Alimentos congelados perdem nutrientes? Veja opções saudáveis

Afinal, alimentos congelados fazem mal? Isso é uma das dúvidas mais frequentes da maioria das pessoas e hoje a nossa nutricionista Bruna Quaglio, do time de pesquisa e desenvolvimento aqui da Liv Up, vai nos ajudar a compreender mais sobre o tema.
Alimentos congelados fazem mal?
O congelamento de alimentos é uma prática muito comum em grande parte das famílias. Afinal, quem nunca foi, literalmente, com sede ao pote de sorvete e teve a maior decepção de descobrir que na verdade era feijão congelado.
Produtos congelados é uma forma comum de preservar alimentos por mais tempo e garantir que sua validade aumente. Esse fenômeno ficou ainda mais em pauta, pelo crescente aumento de hábitos alimentares saudáveis.
O congelamento é uma alternativa muito atrativa de já deixar o alimento da semana pronto, facilitando seu preparo e trazendo praticidade. Então, o alimento congelado faz mal ou não? Bruna responde: “Se congelado e descongelado da maneira correta não haverá perdas significativas”.
É importante frisar que o descongelamento correto é tirar o alimento do freezer e colocar diretamente na geladeira, nunca em temperatura ambiente. Além disso, é importante conhecer que nem todo alimento pode ser congelado, como é o caso dos ultraprocessados.
Por que evitar alimentos congelados industrializados ultraprocessados?
Não é segredo e nem novidade, que os alimentos industrializados são perigosos para a nossa saúde e inimigos da alimentação saudável. E no caso do congelamento, eles são ainda mais perigosos.
Bruna explica o porque: “Os alimentos congelados ultraprocessados contém quantidades significativas de gorduras ruins, sódio e diferentes conservantes. A junção de tudo isso no longo prazo pode acarretar problemas de saúde.”
Qual a vantagem dos produtos congelados?

Os alimentos congelados são um costume que passa de geração em geração. Logo, é um hábito que promove diversos benefícios para a alimentação e também auxilia na redução de desperdícios de alimentos. Confira as vantagens:
Reduz o desperdício de alimentos
Não é nenhum segredo que cada ida ao mercado é um susto diferente com o preço da alimentação. Portanto, quanto menos se desperdiçar os alimentos, mais se economiza na conta ao final do mês.
Congelar produtos garante que eles durem mais tempo, evitando ter que ficar repondo. E no caso de alimentos já preparados, é uma ótima maneira de garantir mais refeições, trazendo praticidade.
Conserva as propriedades nutricionais
O processo de ultracongelamento, que inclusive é o que nós utilizamos na Liv Up para as refeições congeladas, faz com que o valor nutricional do alimento se preserve. Ou seja, quando congelado, ele se torna rígido e suas moléculas não se movimentam, o que impedem que microorganismos se proliferem e o processo de deterioração diminui.
Mas lembrando sempre: é preciso respeitar a forma correta de congelar e descongelar cada alimento, ok? Senão, além da perda dos nutrientes, também corre-se o risco de infestação microbiótica.
Praticidade e facilidade
E por fim, mas não menos importante, a praticidade de preparo. Os alimentos congelados facilitam a vida de quem tem uma rotina corrida, permitindo manter o equilíbrio na alimentação e mais saúde.
Na Liv Up, por exemplo, você encontra porções individuais de proteínas e acompanhamentos para criar um cardápio de alimentação saudável repleto de sabor. Assim, você garante que vai se alimentar bem mesmo com uma rotina corrida e repleta de contratempos.
Existem refeições congeladas que são saudáveis?

A resposta é sim! Como já dissemos nos tópicos anteriores, o congelamento correto e o processo certo de descongelar, mantém todos os nutrientes do alimento e garantem que ele se preserve por muito mais tempo.
Além disso, existe a possibilidade de ter alimentos congelados a domicílio, como é o caso dos produtos Liv Up. São refeições completas, sendo porções individuais ou kits para toda a semana, com todos os nutrientes que precisa para se manter com saúde.

Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais