Bem-estar

Vegano, vegetariano e plant-based: entenda os conceitos e veja as diferenças

janeiro 27, 2020
vegano, vegetariano e plant-based

O conceito de ser vegano ou vegetariano ainda causa muita confusão na cabeça das pessoas. Se formos mais longe, uma nova filosofia de alimentação vem sendo seguida: plant-based. Por que um vegano pode ter uma dieta plant-based, mas nem toda dieta plant-based é vegana? Ficou confuso? Essa e outras perguntas são muito comuns.

Sabemos que existem diferenças entre cada um dos tipos, mas também sabemos que todos eles têm algo em comum: o não consumo de carne. Mas nem peixe? Nem frango? Não, afinal, eles também são tipos de carne.

Vamos entender um pouco de cada conceito? Que tal começarmos pelo mais novo?

Plant-Based

Relativamente novo no Brasil e muito parecido com o estilo vegano, o plant-based se apoia em uma alimentação natural, orgânica e sustentável. Alimentos industrializados, por exemplo, carregados de corantes e conservantes, são excluídos deste cardápio. Algo que nem sempre acontece na alimentação vegana.

Este tipo de conceito vai muito além da alimentação, envolve saúde, sustentabilidade e nutrição. Uma pergunta que todo mundo faz quando entra de cabeça neste estilo de vida é como ter uma alimentação equilibrada comendo apenas alimentos orgânicos e naturais. E a resposta é simples: todos os alimentos, em conjunto, garantem os nutrientes necessários para o corpo.

Mudar radicalmente não é fácil, por isso é recomendado começar aos poucos. Dê preferência aos alimentos orgânicos. Assim, aposte em frutas, vegetais, tubérculos (batata, mandioca, batata-doce), leguminosas (feijões, lentilha), cereais integrais (arroz, trigo, quinoa), oleaginosas (castanhas, pistache, nozes), sementes e cogumelos.

Além de fazer bem para saúde e ser uma forte aliada no tratamento da obesidade e hipertensão, seguir o conceito da plant-based ajuda (e muito!) a reduzir o impacto no meio-ambiente.

Vegano

O ato de ser vegano ou vegana é uma filosofia de vida que exclui toda forma de exploração animal. Desde a alimentação, até o que você veste. Muito além do regime alimentar, o veganismo defende que os seres humanos conseguem e devem viver sem depender das espécies animais.

Os veganos se alimentam de qualquer tipo de alimento de origem vegetal como cereais, frutas, legumes, verduras, raízes, sementes, entre outros. Aliás, alguns dos principais alimentos veganos também têm proteínas, como batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua, lentilha, grão-de-bico, chia.

Vegetariano

Mas e quem é vegetariano? Este modelo, por outro lado, costuma limitar apenas a sua alimentação. Ao contrário dos veganos, os vegetarianos consomem produtos que sejam de origem animal.

Além disso, eles também costumam comer alguns alimentos de origem animal, como leite, mel, ovos – mas carne não.

Dentro do vegetarianismo ainda existem outros grupos. Quem é ovolactovegetariano não come carne, mas consome alimentos de origem animal. Já o lactovegetariano não come carne e ovo, incluindo alimentos que usam ovos. O vegetariano estrito não come nada que seja de origem animal.

Por fim, lembre-se: sempre é importante consultar um nutricionista antes de entrar em qualquer um destes modelos de alimentação.

Tiramos todas as dúvidas? No blog da Liv Up, temos outros posts bacanas sobre alimentação saudável para você se inspirar. Além disso, nosso cardápio conta com opções de alimentos veganos, vegetarianos e plant-based.

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