Sustentabilidade

Agricultura familiar, Bel Coelho e uma receita sustentável

outubro 29, 2019


Agricultura familiar

Aqui dentro da Liv Up, a valorização da agricultura familiar é parte da nossa essência. É algo que está sempre no nosso radar e que trabalhamos a partir da parceria com os produtores rurais.

Ao longo do tempo, construímos uma equipe dedicada para cuidar e acompanhar esses fornecedores, assim garantimos nosso abastecimento de alimentos orgânicos seguindo os princípios do Fair Trade (Comércio Justo).

Para quem não está acostumado com esse termo, o Comércio Justo tem como objetivo estabelecer contato direto entre o produtor e o comprador, reduzindo o impacto da instabilidade do mercado global.

Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o Fair Trade se tornou uma alternativa ao comércio tradicional.

Desta forma, essa parte da nossa essência contribuiu para a produção de alimentos de maior qualidade, frescos e nutritivos, sem falar da oportunidade que temos para divulgar o trabalho destes produtores apaixonados pela realidade no campo. 

Bel Coelho

Para quem ainda não a conhece, a Bel Coelho é uma grande chef de cozinha. Já foi premiada por seu restaurante Clandestino e é apresentadora do Receita de Viagem, do Discovery TLC, mas sua carreira vem de longa data.

Formada pelo Culinary Institute of America (CIA), Bel passou por alguns dos principais restaurantes do mundo, com nomes Fasano, D.O.M., do conhecido Alex Atala, Buddah Bar e Sabuji, onde  recebeu o prêmio de Chef Revelação, oferecido pelo júri de Veja São Paulo. Todas essas experiências permitiram que ela criasse um repertório muito rico em técnicas de cozinha, o que confere muita personalidade a seus pratos.

Em seu programa, Bel explorou a autêntica cozinha do Brasil ao percorrer mais de 35 cidades brasileiras, ampliando ainda mais o seu conhecimento e carregando algo que, para ela, é indispensável: a diversidade da nossa culinária.

E foi nessa pegada que ela se aproximou de diversos produtores rurais e começou a se interessar pela agricultura familiar. Hoje em dia, ela acredita que esse é o caminho para conseguir manter as florestas em pé e alimentar o Brasil.

Uma receita sustentável

Um certo dia, paramos para pensar: nós valorizamos a agricultura familiar e a Bel Coelho também. Nós prezamos pela boa alimentação e a Bel também. Isso sem contar o fato de que ela é uma grande inspiração para o mundo da gastronomia.

Por que, então, não convidar a grande Chef para preparar um prato conosco? Fizemos o convite e ela aceitou!

Em conjunto conosco, a Bel fez uma receita usando ingredientes provenientes da agricultura familiar de um dos nosso fornecedores: o Ramon.

Levamos a Chef até o sítio dele, em Corumbataí, interior de São Paulo, para ver de perto o trabalho de cultivo orgânico que ele faz por lá. E, vamos te falar: foi uma experiência incrível!

Se quiser, você pode conferir o resultado dessa visita aqui nesse vídeo 😉


O resultado de tudo isso não poderia ter sido melhor: Legumes ao leite de coco e gengibre, acompanhado de uma Farofa d’água com lentilha.

E aí? Que tal experimentar esses sabores? Clique aqui para se deliciar 😉

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up