Os carros elétricos são grandes apostas quando o assunto é tecnologia sustentável. Muitos países estão investindo nessa solução de mobilidade que causa menos impacto no ambiente, contribuindo para um planeta mais limpo.
Para os usuários, também há uma vantagem econômica, pois funcionam à base de eletricidade, sem queimar combustíveis como gasolina, diesel ou gás, e também por conta do IPVA reduzido. A seguir, explicamos os principais pontos que você precisa saber sobre o assunto: os benefícios e desvantagens, seu impacto e o funcionamento. Acompanhe!
Como funcionam os carros elétricos?
Em suma, esses veículos se diferenciam dos carros comuns por conta dos seus motores – nesse caso, alimentados por energia elétrica. Enquanto os automóveis tradicionais utilizam combustíveis fósseis, os modelos elétricos operam por meio de baterias recarregáveis, que fornecem a energia necessária para o colocar o carro em movimento.
Há também os modelos híbridos, um meio-termo entre os dois tipos de carro. Os carros híbridos precisam de combustão para dar partida no motor, mas seus motores operam a partir de baterias carregadas com energia elétrica. Por fim, alguns modelos funcionam de maneira inversa: usam a energia elétrica para dar partida num motor comum, abastecido com combustíveis fósseis.
Quais os benefícios dos carros elétricos?
Não é à-toa que esses automóveis ganham cada vez mais adeptos e maior destaque na indústria automobilística. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios que os carros elétricos oferecem. Espia só:
Poluem menos
Primeiramente, os carros elétricos são menos poluentes. Em comparação com os modelos tradicionais, a geração de CO₂ é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo.
Mais silenciosos
A poluição sonora também é um ponto importante no qual os modelos híbridos levam vantagem. Isso porque os motores movidos a combustíveis fósseis são mais barulhentos. Prova disso é que a União Europeia criou uma lei obrigando as montadoras a inserir um ruído artificial nos carros. Isso ajuda a evitar que deficientes visuais sofram acidentes.
Maior eficiência dos carros elétricos
Num engarrafamento, é muito mais econômico dirigir um carro elétrico. Isso ocorre graças ao consumo de energia mais eficiente na hora de acelerar e desacelerar desses automóveis, enquanto os veículos tradicionais consomem altas doses no “anda e para” do trânsito congestionado.
Economia no abastecimento
Sem dúvidas a energia elétrica é mais barata que os combustíveis fósseis, de uma maneira geral. Por isso, o custo para abastecer um carro elétrico é menor que o valor para manter um automóvel convencional rodando. Além disso, outras despesas são eliminadas, como a troca de óleo, por exemplo. A estimativa é que essas diferenças resultem em aproximadamente 50% do custo de um carro por km rodado.
Economia na manutenção
Resumindo, o motor é bem mais simples do que o de um veículo tradicional, ou seja, é muito mais difícil que um problema ocorra. De acordo com um estudo publicado pela Quatro Rodas, os custos de manutenção de um carro elétrico são 20% menores do que um tradicional. Em caso de necessidade de conserto, em médio, os valores são 15% mais baixos.
Menos tributos
Mais um ponto positivo para o bolso de quem investe nos carros elétricos: eles têm um custo menor na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Há programas de incentivo em alguns estados brasileiros, estimulando a indústria e os consumidores.
Desvantagens dos carros elétricos
Baterias
Um dos principais pontos a serem melhorados nos carros elétricos são, certamente, as baterias. Elas ainda são bastante pesadas, caras e o processo de reciclagem não é muito simples. Assim como a autonomia das baterias de celular vêm melhorando, é provável que o avanço da tecnologia permita melhorias também nos carros elétricos.
Nos modelos que funcionam à base de hidrogênio, por exemplo, a autonomia vem crescendo, atingindo 350km sem abastecer.
Emissões
Os carros elétricos poluem menos, no geral. Mas a produção de baterias e sua recarga podem gerar emissão de CO2. Isso depende de como se gera energia elétrica no país em questão. Em lugares como a China e a Alemanha, por exemplo, parte dela ainda vem de usinas de carvão.
Recarga
Outro ponto importantíssimo na prática é a questão das recargas. Enquanto o combustível líquido permite o abastecimento em poucos segundos, as baterias demandam horas para serem completamente recarregadas. Há ainda a questão do equipamento de carga, principalmente para quem não tem garagem em casa. Na viagens de longa distância, esse fator também pode ser um complicador.
Acessibilidade
O carro elétrico, de modo geral, custa mais que o convencional, pois as baterias possuem um alto custo de produção. Além disso, nem todos os fabricantes de veículos produzem carros elétricos, e portanto há poucas opções para o consumidor.
Como você viu, os carros elétricos são opções interessantes para mobilidade, principalmente levando em conta conceitos como tecnologia sustentável e usar os recursos naturais com consciência. E se você tem interesse no assunto, vai gostar também de conferir outros conteúdos aqui no blog da Liv Up sobre sustentabilidade.