Alimentação Saudável

Xilitol faz mal? Saiba mais sobre esse adoçante natural

janeiro 24, 2020
xilitol faz mal?

A preferência pelo sabor doce é muito comum entre os brasileiros, no entanto, sabemos dos malefícios que o consumo exagerado de açúcar pode trazer à saúde. Que tal conhecer uma alternativa mais saudável sem perder o sabor? Vem descobrir se o adoçante natural xilitol faz mal (ou não!). 

O que são os adoçantes naturais?

Os adoçantes naturais são obtidos através do extrato de plantas, frutas ou até mesmo de alimentos de origem animal. Assim, esses adoçantes não passam por nenhum tipo de reação química. Por isso, diferente dos adoçantes artificiais, estudos científicos mostram que os adoçantes naturais, quando consumidos de maneira equilibrada, não prejudicam a saúde e o bem-estar, nem mesmo a longo prazo. 

Muitos adoçantes naturais já são conhecidos, entre eles destacam-se: a frutose, a sacarose, o eritritol, a stévia e o assunto da vez, o xilitol.

O que é Xilitol?

O xilitol é um adoçante natural que pode ser utilizado pra substituir o açúcar, afinal, apresenta o mesmo poder adoçante da sacarose, produto que conhecemos como “açúcar de mesa”.

Ainda, o xilitol apresenta 2,4 calorias em cada grama, ou seja, a metade do valor calórico do açúcar tradicional, além de possuir baixo índice glicêmico, o que auxilia na absorção controlada de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia. 

Como o Xilitol é produzido?

Por ser um adoçante natural, o xilitol é produzido a partir das fibras de alguns vegetais como o milho e de algumas frutas vermelhas como a ameixa e a framboesa, por exemplo. O xilitol torna-se um pó branco e cristalino, sem cheiro.   

Mitos X Verdades do Xilitol

Xilitol faz mal porque engorda

Mito. Nenhum alimento ou produto alimentício sozinho é capaz de nos fazer “engordar” ou “emagrecer”. O que vale é o nosso padrão alimentar, ou seja, o conjunto das nossas escolhas alimentares. Sendo assim, podemos afirmar que a substituição do açúcar pelo xilitol – em quantidades controladas, é claro! Em suma, é uma escolha bastante inteligente pra saúde e para o controle de peso. 

Xilitol tem um gosto amargo

Mito. Como já citamos por aqui, o xilitol apresenta um poder de dulçor igual ao do açúcar. E, além disso, ainda produz um efeito refrescante na boca. 

Xilitol não causa cáries

Verdade. O xilitol é super importante para a saúde da boca. Isso porque não é fermentado pelos micro-organismos da flora bucal. Assim, esse adoçante natural tem efeito positivo na remineralização dos dentes e na prevenção de cáries dentárias. 

Além de adoçar, o Xilitol traz benefícios pra saúde

Verdade. Estudos científicos recentes têm demonstrado que o xilitol pode ter efeitos positivos sobre o organismo. Saiba um pouco mais:

  • Apresenta efeitos positivos no controle e prevenção da diabetes;
  • É importante para o sistema de defesa do corpo, ou seja, melhora a imunidade;
  • Ajuda na diminuição do aparecimento de cáries e do sangramento de gengivas. É muito benéfico pra higiene bucal;
  • Diminui e controla possíveis desconfortos causados pela digestão;
  • Contribui com as bactérias “do bem” presentes no intestino;
  • Ajuda no tratamento de desordem do metabolismo das gorduras e de lesões renais;
  • Pode auxiliar na prevenção de infecções pulmonares, inflamações no ouvido e perda de massa óssea (osteoporose);
  • Auxilia na melhora da energia física e mental.

Como usar o Xilitol?

O xilitol pode ser usado tanto em preparações frias (adoçando sucos e sobremesas, por exemplo), quanto em preparações quentes (adoçando cafés, chás e até mesmo como ingrediente de receitas de bolos e tortas). 

Por fim, mesmo sabendo que não é verdade que o xilitol faz mal, é importante lembrar que nenhum adoçante (artificial ou natural) deve ser utilizado de forma exagerada. A dose segura para o consumo do xilitol é de no máximo 60g por dia, sendo que o excesso pode ter efeito laxativo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o xilitol, então que tal investir em escolhas mais saudáveis pra sua rotina alimentar? Descubra as refeições deliciosas e nutritivas da Liv Up

Referências bibliográficas

Revista Food Ingredientes. Dossiê: Edulcorantes. n. 24, 2013.

Mussatto SI, Roberto IC. Xilitol: edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Braz J Pharm Sci 38:401–413; 2002.

You Might Also Like

Scroll Up