Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre incluir na rotina um shot de água com limão. Mas você sabe quais são os benefícios dessa dupla?
Primeiramente, é preciso atenção para não cair em alguns mitos relacionados ao consumo de água com limão. A ingestão isolada dessa combinação não confere nenhum benefício ao emagrecimento, uma vez que o responsável por esse resultado é obtido através do déficit calórico, que pode ser feito por meio da alimentação e exercício físico, associados com bons hábitos de vida de maneira geral.
Quais os benefícios de tomar água com limão?
O consumo pode sim apresentar benefícios que de alguma forma favorecem o emagrecimento, mas não diretamente. Por exemplo, é uma ótima opção caso seja consumida no lugar de alguma outra bebida rica em calorias, como refrigerantes e sucos industrializados.
Sua maior indicação, no entanto, é para contribuir com o fortalecimento do sistema imunológico devido a vitamina C, especialmente no inverno, quando é mais comum que pessoas fiquem resfriadas. Além do limão, para essa finalidade pode ser acrescentado alguns alimentos com potencial antioxidante, como cúrcuma, pimenta do reino, gengibre e um pouco de mel ou melado de cana, dentre outros ingredientes que podem compor um shot para fortalecer a imunidade.
A vitamina C presente no limão, também é interessante visando melhorar a absorção de outros nutrientes, como é o caso do ferro. Ou seja, consumir água com limão após as refeições, contribui para melhor aproveitamento dos nutrientes.
Precisa ser pela manhã?
O consumo dessa combinação não exige um horário definido, porém, misturar o limão com água morna na parte da manhã é uma boa opção com a finalidade de auxiliar em melhor funcionamento do intestino.
Pode tomar água com limão todos os dias?
De maneira geral, sim. Mas é preciso ficar atento. O suco dessa fruta é altamente ácido, então o consumo excessivo pode corroer o esmalte dos dentes e danificá-los. Sendo assim, é importante consultar o seu dentista para verificar se não está causando algum dano para os seus dentes e qual a melhor forma de evitar possíveis desgastes.
Desmistificando a água com limão:
A água com limão não possui o efeito de alcalinizar o sangue, nem qualquer alimento, seja ele mais ácido ou mais alcalino, exerce influência sobre o pH sanguíneo. No corpo humano os responsáveis por manter o pH corporal são os pulmões e os rins.
De forma semelhante, o consumo de água com limão também não exerce efeito de desintoxicação no organismo. Diversos órgãos contribuem com o processo de desintoxicação, com destaque para o fígado, e determinados nutrientes podem sim contribuir para isso, mas é uma junção de compostos e não somente a água com limão de forma isolada.
Por fim, consumir água com limão não vai acelerar o seu metabolismo, mas pode colaborar para um melhor funcionamento do seu corpo.
Quem deve evitar água com limão?
É válido lembrar que o que é bom para um pode não ser bom para o outro. Por exemplo, deve ser evitado por pessoas com sensibilidade ao ácido cítrico, já que podem sentir alterações na pele e desconfortos gástricos.
Se optar por consumir água com limão, observe o seu corpo. Caso sinta qualquer desconforto, busque acompanhamento nutricional ou médico para verificar se o consumo é indicado para seu caso.
![]() |
Conteúdo revisado por Denise CardosoNutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Vegetariana. Atualmente, em curso profissionalizante de Natural Chef. |