Mudando sua alimentação

Menos gordura, mais água: dicas e alimentos para o verão

novembro 29, 2018

Quando você lembra no fim de ano é impossível não pensar na chegada do verão e nas festas de confraternização. É um período de muito calor e que as pessoas têm o costume de exagerar na alimentação. No entanto, isso não é muito bom. Pensando nisso, elaboramos um texto com dicas e alimentos para o verão.

Se você é uma das pessoas que exageram na comida, que tal pensarmos em uma reeducação alimentar? É possível entrar na farra de fim de ano, mas mantendo uma alimentação saudável.

Ou, pelo menos, sem comprometer o funcionamento correto do seu organismo.

Existem alimentos indicados para essa época. A maioria deles, serve para qualquer momento do ano, mas nesse período podem ter um fator especial (nós vamos explicar!!). Por isso, vamos por partes.

Esse texto tem como objetivo criar um equilíbrio alimentar e dar dicas para essa reta final. Lembre-se: nada em excesso faz bem.

O verão

O verão, apesar de ser maravilhoso, necessita de alguns cuidados. As altas temperaturas podem ser traiçoeiras para uma série de questões, que separamos para você.

  1. Fadiga
  2. Desidratação
  3. Hipertermia

Falando um pouco do terceiro item, a hipertermia é um quadro que pode acontecer no verão. Esse fenômeno ocorre quando o organismo começa a esquentar (isso é mais provável durante o exercício físico).

É nesse momento, que citamos o primeiro item: fadiga. Além dela, a hipertermia também pode causar náuseas e câimbras.

O calor também exige uma atenção especial para hidratação. Existe uma recomendação para beber mais água nesse período.

Claro que cada corpo varia entre um e outro, mas em média, é recomendado tomar 2L por dia.

Caso contrário, a desidratação pode acarretar outros problemas para seu corpo.

Alimentos para o verão

Caro leitor, agora que você já sabe alguns riscos que o verão pode causar, que tal descobrirmos alguns alimentos para o verão?

Eles são recomendados, principalmente, por serem leves e com uma tabela nutricional interessante para esse período.

Cenoura

A cenoura é um dos alimentos indicados, principalmente para sua pele. Ganhe aquele bronzeado com segurança (não esqueça do protetor solar!!).

Ela possui um alto valor nutritivo: fonte de fibras, potássio, cálcio, vitaminas.

Por isso, a lista de benefícios para saúde é imensa: protege a visão, câncer, envelhecimento e por aí vai.

Além de tudo isso, a cenoura pode ser ingerida na salada ou até mesmo sozinha.

Frutas, sucos e vitaminas

Existe algo mais apropriado para o verão? (Vale para toda sua rotina também!!!)

Frutas, sucos e vitaminas são refrescos e muito bem-vindos em dias de calor.

Melancia, abacaxi, melão, laranja, mamão são exemplos de frutas que podem servir muito bem para o seu paladar.

Entre os sucos, opte pelos naturais (já explicamos o porquê).

Snacks

Os snacks são ótimas opções para matar sua fome e não dar aquela “inchada”. Substitua os salgadinhos e docinhos por castanhas, batata-doce, chips e entre outros. (Garanto que são bem gostosos!!).

Agua de coco

Englobando o tema alimentos para o verão chegamos na água de coco. Tem melhor combinação que praia, sol e água de coco?

Além de ser refrescante nesse período, ela também é rica em potássio e elimina as toxinas. (Não pode faltar no seu dia!!)

>> Dica importante

Todos sabemos que tomar sorvete no calor é quase obrigatório, por ser muito refrescante. Mas já pensou em substituir por algo mais saudável?

Uma sugestão é congelar algumas frutas (você escolhe o sabor!!) e fazer o seu próprio sorvete caseiro.

Depois basta retirar do congelador e bater no liquidificador, até que virem uma espécie de creme.

Algumas misturas ficam deliciosas!!

Menos gordura

Sentir o corpo mais inchado no verão é normal, mesmo sem ter exagerado na comida.

Nessa época do ano, comemos com mais frequência frituras ou alimentos com alta concentração de sódio. Quanto mais sódio, mais inchaço do corpo.

Além disso, no calor, nossas veias ficam mais dilatadas e também interferem nesta sensação.

Lembra quando falamos para tomar apenas suco natural? O suco industrializado não é das melhores opções, principalmente por sofrer modificações e perder alguns nutrientes preciosos nesse processo.

Exercício físico ajuda

Não esqueça de realizar exercícios físicos na sua rotina (eles vão diminuir essa sensação!). Nesse período, evite fazer debaixo do sol forte.

Caro leitor, essas foram algumas dicas para você curtir de forma equilibrada o fim de ano. Aproveite!

 

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