Alimentação Saudável

Veja como manter uma alimentação equilibrada com essas 7 dicas

outubro 28, 2019

Neste artigo vamos trazer dicas sobre como manter uma alimentação equilibrada. Contudo, o que significa isso, exatamente? Não basta comer bem para ser saudável — é necessário respeitar horários, ter tranquilidade na hora de fazer as refeições e, é claro, levar à mesa pratos com combinações capazes de prover a nutrição que o seu corpo precisa.

Hoje em dia, dá para fazer tudo isso sem ter muito trabalho. Separamos 7 dicas para quem quer ter uma alimentação mais balanceada — e a primeira delas é justamente para quem tem pouco tempo para cuidar disso.

Quer conhecer todas as nossas sugestões? Devore o nosso texto agora mesmo!

1. Consuma alimentos saudáveis congelados

Quando se fala em alimentos congelados muita gente torce o nariz. Contudo, a verdade é que o mercado já conta com opções saudáveis e práticas para quem não tem muito tempo a gastar na cozinha e não abre mão de comer bem.

Ao consumir alimentos saudáveis congelados, você pode obter todos os nutrientes que precisa sem deixar de lado o sabor. Além disso, a comida congelada é uma alternativa para quem vive na correria. Basta comprar uma grande quantidade de alimentos e armazená-los no freezer — o que ainda garante que eles não serão desperdiçados.

2. Alimente-se com calma

É impossível falar em alimentação equilibrada se, na hora de comer, a pessoa está uma pilha de estresse, ansiedade e nervosismo — seja porque tem uma reunião importante, um prazo apertado para cumprir ou qualquer outro tipo de problema.

A dica aqui é se conscientizar de que, em caso de dificuldades ou compromissos que a vida nos trouxe naquele dia, alimentar-se mal só vai piorar a situação. Como os problemas fazem parte da rotina, isso acaba se tornando uma desculpa para comer mal sempre. Por isso, a hora da refeição é sagrada: nesse momento, é preciso deixar de lado qualquer situação preocupante e se concentrar em apreciar o que está em nosso prato.

3. Coma de 3 em 3 horas

Quando se fala em alimentação equilibrada, não é apenas em vitaminas, proteínas e carboidratos que a gente deve pensar. É essencial manter um equilíbrio entre os horários em que nos alimentamos.

Há duas razões principais para isso: a primeira é que nosso cérebro precisa de um suprimento constante de energia e, se passarmos muito tempo sem comer, isso pode afetar nosso bem-estar (inclusive o desempenho no trabalho). O outro motivo é porque, com intervalos muito grandes entre as refeições, a fome aumenta e a gente acaba comendo mais do que deve na refeição seguinte.

4. Faça pelo menos 5 refeições ao dia

Além de comer bem, para ter uma vida saudável é preciso dormir aproximadamente 8 horas por dia. Se passamos 16 horas acordados e precisamos comer de 3 em 3 horas, consequentemente a gente precisa ter entre 5 e 6 refeições para encarar os desafios do dia a dia com saúde e disposição.

5. Coma menos carne e embutidos

Não é proibido comer carne vermelha, mas você já parou para pensar em quantas vezes na semana tem ela como base da sua alimentação, em comparação com carnes brancas? Em função do alto nível de gorduras saturadas, a carne bovina e também a de porco podem ser substituídas por peixe ou frango mais frequentemente. Assim, o prato fica mais equilibrado e o seu corpo mais saudável.

Além disso, os embutidos — como salsichas, presunto, mortadela, entre outros — também devem ser consumidos com moderação. A gordura saturada também está presente neles, mas não é só isso: são também alimentos ricos em sódio e, algumas vezes, também contém altas doses de açúcar refinado. O consumo exagerado desses ingredientes traz malefícios ao organismo a longo prazo.

6. Coma mais frutas, legumes e verduras

Na correria, a gente acaba optando pelo que é mais prático e deixa de lado alimentos essenciais para a nossa saúde. Contudo, não dá para esquecer de comer frutas, legumes e verduras todos os dias. São as vitaminas presentes nesses vegetais que nos mantêm imunes a doenças, viroses e outros problemas.

O consumo de grãos, pães e biscoitos integrais, alimentos orgânicos em geral e verduras frescas deve ser priorizado, sempre que possível. Afinal, a quantidade de pesticidas presentes em uma fruta ou legume pode trazer prejuízos para a saúde ao longo do tempo.

7. Evite beber durante as refeições

Você sabia que o consumo de água, refrigerante ou qualquer outro tipo de líquido enquanto estamos comendo não é recomendado?

O ideal é tomar um copo de água meia hora antes do almoço ou da janta. Depois de comer, o ideal é esperar uma hora até ingerir líquidos novamente, mas se estiver com muita sede, pode beber um pouco antes — tente aguentar o máximo que puder! Importante, essa regra só vale para refeições mais pesadas, como almoço e janta.

Benefícios da alimentação equilibrada

Depois dessas dicas preciosas, que tal aprender um pouco mais sobre os benefícios que uma alimentação equilibrada traz para o dia a dia? Confira!

Previne doenças

Comida não é remédio, mas é justamente para evitar tratamentos caros, demorados e que podem trazer efeitos colaterais desagradáveis que a gente diz: alimente-se bem! Comer de forma saudável só vai trazer benefícios para a saúde, permitindo que seu corpo trabalhe da melhor forma.

Melhora o sistema digestivo

Mais do que escolher alimentos saudáveis, comer com calma e de 3 em 3 horas é essencial para obter esse benefício. O sistema digestivo é delicado e deve ser tratado com cuidado. Não exagere nas carnes, no café, açúcar e alimentos processados. Dê lugar às frutas, verduras e carnes magras. Seu estômago agradece.

Proporciona maior disposição

Para fechar com chave de ouro, não tem jeito: quem come bem e obtém todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, com certeza vive com mais disposição no dia a dia. Se praticar exercícios físicos, então, é só correr para o abraço!

Neste artigo, a gente procurou trazer as principais dicas e benefícios de uma alimentação equilibrada. Siga essas recomendações e observe que sua vida vai mudar para melhor!

Para continuar na mesma vibe, leia nosso artigo sobre alimentação saudável no verão e pegue mais dicas!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up