Mudando sua alimentação

Veja como se alimentar bem no trabalho e tenha uma vida melhor

agosto 10, 2018
Como se alimentar bem no trabalho? Na correria do dia a dia, é difícil comer de forma saudável e equilibrada, mas construir e manter esse hábito é fundamental. E algumas atitudes podem ser úteis nesse processo.
Neste post, apresentamos dicas que podem ajudar a facilitar a ingestão de comidas nutritivas. Isso inclui fazer o planejamento das refeições, ter frutas e legumes crus e buscar a ajuda de empresas que fornecem refeições. Quer saber mais? Venha com a gente!

Pense nas refeições com antecedência

Uma forma de se alimentar bem no trabalho é planejar as refeições com antecedência. O recomendável é fazer três delas ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar ou lanche da noite) e incluir lanches entre elas.
Para facilitar o planejamento, é importante fazer um cardápio semanal com uma lista do que vai comer nos lanches e nas refeições a serem feitas fora de casa. Uma tabela simples, com os dias da semana e os horários das refeições já funciona bem.
Nesse planejamento, é bom variar os itens a serem consumidos para não enjoar deles. As opções são as mais variadas: frutas, cereais, grãos integrais, snacks saudáveis, legumes, sanduíches e outros.
Uma boa opção para o planejamento é preparar as refeições da semana em casa: elas podem ser feitas no fim de semana e congeladas. Outra ideia é optar pelo suporte de uma empresa que fornece alimentos saudáveis.

Aproveite os intervalos entre as refeições

É importante fazer lanches intermediários entre as refeições principais. Comer pequenas porções nesses intervalos evita que a fome seja muito grande na hora do almoço ou do jantar — o que pode levá-lo a comer mais do que o necessário.
Além disso, os lanches intermediários contribuem para níveis mais adequados de glicose, colesterol e insulina no sangue ao longo do dia. E mais: ao deixar de comer durante muito tempo, o organismo pode entender como falta de alimentos, o que faz ele reduza o consumo de energia. No médio prazo, isso pode favorecer o ganho de peso.

Evite o consumo de alimentos pouco nutritivos

Nos lanches dos intervalos, evite, ao máximo, frituras, massas e alimentos superprocessados. O ideal é buscar associar a ingestão de carboidratos com alguma proteína ou gorduras boas (presente em castanhas, por exemplo). Ter sempre um iogurte, frutas e castanhas pode ajudar.

Consuma snacks saudáveis

Evitar alimentos superprocessados não quer dizer que você não pode ter snacks na gaveta. Cada vez mais empresas têm oferecido barras de cereais, biscoitos integrais, mix de oleaginosas e chips de legumes.
As oleaginosas, por exemplo, favorecem o colesterol bom e têm ação anti-inflamatória. Já os chips de legumes têm carboidratos complexos (que não fazem o açúcar do sangue subir rapidamente), e bolinhos de tapioca e chia, com gosto parecido ao pão de queijo, são ricos em fibras e podem ser preparados rapidamente no micro-ondas.

Faça sanduíches naturais

Se for fazer sanduíches, aposte em pães integrais e, para rechear, opte por peito ou blanquet de peru com queijos brancos ou ricota. Para completar o recheio, coloque um pouco de cenoura ralada ou tomates.

Tenha frutas e legumes na mochila

Outra ótima opção é ter frutas e legumes (como cenouras e tomates) na bolsa ou na mochila. Para facilitar o consumo no trabalho, eles podem ser picados e deixados em uma vasilha plástica ou de metal. Opções não faltam: melão, manga, melancia, banana, mamão e outros.
Duas opções simples e baratas são as batatas-doces e as mandiocas. Com fibras, elas dão sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do sistema digestivo e são ótimas fontes de nutrientes. Outra opção são as frutas desidratadas, que têm quantidades concentradas de minerais e vitaminas.

Consuma sucos e chás

Hidrate-se. Para isso, tenha sempre uma garrafinha de água com você. Nela, você pode carregar sucos naturais ou chás (sem açúcar), que, além de hidratar, ajudam no fornecimento de nutrientes. De preferência, fuja dos sucos industrializados, que têm muito açúcar adicionado e conservantes. E, claro, nem pense nos sucos em pó!

Retire o açúcar do café

Muita gente estranha, mas com o tempo o sabor do café fica mais destacado e interessante ao paladar. Além disso, é claro, deixa-se de disparar picos glicêmicos no organismo, que são comuns sempre que o açúcar entra no corpo cada vez que se toma um cafezinho.

Opte pelo chocolate amargo

Isso mesmo: não é preciso ficar sem comer chocolate. Eles são ótimas fontes de energia, mas é melhor optar pelos amargos. Preste atenção às embalagens: quanto maior o percentual de cacau e menor o de açúcar, melhor. O mais recomendável é escolher os que têm acima de 50%. Além de propiciar sensação de bem-estar, chocolates amargos são bons até para prevenir problemas cardíacos.

Evite alimentos pesados no almoço

Busque, sempre que possível, comer carnes magras e grelhadas, cereais integrais, legumes e verduras frescas no almoço. Isso ajuda a dar energia e ainda garante a disposição para trabalhar à tarde.
Alimentos gordurosos e pesados exigem muito do organismo para serem processados. Isso pode causar indisposição depois do almoço e prejudicar a produtividade do dia.

Conte com a ajuda de empresas que fornecem refeições saudáveis

Para facilitar o acesso a refeições e snacks, uma ótima opção é ter o apoio de empresas que fornecem alimentos saudáveis. Elas estão cada vez mais acessíveis, oferecem acompanhamento nutricional e podem entregar os alimentos recém-preparados e até mesmo quentes quando se precisar.
A Liv Up, por exemplo, atua em todas as fases de produção do alimento: da busca da melhor matéria-prima (com preferência a produtores rurais familiares) ao preparo dos alimentos por sua equipe de cozinheiros profissionais e nutricionistas. As entregas são feitas na grande São Paulo, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
De forma geral, com um pouco de planejamento, é possível se alimentar bem (com frutas, legumes, snacks saudáveis e hidratação), mesmo em meio a uma rotina agitada.
Gostou deste post com dicas sobre como se alimentar bem no trabalho? Quer saber como podemos ajudá-lo nessa jornada? Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos produtos.
 

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