Mudando sua alimentação

Você sabe o que é a alimentação funcional?

julho 22, 2019

Você sabe o que é a alimentação funcional? Estamos falando de alimentos ou ingredientes ricos em compostos funcionais que oferecem um monte de benefícios à saúde, incluindo a melhora no funcionamento dos nossos órgãos e sistemas.

Nesse artigo, a gente vai explicar um pouquinho sobre esses alimentos, além de dar exemplos que possam ajudar você a incluí-los no cardápio pra ter uma vida mais saudável. Mas vale lembrar, antes de continuar o papo, que cada organismo é único, e a individualidade faz toda a diferença em como seu corpo reage ao que você ingere. Além disso, comer vai muito além de compostos e nutrientes, então pense em enriquecer suas possibilidades com as nossas dicas, e não em limitá-las. Combinado?

Então vem com a gente: vamos detalhar o que são os compostos funcionais, falar de alguns bem importantes e contar onde encontrá-los.

Afinal, o que são compostos funcionais?

Os compostos funcionais são aqueles que fazem mais que oferecer nutrientes para o corpo: eles podem aumentar o bem-estar e a saúde ou prevenir doenças, e estão presentes em uma grande variedade de alimentos. Pra você entender isso melhor, vamos dar alguns exemplos ilustrativos, baseados em informações do Ministério da Saúde. Olha só.

Isoflavonas

As isoflavonas são um composto funcional classificado como fitoestrógeno. Isso porque a estrutura química delas é muito parecida com a do estrogênio, um hormônio feminino, e sua interação com o corpo pode gerar reações semelhantes, relacionadas ao ciclo menstrual, à ovulação e, ainda, ao funcionamento do útero. Além disso, sua ação anticâncer aparece numa série de artigos científicos.

Elas estão presentes em alimentos como a soja e derivados. Por isso, beber o extrato dessa leguminosa, também conhecido como leite de soja, e consumir produtos feitos com a farinha do grão é super-recomendado para as mulheres. Um bom hambúrgueres de soja também entra no cardápio de quem precisa ingerir isoflavonas – mas não custa lembrar: um profissional de nutrição é quem vai dizer com propriedade que tipo de composto você deve consumir.

Proteínas de soja

O grão também é fonte de proteínas que desempenham funções essenciais no nosso organismo. Elas são especialmente ativas na redução dos níveis de colesterol no corpo. Os alimentos que ajudam a ter esses benefícios são basicamente os mesmos de quem quer aumentar a ingestão de isoflavonas.

Flavonoides

Os flavonoides são mais um composto funcional que ajuda a combater o câncer, além de terem um papel importante na dilatação dos vasos sanguíneos. Encontrados em alimentos derivados da soja, mas também em frutas cítricas, no tomate e no pimentão, por exemplo, os flavonoides são aliados importantes da saúde, por terem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Ácidos graxos

Os ácidos graxos, ou simplesmente gorduras, podem ser fonte de ômega-3 e outros compostos funcionais que participam de várias funções do nosso organismo. Seus benefícios podem ser percebidos nos seguintes aspectos:

  • diminuição do LDL (ou mau colesterol);
  • ação anti-inflamatória;
  • desenvolvimento cognitivo, especialmente dos recém-nascidos;
  • produção de anticorpos e hormônios.

Mas onde encontrá-los?

Presentes em óleos naturais e gorduras de diferentes fontes, os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturados. Os primeiros vêm da carne vermelha, dos ovos e do leite integral. Já os ácidos graxos monoinsaturados estão presentes em oleaginosas como amendoim e nozes, no abacate e, ainda, na oliva e na canola. Os ácidos graxos poli-insaturados, por sua vez, vêm do consumo da carne de peixe e, ainda, de óleos vegetais extraídos do milho, da soja, de amêndoas, das castanhas e de girassol.

Além desses, existe uma série de outros compostos funcionais como catequinas, licopeno, luteína, xantinas e até fibras solúveis e insolúveis. A lista segue, cada um com benefícios diferentes – tá vendo só por que é tão importante ter uma alimentação variada?

5 benefícios da alimentação funcional

Quer conhecer ainda mais vantagens de se consumir alimentos funcionais? Fizemos uma lista bacana pra você se inteirar.

1. Intestino regulado

Sabe quando a sua mãe (ou a sua avó) mandava você comer mamão para o intestino funcionar direitinho? Elas não estavam erradas. A fruta tem um composto chamado papaína que, de fato, ajuda no processo digestivo.

Mas ela não é a única. Cereais, hortaliças, leguminosas e diversos tipos de frutas — desde que consumidas com as cascas — são alimentos ricos em fibras insolúveis, que atuam diretamente no trânsito intestinal.

Além disso, alimentos como cevada, aveia, maçã, goiaba e até mesmo o bagaço de frutas cítricas (como a laranja) atuam diretamente no estômago e no intestino delgado, facilitando a digestão. Isso ocorre também devido à presença de fibras – que, nesse caso, são solúveis. Lembra que a gente já falou sobre elas por aqui? Vale apontar que só as fibras não fazem milagre: é essencial beber água pra que elas possam fazer seu trabalho direitinho.

2. Pele hidratada

Pois é, beber água é fundamental para manter o corpo hidratado. E ela ainda tem alguns aliados interessantes pra ajudar na manutenção desse estado de hidratação: os sais minerais. Com esse time em campo, todo o organismo se mantém em pleno funcionamento e até a pele fica mais bonita.

Entre os alimentos ricos em sais minerais, destacam-se:

  • melancia;
  • pera;
  • água de coco;
  • melão.

3. Cabelos saudáveis

Um cabelo bonito é resultado não apenas de uma visita ao salão de beleza ou do uso de produtos de qualidade. Os reflexos daquilo que comemos aparecem na nossa mente e no nosso corpo — até mesmo nas madeixas!

Você sabia que alimentos ricos em silício, assim como aqueles repletos de ômega 3, 6 e 9, equilibram a lubrificação capilar? O balanceamento das gorduras nos fios de cabelo é essencial pra que eles fiquem mais brilhantes e fortes.

Entre os alimentos funcionais ricos em silício destacam-se cereais, como a aveia; gramíneas, como a cevada; além de vegetais, como a salsa. Já entre os alimentos ricos em ômega 3, como já mencionamos, estão os peixes, mas não só eles — as oleaginosas, a semente de linhaça e, ainda, o azeite extravirgem também se incluem nessa categoria.

4. Organismo mais longe do câncer

Há diversos alimentos funcionais que contam com compostos anticâncer, ou seja, aqueles que previnem o seu desenvolvimento no organismo. Além das já mencionadas isoflavonas, o licopeno é outro exemplo de composto funcional capaz de prevenir o câncer, mais especificamente o de próstata. O tomate, a melancia e a goiaba-vermelha são exemplos de alimentos ricos em licopeno — notou que todos são da mesma cor? Não é coincidência!

Os indóis e os isotiocianatos também são considerados compostos funcionais anticâncer, prevenindo, principalmente, o de mama. A ingestão frequente de couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, mostarda e brócolis pode ajudar a evitá-lo.

As fibras solúveis e insolúveis, que já citamos e que são essencialmente usadas para melhorar o sistema digestivo, também ajudam a evitar o desenvolvimento do câncer — nesse caso, o de cólon.

5. Coração saudável

Existem compostos funcionais que agem diretamente no coração, como é o caso dos estanóis e esteróis vegetais. O consumo frequente de alimentos fonte dessas substâncias auxilia na redução das chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

Notou que, até agora, falamos sobre alimentos que participam da manutenção da saúde, e não sobre compostos milagrosos? Pra isso fazer sentido, tenha em mente que o ideal é fazer boas escolhas alimentares frequentemente, incluindo esses ingredientes no seu cardápio dia após dia. Afinal, de nada adianta comer um monte de soja na segunda-feira e barbarizar na carne vermelha o resto da semana, né?

Tem mais: a alimentação funcional não serve como remédio ou tratamento contra problemas já existentes, ok? Nesses casos, é sempre importante procurar por auxílio médico. É assim que se mantém um corpo saudável e pronto para encarar qualquer desafio que surja pelo caminho.

No mais, aproveite o prazer de comer, principalmente comida de verdade. E se ficar difícil ter acesso a ela na correria da sua rotina, lembre-se que dá pra contar com a gente. É só fazer seu pedido online pra receber tudo em casa e curtir uma refeição saudável e gostosa em minutos!

Até a próxima!

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