Tipos de pão: escolha seu favorito

tipos de pão

A história do pão é muito antiga! Pra se ter ideia, existem registros apontando que a primeira receita foi feita há 14 mil anos. No decorrer do tempo, o método de preparo foi se aprimorando e hoje existem diferentes tipos de pão disponíveis no mercado. Francês, brioche, croissant… Independente do tipo, o pão é, sem dúvidas, um dos alimentos mais populares do mundo. 

Quer saber mais sobre o pão? Confira abaixo sua história, a relação do brasileiro com esse alimento e os principais tipos de pão.

A história do pão

Segundo historiadores, há 14 mil anos, os homens pré-históricos preparavam uma espécie de massa não fermentada à base de trigo selvagem. Há quem diga que esse pode ser considerado o primeiro registro de pão na história. 

Após milhares de anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo, teria surgido um pão mais parecido com o que conhecemos hoje. Era considerado um alimento básico pra aquela população. Com o tempo, foi ganhando o mundo e tendo sua receita aprimorada. 

Mais pra frente, lá no século 19, surgiram os fermentos industriais e a produção de pão ganhou uma nova proporção. A partir daquele momento, era possível produzir o pão em maior quantidade e replicar as receitas com mais facilidade. 

O pão no Brasil

O pão chegou ao Brasil com os portugueses, e aos poucos foi ganhando espaço no país. Hoje, podemos dizer que está presente na alimentação da maioria dos brasileiros. O clássico pão francês é o mais consumido no país. Sua receita leva apenas água, farinha de trigo, sal e fermento. Simples e delicioso!

Esse tipo de pão é usado pra preparar os tradicionais pão na chapa, misto quente e bauru. Outras tantas versões de lanches famosos também levam o pão francês. Um fato interessante é que esse pão pode ser conhecido por outros nomes conforme a região do Brasil. No Rio de Janeiro, é chamado de “pão de sal”, já na Baixada Santista, de “média”.

Além de ser um patrimônio da nossa gastronomia, o pão também é muito importante pra economia do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em 2018, eram mais de 70 mil padarias em todo o Brasil. Sendo a maioria, cerca de 95% do total, micro e pequenas empresas familiares. 

Aliás, nos últimos tempos, muita gente colocou a mão na massa e passou a fazer o seu próprio pão. A atividade é prazerosa e proporciona uma série de benefícios à saúde e ao bem-estar, já que cozinhar também pode ser terapêutico

Tipos de pão

Conheça os principais tipos de pão e suas particularidades: 

Brioche

O brioche é um pão de origem francesa. Com uma receita que leva manteiga, leite e gemas de ovo, é conhecido pelo sabor suave e adocicado. Sua textura macia combina com geleias de frutas, mel, manteiga, variados tipos de queijos e, claro, um clássico hambúrguer!

Pão australiano

O pão australiano apresenta uma massa escura, macia e levemente adocicada, já que leva mel e cacau em sua receita. Esse pão também contém farinha de trigo integral, o que contribui pra um bom aporte de fibras alimentares. Além disso, pra finalizar seu preparo, é polvilhado com fubá antes de assar, resultando em uma casca pra lá de especial. 

Croissant

Outro pão de origem francesa, o croissant é preparado com massa folhada e tem o famoso formato de meia-lua. É preparado com farinha de trigo, manteiga, sal, açúcar, fermento, ovos e leite. É um pão leve, crocante e nos remete muito à infância. Perfeito para o seu café da manhã ou lanche da tarde.  

Pão low carb

Conhecido por ser tradicionalmente um alimento rico em carboidratos, o pão também se transformou nesse sentido. Atualmente, já podemos saborear o pão low carb. Preparado com farinhas de linhaça e de castanha de caju, contém um ótimo teor de fibras e gorduras insaturadas, conhecidas como “gorduras do bem”. Além disso, como o próprio nome diz, é um pão com menor quantidade de carboidratos. 

Pão francês

O clássico pão francês é preparado com farinha de trigo, sal, fermento e água. Como já destacamos, é o pão clássico do nosso país, famoso pelo miolo bem macio e uma casca fina e crocante. Uma das variações do pão francês tradicional é o pão francês integral, preparado com farinha de trigo integral.  

Ah! A baguete é um pão delicioso que lembra muito o pão francês. Conheça a nossa versão de baguete integral. Muito versátil pra você escolher quando e com o que vai comer.

Bagel

O bagel é aquele pão tipicamente norte-americano com formato de rosquinha. Normalmente, seu toque especial são as sementes de gergelim. Esse tipo de pão combina com geleias de frutas, creme de avelã, pasta de amendoim, manteiga, cream cheese e queijos frescos. 

Ficou com água na boca? Então, que tal conhecer os pães da Liv Up? São muitas opções saudáveis pra você ter pão fresquinho onde e quando quiser, com aquele aroma de padaria e sabor incrível. 

Você vai gostar de ver…

o que comer no calor

Dias quentes: o que comer no calor?

Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

coca refrigerante sem açúcar faz mal

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?

Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

cúrcuma benefícios shot

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?

Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais