5 alimentos pré-treino para aumentar seu desempenho
A escolha correta dos alimentos pré-treino impacta diretamente em seu desempenho e bem-estar durante os exercícios. Contudo, é preciso optar pelas quantidades e alimentos corretos para que tenha capacidade de desempenhar a atividade.
Além de saber o que comer, é importante ter atenção ao horário das suas refeições, pois alguns alimentos podem causar desconforto intestinal e mal-estar durante os treinos se consumidos pouco tempo antes do exercício.
Para ajudar você nesse assunto, fizemos uma lista com os alimentos mais indicados para consumo antes das atividades físicas. Assim, você poderá entender o porquê de cada alimento ser o ideal para o pré-treino, para que faça as substituições adequadas na sua rotina.
Shakes de proteína: ideal para rotinas corridas
A proteína é um dos nutrientes mais importantes para a manutenção de massa muscular e ainda atua em uma série de processos como a produção de hormônios, na saúde da pele e no fortalecimento do seu sistema imunológico.
Os shakes de proteína são ótimos para quem tem a rotina intensa, sem muito tempo para preparar as refeições. Existem várias opções em pó que são muito práticas. Basta adicionar o pó na quantidade indicada pelo fabricante em água e pronto.
Existem diversas versões e de diversas fontes protéicas, como por exemplo do soro do leite (Whey Protein), da ervilha (Proteína Vegana), da clara do ovo (Albumina), etc.
Essa escolha, associada a uma fonte de carboidrato, pode ser uma boa opção de refeição pré-treino. E se pensar em quanto tempo comer antes do treino, o ideal é que seja pelo menos 20 minutos antes de iniciar as suas atividades.
Batata-doce: alto teor de fibras e absorção lenta
A batata-doce já é uma velha amiga dos praticantes de esportes e frequentadores de academia. Esse tubérculo, assim como outros semelhantes (batata inglesa, cará, inhame, mandioca, etc.) possui uma absorção um pouco mais lenta devido sua quantidade de fibras, por isso, se torna uma excelente fonte de energia antes dos treinos, além de promover ótima saciedade.
Entretanto, é interessante consumir pelo menos 30 minutos antes da atividade por conta da sua digestão um pouco mais lenta.
Apesar de estarmos falando sobre o que comer antes dos treinos, é importante ressaltar que essa é uma ótima escolha para o pós-treino se for associada a outros alimentos fontes de proteína, auxiliando na recuperação muscular. A quantidade ideal varia conforme o peso, contexto geral de sua dieta, necessidades e intensidade dos exercícios que você faz.
Ovos: saciedade e energia
O ovo é um alimento muito completo. Apesar de ter sido tido como o vilão da alimentação por muitos anos, diversas afirmações que o tornavam prejudiciais à saúde foram desmistificadas.
Assim como os outros alimentos pré-treino que citamos, o ovo garante muito mais do que benefícios somente para a recuperação muscular. Esse alimento de origem animal é rico em proteínas e minerais, que garantem maior saciedade e energia.
No entanto, é preciso dar atenção ao modo de preparo. Evite prepará-los fritos, pois levam mais gordura em seu preparo, trazendo aumento do consumo calórico na dieta. Antes do treino, é interessante associa-los à frutas ou pães e consumi-los cerca de 1 hora antes do treino. Prefira consumi-lo cozido, mexido ou como omelete.
Crepioca
Uma dica para orientar as suas escolhas é: sempre combine uma fonte de carboidrato com uma de proteína. Esse é o caso da crepioca, que é a mistura da massa de tapioca com ovos. O mesmo vale para, por exemplo, sanduíches leves de pão integral com recheio de frango desfiado e queijo.
Portanto, a crepioca pode estar na sua lista de opções de alimentos pré-treino, pois funcionará como fonte de carboidrato, proteína e gorduras na mesma preparação).(obs: os ovos são gordurosos e a digestão é lenta) (Obs: tapioca é uma farinha branca)
Iogurte: um dos alimentos pré-treino rápido e prático
O iogurte combinado com nuts ou frutas é uma excelente pedida para o seu lanche pré-treino. Além de ser rápido, é um alimento fonte de cálcio, um nutriente importante para o fortalecimento dos ossos, contração muscular, e controle da pressão arterial.
Contudo, é importante saber escolher. Então prefira os desnatados, que têm menores quantidades de aditivos alimentares ou corantes e saborizantes artificiais. Opte pela versão mais natural e simples dos alimentos que não tem erro.
Os alimentos pré-treino são aqueles que fornecem energia para a sua atividade física. Então, procure evitar alimentos com muitas fibras nesse momento do dia, pois eles intensificam o trabalho do seu intestino e podem causar a sensação de estômago cheio e pesado.
Prefira fontes saudáveis de carboidratos combinadas com proteínas e gorduras boas, mas, caso tenha dúvidas, não deixe de procurar orientação de um nutricionista.