Veja como se alimentar bem no trabalho e tenha uma vida melhor

se alimentar bem no trabalho

É verdade que com a correria do dia a dia pode ser complicado se alimentar de forma saudável e equilibrada, no entanto, construir e manter esse hábito é fundamental pra sua saúde e seu bem-estar.

Neste post, vamos apresentar dicas práticas e possíveis pra você melhorar sua alimentação no trabalho e ter uma vida melhor. Quer saber mais? Vem com a gente!

Pense nas refeições com antecedência

Uma forma de se alimentar bem no trabalho é planejar as refeições com antecedência. O recomendável é fazer três delas ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar) e incluir lanches saudáveis entre elas. No entanto, é importante frisar que a quantidade de refeições diárias deve ser algo bastante individual, respeitando seus hábitos alimentares e a sua rotina.

Pra facilitar o planejamento, é importante fazer um cardápio semanal com uma lista do que vai comer nas refeições principais e nos lanches fora de casa. Uma tabela simples, com os dias da semana e os horários das refeições já funciona muito bem.

Nesse planejamento, é bom variar os itens a serem consumidos pra não enjoar e também garantir uma alimentação variada, colorida e saborosa. 

Uma boa opção para o planejamento é preparar as refeições da semana em casa: elas podem ser feitas no fim de semana e congeladas já nas porções para o consumo. Outra ideia é optar pelo suporte de uma empresa que forneça alimentos saudáveis.

Veja um exemplo simples de planejamento pra quem almoça e faz o lanche da tarde no trabalho:

 

 

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Almoço

Salada de alface, tomate cereja e cenoura ralada

 

Arroz integral, feijão carioca, frango com limão siciliano e hortelã e abobrinha refogada

Salada de alface, beterraba cozida e vagem

 

Purê de mandioquinha, filé de Saint Peter e couve refogada

Salada de acelga e pepino

 

Batata rústica com alecrim, estrogonofe de cogumelos e mix de legumes no vapor

Salada de agrião, tomate e cenoura ralada

 

Ravioli integral de mussarela de búfala com molho de tomate 

Salada de agrião, pepino e grão de bico

 

Arroz integral, almôndega de carne e purê de abóbora

Lanche da tarde

Iogurte natural com morangos picados

Mix de castanhas e frutas secas

Bolo de laranja integral

Banana com mel e aveia

Bolinhas de tapioca com chia e linhaça

 

Evite alimentos pesados no almoço

Busque, sempre que possível, comer verduras e legumes frescos, cereais ou massas integrais e carnes magras e grelhadas no almoço. Isso ajuda a dar energia e ainda garante disposição pra trabalhar no período da tarde.

Alimentos gordurosos e pesados, como as frituras e os alimentos ultraprocessados, podem exigir muito do organismo no momento da digestão. Isso pode causar indisposição depois do almoço e prejudicar a produtividade do dia.

Faça uma pausa e consuma um snack saudável  

Você sabia que um snack saudável é super importante pra melhorar sua cognição? Pesquisas científicas já comprovaram que os lanches intermediários ajudam a melhorar a concentração, o foco, a memória e também a aprendizagem. Então, aproveite! Faça uma pausa nos e-mails, relatórios e reuniões; estique o corpo; tome um ar e se alimente de algo saboroso, leve e saudável. 

Ah! Esse hábito também evita que a fome seja muito grande na hora do almoço ou do jantar – o que pode levá-lo a comer mais do que o necessário – e contribui pra níveis mais equilibrados de glicose, colesterol e insulina no sangue ao longo do dia.

Evite o consumo de alimentos pouco nutritivos

Nos lanches dos intervalos, evite, ao máximo, frituras e alimentos ultraprocessados. O ideal é buscar associar a ingestão de frutas, carboidratos complexos (aveia, por exemplo), e alguma proteína (iogurte é uma boa pedida) ou gordura boa (presente em castanhas, por exemplo).

Faça sanduíches naturais

Se for preparar sanduíches pra levar ao trabalho, aposte em pães integrais e, pra rechear, opte por frango desfiado, hommus, queijo minas frescal, ricota ou cottage. Folhas verdes, cenoura ralada, tomate e pepino também podem completar esse lanche.

Tenha frutas na mochila

Outra ótima opção é ter frutas frescas na bolsa ou na mochila. Pra facilitar o consumo no trabalho, podem ser picadas e deixadas em uma vasilha plástica ou de metal. Opções não faltam: melão, manga, melancia, banana, mamão, morango, uva, pêssego… 

Você também pode levar potinhos com complementos pra essas frutas: aveia em flocos, semente de chia, semente de linhaça ou gergelim. Assim, você consome vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, nutrientes essenciais para o correto funcionamento do intestino e pra sensação de saciedade.

Retire o açúcar do café

Você pode começar aos poucos, não se preocupe. Diminuir a adição do açúcar em suas bebidas preferidas, dia após dia, já é uma grande conquista. 

Muita gente estranha, mas com o tempo o sabor do café fica mais destacado e interessante ao paladar. Além disso, é claro, deixa-se de disparar picos glicêmicos no organismo, comuns sempre que o açúcar entra no corpo cada vez que se toma um cafezinho no escritório.

Opte pelo chocolate amargo

Isso mesmo: não é preciso ficar sem comer chocolate. Um docinho depois do almoço pode tornar seu dia muito mais leve e agradável na volta ao trabalho. Os chocolates amargos são ótimas fontes de energia e apresentam boa quantidade de cacau, um alimento com importante ação antioxidante. 

Preste atenção às embalagens: quanto maior o percentual de cacau e menor o de açúcar, melhor. O mais recomendável é escolher os que têm acima de 50% de cacau. Além de propiciar sensação de bem-estar, chocolates amargos são aliados da saúde cardiovascular e ajudam a combater os radicais livres, substâncias que podem prejudicar a estrutura e o funcionamento das células saudáveis do corpo.

Durante todo o dia: hidrate-se

É muito comum ficarmos horas na frente do computador sem ao menos tomar um copo de água, certo? Pra melhorar sua hidratação e, consequentemente, sua saúde, tenha sempre uma garrafinha de água com você. E, pra complementar a hidratação, você pode consumir sucos de frutas naturais e chás sem adição de açúcar ou água de coco que, além de hidratar, ajudam no fornecimento de nutrientes importantes. De preferência, fuja dos sucos industrializados com muito açúcar adicionado e aditivos alimentares. 

Conte com a ajuda de empresas que fornecem refeições saudáveis

Pra facilitar o acesso à refeições e snacks, uma ótima opção é ter o apoio de empresas que fornecem alimentos saudáveis. Elas estão cada vez mais acessíveis, oferecem orientações nutricionais e podem entregar os alimentos recém-preparados e até mesmo quentes quando se precisar.

A Liv Up, por exemplo, atua em todas as fases de produção do alimento: da busca da melhor matéria-prima (com preferência a produtores rurais familiares) ao preparo dos alimentos por sua equipe de cozinheiros profissionais e nutricionistas. 

De forma geral, com um pouco de planejamento, é possível se alimentar bem, mesmo em meio a uma rotina agitada.

Gostou deste post com dicas sobre como se alimentar bem no trabalho? Quer saber como podemos ajudá-lo nessa jornada? Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos produtos.

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