Vegano, vegetariano e plant-based: conceitos e as diferenças

vegano, vegetariano e plant-based

O conceito de ser vegano ou vegetariano ainda causa muita confusão na cabeça das pessoas. Se formos mais longe, um novo padrão alimentar que vem sendo bastante falado e seguido é a dieta plant-based. Por que um vegano pode ter uma dieta plant-based, mas nem toda dieta plant-based é vegana? Ficou confuso? Essa e outras perguntas são muito comuns.

Sabemos que existem diferenças entre cada um dos tipos, mas também sabemos que todos eles têm algo em comum: o não consumo de carnes. Mas nem peixe? Nem frango? Não, afinal, eles também são tipos de carne.

Vamos entender um pouco de cada conceito? Que tal começarmos pelo mais novo?

Plant-Based

Relativamente novo no Brasil e muito parecido com o estilo vegano, o plant-based se apoia em uma alimentação natural, minimamente processada, portanto, priorizando alimentos integrais. Alimentos industrializados e ultraprocessados, por exemplo, carregados de corantes e conservantes, além de muitas vezes serem também ricos em açúcar, gordura e sódio, são evitados ou ainda excluídos deste cardápio. Algo que nem sempre acontece na alimentação vegana.

Este tipo de conceito vai muito além da alimentação, envolve saúde, sustentabilidade e nutrição. Uma pergunta que todo mundo faz quando entra de cabeça neste estilo de vida é como ter uma alimentação equilibrada comendo apenas alimentos naturais. E a resposta é simples: todos os alimentos, em conjunto, garantem os nutrientes necessários para o corpo.

Mudar radicalmente não é fácil, por isso é recomendado começar aos poucos. Dê preferência aos alimentos naturais, comprados nas feiras, hortifrutis e até mesmo nas sessões de mercado, aqueles alimentos que vêm da terra, sabe? Assim, aposte em frutas, vegetais, tubérculos (batata, mandioca, batata-doce), leguminosas (feijões, lentilha), cereais integrais (arroz, trigo, quinoa), oleaginosas (castanhas, pistache, nozes), sementes e cogumelos. Se possível, priorize os orgânicos, pois eles terão mais nutrientes e mais compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, por exemplo, os chamados fitoquímicos, que nos protegem de uma série de doenças e nos garantem mais vitalidade.

Além de fazer bem para saúde e ser uma forte aliada na prevenção e no tratamento da obesidade, diabetes e hipertensão, seguir o conceito da plant-based ajuda (e muito!) a reduzir o impacto no meio-ambiente.

Vegano

O ato de ser vegano ou vegana é uma filosofia de vida que exclui toda forma de exploração animal. Desde a alimentação, não ingerindo nada de origem animal (todas as carnes, mel, colágeno etc) até o que você veste e consome. Por exemplo, o vegano não utiliza lã, couro, produtos testados em animais, por exemplo.

Os veganos se alimentam de qualquer tipo de alimento de origem vegetal como cereais, frutas, legumes, verduras, raízes, sementes, entre outros. Aliás, alguns dos principais alimentos veganos também têm proteínas, como amêndoas, castanha de caju, feijão, arroz integral, aveia, lentilha, grão-de-bico, soja, chia, entre outros…

Vegetariano

Vegetarianos são aqueles que excluem todos os tipos de carnes (vermelha, porco, suíno, peixes, frango) mas podem ou não incluir na sua alimentação os ovos e os leites e derivados.Ainda, temos algumas outras definições:

  • Ovolactovegetariano: come ovos e lácteos (leite, queijos e iogurte, por exemplo).
  • Lactovegetariano: apenas lácteos e produtos que os contenham
  • Vegetariano estrito: não come nada de origem animal

Lembrando que qualquer um desses padrões alimentares são seguros e podem ser seguidos em todas as fases da vida: infância, adolescência, gestação e lactação, fase adulta e idosa e também por atletas, inclusive. Porém, assim como em qualquer dieta, é importante ter uma alimentação equilibrada e balanceada.

Para facilitar o processo de transição, para garantir a adequação de todos os nutrientes em quantidade e qualidade e ainda sentir todos os benefícios que essas dietas podem oferecer, é extremamente importante consultar um nutricionista

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