Mudando sua alimentação

Veja a importância de manter alimentação com pratos coloridos

setembro 24, 2019

Já ouviu falar que pratos coloridos são sinônimo de alimentação saudável? Pois bem, essa é uma verdade. Mas não estamos falando do objeto, e sim de uma refeição variada em alimentos de diversas cores! Brincadeiras à parte, essa é uma questão que gera muitas dúvidas.

Afinal, será tão fácil assim conseguir um cardápio equilibrado apenas escolhendo as cores dos itens que vai comer? E mais: qual a importância de um menu diversificado e como aplicá-lo no dia a dia? Parece complicado! A boa notícia é que a gente te ajuda a entender tudo isso neste post! Então, basta continuar a leitura para ficar por dentro!

Qual é a importância de uma alimentação saudável?

Não é de agora que se sabe da importância de uma alimentação saudável. O nosso organismo é como uma máquina que precisa de combustível para funcionar. Mas não é só isso: necessita também de substâncias para regular as engrenagens e trabalhar direitinho.

Nessa metáfora, o combustível está para a máquina assim como os alimentos estão para o corpo. Se abastecermos o carro com gasolina de má qualidade, por exemplo, uma hora ele vai pifar, não é verdade?

Pois então: se a alimentação for ruim, com alimentos cheios de produtos químicos, corantes, gorduras trans, açúcares e outros componentes que não fazem bem, mais cedo ou mais tarde, o corpo vai sentir.

Por esse motivo, a alimentação saudável é tão importante: para assegurar mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Seu principal objetivo é fornecer todos os nutrientes que o organismo precisa para ter um bom funcionamento e evitar complicações.

Por que um prato colorido ajuda a ter uma alimentação saudável?

Lembra quando falamos que não é somente de combustível que uma máquina precisa? Então, o mesmo acontece com o corpo. Além da energia dos alimentos ricos em carboidratos e gorduras, ele necessita de proteínas, vitaminas e minerais, que o regulam e são essenciais em diversos processos do organismo, como a construção de massa muscular e a produção de hormônios.

E o que isso tudo tem a ver com o prato colorido? Calma, que já estamos chegando lá. A natureza é realmente encantadora e muito sábia. Cada cor que ela dá aos alimentos representa um grupo de nutrientes.

Sendo assim, se mantivermos uma refeição variada em pigmentos, certamente estaremos consumindo diversos nutrientes, tão importantes para o bom funcionamento do organismo. Ainda está com dúvida nessa questão? Se ligue no próximo tópico, pois, nele, falamos mais a fundo sobre isso.

A importância das cores dos alimentos

Já ouviu falar em licopeno e betacaroteno? Esses são pigmentos famosos por beneficiar o corpo, cada um com suas propriedades. O primeiro é o que dá a cor vermelha ao tomate, e o segundo, a cor laranja à cenoura. Mas não para por aí.

Os alimentos de cada grupo alimentar têm cores parecidas entre si, já reparou nisso? Por isso, ao montar um prato colorido, é mais fácil garantir os nutrientes de que o nosso corpo precisa, já que contempla todos os grupos de alimentos. Beleza, mas como fazer isso? É só pegar uma colherada de cada preparação e tá bom? Não, não. Vamos com calma. No tópico a seguir, a gente ensina!

Como ter um cardápio saudável colorindo o prato?

Quem diria que montar um menu saudável seria tão fácil, apenas colocando mais cores no prato, hein? Mas atenção, que aqui falamos de alimentos saudáveis, tá? Grãos, cereais, verduras, legumes, proteínas de boa qualidade e todos os itens que cabem em uma boa alimentação. Não vale comer um pacote de confeitos de chocolate só porque são coloridos, certo?

Para começar, o nosso prato deve ter 5 cores:

  • vermelho: tomate, morango, pimentão, pimenta, melancia;
  • verde: brócolis, abobrinha, abacate, alface, agrião, rúcula;
  • roxo: berinjela, uva, repolho, beterraba;
  • amarelo: maracujá, pimentão, abacaxi, melão, milho;
  • branco: mandioca, batata, alho, cebola, couve-flor, leite;
  • marrom: carnes e leguminosas, como feijão e grão-de-bico;
  • laranja: cenoura, abóbora, laranja, acerola, mamão.

Sabendo que, em toda refeição, a gente deve ter alimentos ricos em carboidratos e proteínas, ou seja, branco e marrom, agora basta escolher mais 3 outras cores para incluir no prato. Interessante, né?

Por exemplo, a dupla arroz e feijão combinada à carne e a uma salada de tomate, brócolis, couve-flor e cebola é ótima. Assim como um nhoque de batatas ao molho natural à bolonhesa, acompanhado de mix de folhas verdes. Que demais!

Uma dica bem importante aqui é variar. Quando mais diversificado for o seu cardápio diário, melhor será. Se, no almoço, teve branco, marrom, verde, laranja e amarelo; para o jantar, a sugestão é ter branco, marrom, vermelho, roxo e amarelo, por exemplo.

Monte a combinação que preferir, desde que contemple vários tipos de alimentos saudáveis. E nisso a gente é muito privilegiado, já que podemos contar com uma infinidade de verduras, legumes e grãos saborosos a cada estação.

A última dica aqui é para quem não tem tempo, talento ou desejo de cozinhar, mas quer manter uma alimentação nutritiva, gostosa e muito prática. Estamos falando de comida ultracongelada saudável. São preparações prontas, como sopas, massas, carnes, lanches, sobremesas e vegetais, que podem ser levadas do freezer diretamente ao micro-ondas ou banho-maria para aquecer — o que for melhor para você.

O mais legal é que você pode montar a sua refeição, já que cada item vem em embalagens separadas. Ou seja, dá para fazer um prato colorido, como ensinamos aqui, combinando os alimentos que você mais gosta. Legal, não é?

Uma das maneiras mais fáceis de ter um cardápio rico em nutrientes e que forneça tudo de seu organismo precisa é elaborar pratos coloridos. Combinando as cores dos alimentos e contando com variedade, é possível comer bem sem muito mistério.

Você já ouviu falar em alimentação funcional? Ela considera a individualidade de cada pessoa, avaliando os melhores nutrientes para a saúde de acordo com as suas características individuais e hábitos de vida. Aproveite que está por aqui, leia mais sobre o assunto e fique por dentro!

Você também pode gostar

Scroll Up