Atividade Física

Veja como sair do sedentarismo e diminuir os riscos que ele traz a sua saúde

outubro 23, 2019

Você conhece alguém que já reclamou daquela dorzinha nas costas ou de um cansaço maior durante o dia, não é mesmo? Elas podem ser apenas algumas das consequências de um estilo de vida que não é saudável para ninguém. Para evitar isso, é fundamental que todos saibam como sair do sedentarismo.

A prática de exercícios e atividades físicas são maneiras de evitar os riscos que o sedentarismo oferece à saúde e o surgimento de doenças, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

Neste post, vamos mostrar como sair do sedentarismo e diminuir os riscos que ele traz a sua saúde. Confira!

Faça ginástica laboral

Com rotinas cada vez mais corridas e agitadas, as pessoas não têm mais tanto tempo livre para ir à academia ou praticar algum tipo de exercício ao ar livre com frequência.

É importante ter em mente que o corpo humano necessita de movimentação para melhorar suas condições físicas e aumentar a produtividade, principalmente no ambiente profissional.

Uma das melhores alternativas para sair do sedentarismo no trabalho é fazer ginástica laboral. Essa atividade pode ser definida como um conjunto de exercícios realizados dentro das empresas onde as pessoas trabalham.

Eles consistem em alguns alongamentos de todas as partes do corpo, com o auxílio de objetos e móveis presentes nos escritórios, como cadeiras e mesas, por exemplo. Esses exercícios são essenciais para reduzir a fadiga, melhorar a postura e o condicionamento físico, combater tensões emocionais, melhorar a autoestima, aumentar a produtividade, entre outros.

Experimente atividades curtas

Uma das maiores desculpas de quem não pratica exercício é a falta de tempo em uma rotina muito corrida e agitada. É verdade que, em alguns momentos da vida, realmente ficamos muito cansados, sem disposição e tempo para nos exercitar. Contudo, movimentar o corpo não requer horas e horas em uma academia. Logo, procure experimentar atividades curtas.

Coloque o seu despertador uns 20 minutos mais cedo e dê algumas voltas no seu quarteirão. Você pode caminhar, dar uma corrida um pouco mais rápida ou apenas fazer alguns alongamentos ao ar livre. Além disso, ainda pode aproveitar para passear com seu animal de estimação. Essas atividades podem ser realizadas a qualquer hora do dia.

Pratique esportes

Para as pessoas que preferem algo mais movimentado, nada melhor do que sair do sedentarismo ao praticar esportes. Existem dezenas de opções para você exercitar o seu corpo, aumentar a produtividade, melhorar o condicionamento físico, reduzir o cansaço e acabar com essa rotina sedentária.

Para quem gosta de se exercitar com os amigos, você pode optar por jogar futebol, vôlei, basquete, handebol, entre outros. Esportes individuais também são muito benéficos para o corpo humano, como natação, atletismo. Além disso, a prática dessas atividades ainda proporciona bons momentos com seus amigos e melhora a sua saúde mental.

A prática de esportes não precisa necessariamente ser em uma quadra, um campo ou local específico. Você pode jogar futebol, por exemplo, na rua ou algum gramado qualquer. Para quem prefere natação, a praia é uma excelente opção grátis.

O atletismo pode ser praticado em qualquer rua ou pista presente em algum parque público, entre outras alternativas viáveis.

Faça alongamentos em casa

Como já dissemos, não existem desculpas para não praticar exercícios e movimentar o corpo. Você pode fazer pequenas atividades e alongamentos na sua casa, seja no quarto, na sala, na cozinha ou qualquer outro cômodo onde você se sinta à vontade.

Existem diversas opções de exercícios que podem ser realizados na sua casa e que não precisam de grande esforço. Por alguns minutos, seja de manhã, tarde ou noite, você pode separar alguns minutos para fazer abdominais, polichinelos, flexões, levantamento de pesos com objetos, como livros e potes de mantimentos, entre outros.

Outra opção de exercício que une o útil ao agradável é fazer faxina na sua casa. O fato de você transportar objetos e móveis de um lado para o outro, passar a vassouras em vários locais e subir em escadas para limpar pequenos lugares são boas opções para movimentar o corpo.

Adote uma alimentação saudável

Quando falamos em sedentarismo, estamos nos referindo ao processo de diminuição do bem-estar, do aumento do cansaço ao realizar pequenos esforços, de dores no corpo, dificuldade de realizar alguns movimentos, entre outros fatores.

Além disso, o surgimento de doenças, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares, também é consequência desse estilo de vida.

Para evitar todos esses malefícios, é fundamental praticar atividades físicas com certa regularidade e, principalmente, adotar uma alimentação saudável. Procure evitar muitas comidas gordurosas, refrigerantes e doces que, em excesso, podem fazer muito mal.

Procure consumir mais frutas, legumes e verduras. Para ter um controle maior desse processo todo, é muito importante ter o auxílio de um profissional na área. Além disso, o consumo de água também deve ser considerado para ajudar durante as atividades e evitar o sedentarismo.

Utilize as escadas

Assim como os exercícios em casa e no trabalho são ótimas opções para movimentar o seu corpo e fazer com que você saia do sedentarismo, existem outras atividades bastante benéficas e práticas. Algumas atitudes do dia a dia, como utilizar mais as escadas e menos os elevadores, podem melhorar o seu condicionamento físico e evitar uma vida sedentária.

Assim como você pode realizar exercícios nas escadas durante o deslocamento de um andar para o outro durante o horário de trabalho, também pode utilizá-la para se exercitar em outros momentos. Subir e descer as escadas em diferentes velocidades e intensidades é um ótimo jeito de melhorar o condicionamento físico e reduzir a fadiga ao longo do tempo.

A prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação saudável são duas práticas fundamentais para ter uma vida menos sedentária. É importante que todas as pessoas saibam como sair do sedentarismo por meio de atividades do cotidiano, como a ginástica laboral, subir e descer escadas, fazer alongamentos em casa ou simplesmente dar algumas voltas no quarteirão.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre como sair do sedentarismo? Então continue navegando em nosso blog e leia agora mesmo o texto “8 exercícios físicos para iniciantes: saia do sedentarismo hoje“.

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