Mudando sua rotina

Veja 4 grandes benefícios da yoga para seu corpo e mente

dezembro 28, 2018
Você certamente já ouviu falar da yoga em algum momento. Essa prática indiana milenar é bastante difundida, mas você conhece os fundamentos e os benefícios para a saúde do corpo e da mente?
O nome tem origem do sânscrito — língua ancestral da Índia — e significa unir ou integrar. Por isso, a modalidade reúne disciplinas físicas, mentais e espirituais. Ela combina posturas diferentes com exercícios de relaxamento, meditação e respiração.
Conheça 4 grandes benefícios da yoga e inclua já na sua rotina de atividade física. Vamos lá!

Entenda os diferentes tipos de yoga

Essa prática com mais de 2 mil anos de história tem se aprimorado e se diversificado ao longo do tempo. Ela é praticada atualmente em 64% das academias no mundo. No Brasil, uma pesquisa aponta que mais de 5 milhões de pessoas são adeptas da modalidade.
Com o passar dos anos e a procura cada vez maior, começaram a surgir variações. Entre as mais comuns estão o Ashtanga e o Hatha Yoga.
O Ashtanga trabalha mais o lado aeróbico e tem movimentos mais acelerados. Por muitos, é considerado mais difícil. O Hatha trabalha mais as posturas, com foco na flexibilidade, força e alívio do estresse. Há ainda Power Yoga, um braço do Hatha, o Kundalini, chamado de yoga da consciência, entre outros.

Conheça os benefícios da yoga

A prática traz inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Veja a seguir quais são os principais.

1. Reduz o estresse e a ansiedade

A modalidade inclui durante a realização dos movimentos, exercícios de respiração — conhecidos como pranayama — e de meditação. Por isso, ajuda no combate ao estresse provocado pela rotina corrida e cheia de tarefas. Ela ajuda a equilibrar as taxas de hormônio e também a regular o sistema nervoso.
A meditação feita durante a aula favorece a concentração do pensamento no momento positivo e no presente. Assim, sentimentos negativos, ansiedade e preocupação ficam de fora desse momento.

2. Ajuda na perda de peso

Pesquisadores do National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH) identificaram que a prática regular e duradoura de yoga contribui para a perda de peso, quando associada a uma alimentação baseada nos mesmos preceitos.
Como na modalidade os praticantes trabalham para o controle da ansiedade, pode ajudar naquela vontade de comer. Consequentemente, o número de calorias ingeridas em um dia será menor.

3. Melhora a qualidade do sono

insônia, em muitos casos, pode estar relacionada ao estresse e à ansiedade. Como esses fatores são trabalhados na yoga, os praticantes poderão relaxar um pouco mais e conseguir se desligar de muitos problemas.
Tanto as posturas quanto a meditação e os exercícios de respiração vão ajudar a mente a diminuir a frequência interna e deixar o indivíduo mais calmo.

4. Alivia dores

Diversos estudos apontam que a modalidade ajuda a aliviar dores no corpo. Uma pesquisa da Agency for Healthcare Research and Quality identificou uma relação entre a prática de yoga e a diminuição de dores na lombar. A yoga é, inclusive, indicada como terapia inicial sem medicamento para dores crônicas na lombar.
Como você pode perceber, os benefícios da yoga são inúmeros e vão além do corpo, pois trabalham também a saúde mental e o lado espiritual. Você pode começar a praticar tanto em casa quanto em uma academia. Estabeleça uma rotina diária de exercícios, encontre um lugar tranquilo, faça uma refeição leve e providencie roupas confortáveis e um tapete de yoga.
Gostou do texto? Então aproveite para seguir as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter!
 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up