Mudando sua alimentação

Ultracongelamento

setembro 19, 2016
Produtos da Liv Up Ultracongelados nos saquinhos dentro do freezer

O processo de congelamento que utilizamos, o tal do ultracongelamento, é o que nos dá a possibilidade de levar até você comidas gostosas, naturais, sempre com sabor de comida fresquinha. Graças a essa técnica, que importamos da Itália, conseguimos preparar refeições super gostosas, e congelamos, para levar até você, de forma sempre fresquinha.

Ok, ok… Já falamos várias vezes que nossa comida congelada é diferente por conta desta técnica. Mas o que é esse tal de ultracongelamento de alimentos, exatamente? Se quer entender direitinho como é feito este congelamento ultra rápido, leia o textão até o fim. Você vai descobrir a grande diferença do ultracongelamento para simplesmente congelar em freezers comuns. Sim, porque esta técnica muda tudo, da água para o vinho! E fizemos questão de oferecer pratos de qualidade, até para os paladares mais exigentes. É possível fazer comida gostosa, saudável e prática! Vamos entender melhor como funciona essa técnica.    

O que é ultracongelamento?

É bem diferente do congelamento tradicional, aquele que qualquer um faz quando coloca a comida no congelador de casa, ou até mesmo em freezers industriais, você vai ver.  

Também conhecido como flash freezing, o ultracongelamento é uma técnica de congelamento que acontece de maneira bem rápida. É tipo o “The Flash” mesmo!

Com o equipamento especial que utilizamos, a temperatura bem do meio do alimento chega a temperaturas negativas (-18ºC) rapidamente. É aí que está a grande diferença do ultracongelamento. Essa refrigeração acelerada em temperaturas negativas muda tudo porque não provoca mudanças na estrutura da célula de cada ingrediente. Tá, mas o que isso significa, na prática? Uma comida que mesmo depois de descongelada, consiga manter suas características originais. É o mesmo sabor, textura e nutrientes do alimento.  

As técnicas de conservação de alimentos permitiram que nossa relação com a comida mudasse com o passar do tempo. Buscou-se, desde os primórdios, maneiras de manter a qualidade, sabor e textura dos alimentos por mais tempo. O avanço da tecnologia permitiu a substituição de métodos rudimentares por procedimentos mais modernos e eficientes, como o congelamento e, posteriormente, o ultracongelamento.

O ultracongelamento é uma técnica que consiste no congelamento dos alimentos da forma mais rápida possível, submetendo-os a temperaturas extremamente baixas, com o objetivo de manter as características nutricionais praticamente intactas.

Entenda direitinho abaixo:

Ultracongelamento X congelamento caseiro

Quando a comida é congelada em casa, ou em qualquer equipamento comum, mesmo que industrial, o processo é muito mais demorado. Toda essa lentidão faz com que grandes cristais de gelo se formem no alimento. E o que acontece quando é descongelado? Todo o líquido formado, derrete e vai embora. É aí que muitas vitaminas vão literalmente, por água abaixo. E o sabor? Vai junto, tendendo a deixar o alimento com gosto meio aguado. Sem falar na textura, que dependendo do tipo do alimento, pode ser alterada completamente. Por isso que, simplesmente, não rola congelar algumas coisas. Mas, com o ultracongelamento, tudo é possível.  Resumindo, no congelamento comum, a demora do processo faz com que se formem macrocristais de gelo que podem alterar a estrutura do alimento, afetando suas características organolépticas (cor, sabor, cheiro e textura) e nutricionais.

Com esta técnica incrível, não são formadas grandes placas de gelo, e sim, microcristais de água. É uma maravilha, porque a estrutura do alimento não muda. Fica do jeitinho que foi pro freezer. Só assim, você tem uma comida deliciosa, como se tivesse acabado de preparar, aí na sua casa, ou em qualquer lugar que quiser.

 

Qual os benefícios do ultracongelamento?

As comidas congeladas ganharam um novo status. Hoje em dia, ter a opção de pratos congelados individuais no seu freezer te dá a possibilidade de variar o que comer a cada refeição. Pode esquecer aquela história de comer a mesma coisa no almoço e jantar, e quem sabe repetir mais um dia. E sabe qual é a vantagem disso? Muito mais nutrientes e menos monotonia na sua vida. Além de te ajudar a acabar com o desperdício de alimentos, porque você só descongela o que vai comer na hora.

É perfeito, porque te dá a opção de ter disponível em pouquíssimos minutos, vários pratos elaborados e super bem feitos por verdadeiros chefs de cozinha. E a comida ultracongelada não é inimiga de quem quer comer saudável não! Muito pelo contrário, acaba sendo a sua melhor amiga para manter uma alimentação saudável. Com o ultracongelamento, você pode ter sempre uma comidinha natural e equilibrada, pronta para você a qualquer momento. Então, você só come o que quer e não o que tem disponível na hora.

Mas, será que comida congelada é a mesma coisa que comida fresquinha, feita na hora? Não perde nutrientes? Não fica meio ruim? É só experimentar nossas comidas ultracongeladas e verá que com este nosso super equipamento, ganhamos várias vantagens. Veja todos benefícios do ultracongelamento:

1) Nutrientes preservados

Muitas vitaminas são solúveis em água. É o caso da vitamina C e todas as vitaminas do complexo B, que são importantíssimas para nossa saúde. Sabe o que acontece quando congelamos algo pelo procedimento normal? Aquelas placas de gelo que são formadas e depois derretidas carregam um monte destas vitaminas, que se diluem na água.

Mas com o ultracongelamento é diferente! Não forma esse líquido, então a vitamina vai para onde deve ir: seu corpo.

2) Sem risco de contaminação, sem conservantes

Com o ultracongelamento, a comida tem mais qualidade, não só do ponto de vista nutricional! É muito importante pensar se aquela comida comida é segura para ser consumida. Existem milhares de detalhes na produção de alimentos que precisam ser pensados para evitar a contaminação por bactérias que causam doenças como a infecção alimentar.

Para evitar tudo isso, é preciso que a comida saia do fogão e vá para o gelo. Então, os restaurantes precisam colocar a comida, que não vai ser consumida na hora, em baldes de gelo para resfriar mais rápido. No entanto, os superpoderes do ultracongelamento nos livram disso.

A nossa comida é congelada no nosso ultracongelador logo depois do preparo, isso evita que a comida fique ali dando sopa para as bactérias formarem grandes famílias. Elas não tem chance, porque a comida bem quente já vai direto pro congelamento.

A vantagem é que nós não precisamos disso. Quando a comida acaba de ser feita já vai direto para o ultracongelador que garante que a comida gele rapidinho. Sem chances para as bactérias! É por isso, que em termos higiênicos, a comida ultracongelada também ganha disparadamente. É o melhor processo de conservação de alimentos.

É tão bom, que a gente nem precisa usar conservantes químicos, como as indústrias fazem. Só o ultracongelamento já dá conta do recado, e manda muito bem! Ufa, né? Porque a gente não quer nada químico no prato de ninguém.

4) Mesma textura da comida recém-preparada.

O ultracongelamento não altera a textura do alimento. É só comer alguns de nossos pratos com batatas, por exemplo, e você vai ter certeza desta diferença. Se você já experimentou congelar batata sabe que simplesmente não rola. Fica aguada, com uma consistência muito esquisita. E nossas batatinhas? São deliciosas, como se tivesse acabado de ser preparados. Graças ao ultracongelamento! É maravilhoso ou não é?

E não é só o creme de leite ou a batata que ganham com isso não. Tudo, na verdade, fica bem mais gostoso. Inclusive os legumes, que não tem aquele aspecto de vegetais congelados, meio mole e sem graça.

5) Muito mais sabor!

Se a consistência da comida não altera, o sabor também não! Nossa comida não fica aguada e sem sabor. Tudo fica onde deve ficar.

Preciso manter a comida no ultracongelador?

Agora que você já entendeu os benefícios que o ultracongelamento traz, pode restar uma dúvida: eu preciso manter a comida no ultracongelador? Será que se eu colocar no freezer de casa vai continuar assim, tão boa?

Depois de congelar ultra rapidamente, as refeições podem ser transferidas para qualquer freezer convencional por até seis meses. Esse método também garante que a comida fique preservada, boa para comer por todo esse tempo. Tudo isso, sem precisar de nenhum conservante. Afinal, não iríamos colocar qualquer coisa na nossa comida.

Como o ultracongelamento garante que a comida não estrague, contanto que a comida fique sempre congelada, não precisamos usar conservantes. Então pode ficar tranquilo, é só guardar direitinho, assim que chegar e não deixar descongelar. Só na hora de comer mesmo. Em poucos minutos, a comida sai do freezer e já pode ir pra sua mesa!

Como as características do alimento são mantidas no processo de ultracongelamento, refeições ultracongeladas tornam-se uma opção mais que viável para quem não possui tempo para cozinhar no dia-a-dia. Além de possuir o sabor original das matérias-primas utilizadas, os produtos ultracongelados não deixam de ser nutritivos, sendo assim ótimos aliados de quem quer ter uma vida saudável mesmo na loucura do dia a dia!

Além disso, as técnicas de congelamento permitem que alimentos frescos e naturais, sem aditivos e conservantes, sejam conservados por muito mais tempo que em condições normais.

Confira nossos produtos ultracongelados =)

Você também pode gostar

Scroll Up