidade, os nutrientes, o sabor e a textura dos produtos, mesmo congelados.

ultracongelamento consiste na refrigeração acelerada dos alimentos. Através da sua aplicação, eles chegam a temperaturas abaixo de zero rapidamente, o que evita a formação de cristais de gelo no seu interior. Isso garante que você possa comprar e consumir comida congelada gostosa e nutritiva. E, na correria da vida moderna, ter uma refeição pronta e balanceada à disposição faz toda a diferença.

Aplicativos de delivery

Difícil encontrar alguém que não tenha se rendido à praticidade dos aplicativos para pedir comida. Afinal, basta um toque no smartphone e você já tem uma refeição.

Para o consumidor, o uso dessa tecnologia aproxima os estabelecimentos e amplia seu leque de opções. Já do ponto de vista do empreendimento, ela diminui custos e aumenta os pontos de contato com seu público.

Equipamentos de preparo

Não dá para falar em tecnologia na alimentação sem mencionar as inovações no preparo. Máquinas e equipamentos surgem a todo momento e, em muitos casos, conseguem realizar o mesmo serviço que era feito à mão de forma automatizada e com economia.

O uso desses instrumentos permite poupar insumos, tempo e energia. Assim, é possível entregar uma quantidade maior de refeições, com qualidade, em menos tempo.

Embalagens

Você pode até pensar que as embalagens têm pouco a ver com as propriedades do alimento. Mas o avanço da tecnologia fez com que essas peças se tornassem fundamentais para a preservação e armazenamento de mercadorias.

As chamadas embalagens ativas conseguem atuar e interagir com o produto e o meio. Elas podem, por exemplo, criar barreiras para o oxigênio, ter ação antioxidante, conter agentes microbianos e absorver a umidade, contribuindo para um aumento seguro do prazo de validade.

Luzes de LED

As luzes de LED vem sendo usadas no cultivo de plantas com diversas vantagens. Através da exposição controlada, os produtores conseguem melhorias na sua plantação pelo aumento do poder de fotossíntese, a estimulação do crescimento e até a redução dos efeitos nocivos provocados pelo clima.

Todos esses exemplos são apenas algumas das várias funcionalidades que a tecnologia oferece para o setor de alimentação. Tente pensar como seria um dia na sua rotina sem o uso dessas técnicas, já tão incorporadas ao cotidiano. Sem dúvida, nossa vida não seria a mesma.

Curtiu esse artigo? Então vem ver como a gente usa a tecnologia pra produzir nossos alimentos aqui na Liv Up, pensando em você.

Você também pode gostar

Scroll Up