7 benefícios da pasta de amendoim e como consumir no dia a dia

Muito consumida por quem pega firme nos treinos, ela gera dúvidas sobre a sua composição nutricional. Afinal, quais são os benefícios da pasta de amendoim? Ela é saudável mesmo contendo gorduras?

Entendemos a preocupação, pois grande parte desse alimento é composto por óleos naturais. Contudo, fique tranquilo, pois se tratam de gorduras boas. Além disso, essa gostosura faz muito bem pra saúde e pode ser incluída em uma alimentação saudável. Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura e confira!

A pasta de amendoim é saudável mesmo?

Apesar de ser muito usada por quem leva uma alimentação saudável, é comum as pessoas ficarem receosas antes de comer a pasta de amendoim. Como pode um alimento ser tão gorduroso e fazer bem pra saúde ao mesmo tempo?

A verdade é que há algum tempo as gorduras saturadas, que fazem parte do total de lipídeos do amendoim, foram absolvidas do título de vilãs. A maior fração é feita por gorduras insaturadas (ômega-6 e ômega 9) — um conjunto de ácidos graxos essenciais com propriedades incríveis para a saúde, como a ação anti-inflamatória.

Além disso, a pasta de amendoim apresenta uma boa quantidade de proteína vegetal. São aproximadamente 25 gramas de proteína a cada porção de 100 gramas do alimento, o que é ótimo, principalmente para quem opta pela fonte vegetal. Depois dessa explicação deu pra perceber que essa delícia também é muito nutritiva, né?

Vale lembrar que não é recomendado consumir 100 g de pasta de amendoim, devido, principalmente, seu alto valor calórico. Entretanto, é uma ótima opção para complementar a alimentação.

Quais são os benefícios da pasta de amendoim?

Os benefícios da pasta de amendoim estão ligados não somente a todos os nutrientes que ela apresenta, mas também aos seus efeitos que eles exercem sobre o nosso organismo. Veja.

Aumenta a saciedade

As gorduras e as proteínas têm um tempo maior de digestão. Por esse motivo, a pasta de amendoim ajuda a nos manter saciados por mais tempo. Pode reparar que ao comer um punhado de amendoim logo ficamos satisfeitos.

É versátil e prática

Sabia que dá pra fazer receitas doces e salgadas com a pasta de amendoim? Sim, por isso que ela é muito versátil e prática de consumir, além de ser uma delícia. Esse beneficio é bem legal, principalmente pra quem tem o dia a dia corrido e precisa de algo gostoso, nutritivo e rápido de comer.

Pode ser saborizada

A pasta mais comum é a integral feita apenas com o amendoim processado. Entretanto, existem versões tão deliciosas quanto: basta acrescentar mais ingredientes saudáveis para saborizar. Pode ser colocado cacau em pó, chocolate 70%, adoçante natural (xilitol, por exemplo), coco ralado, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e outros.

Ajuda no ganho de massa muscular

Sabemos que ganhar massa muscular demanda disciplina nos treinos e uma alimentação regrada. A pasta de amendoim pode ajudar e muito nesse caso. Por fornecer maior quantidade de calorias e proteínas, pode auxiliar na hipertrofia muscular. É um bom para quem tem o objetivo de aumentar a massa magra.

É nutritiva

Nem só de gorduras boas e proteínas se faz a pasta de amendoim. Ela carrega também uma série de nutrientes, que são muito bem aproveitados pelo nosso organismo. São eles:

  • vitaminas do complexo B;
  • manganês;
  • cobre;
  • ácido fólico;
  • vitamina E;
  • fósforo;
  • magnésio.

Contém ômegas

Os ômegas 6 e 9 são tipos de gorduras boas que fazem muito bem pra saúde por serem ótimos antioxidantes, protegendo nossas células.

Como incluí-la na alimentação?

A pasta de amendoim é tão perfumada e bonita, que dá vontade de abrir o pote e devorar pura mesmo. Contudo, atenção! Não é porque ela é saudável que se pode abusar na ingestão, hein? Por ser calórica, deve caber direitinho na alimentação, sem extrapolar.

Geralmente, a recomendação diária é de até duas colheres de sopa (30 g). Entretanto, é sempre bom procurar o nutricionista para saber a quantidade individualizada. Aliás, esse é um cuidado que a gente deve ter com todos os alimentos, não é verdade? Então como consumir essa iguaria? As maneiras são tantas que você não vai acreditar. Dá uma olhada.

Sobremesas

As sobremesas saudáveis são, talvez, o maior emprego da pasta de amendoim. Por conta do sabor e da consistência, o ingrediente ajuda nas mais diversas receitas de doces fit. Dá pra fazer bombons com chocolate 70%, rechear bolos, brownies e crepes, preparar picolés, sorvetes e até mesmo tortas.

Bebidas

Já experimentou colocar a pasta de amendoim na sua vitamina de banana? Fica sensacional. Você também pode acrescentar em bebidas com outras frutas, shakes e no whey protein. Ela confere cremosidade e um gostinho todo especial.

Lanches

O sanduíche de pasta de amendoim com geleia é muito famoso nos EUA e é uma combinação realmente muito gostosa. Contudo, não é só essa dupla que faz sucesso nos lanches. Você pode usar a pasta com biscoitos integrais de arroz ou como ingrediente de um cookie saudável, por exemplo. É uma ótima sugestão para saciar a fome da tarde.

Pratos salgados

Já pensou em usar a pasta nas suas receitas salgadas? Pois saiba que isso é totalmente possível. No final das contas, a gente já consome o amendoim das duas maneiras (doce e salgada), né? O frango ao molho de pasta de amendoim e a couve-flor apimentada com pasta de amendoim são ótimas opções.

Viu como são vários os benefícios da pasta de amendoim? Ela é um alimento tão simples e que leva apenas um ingrediente, mas com um valor nutritivo enorme. Além de tudo é gostoso e muito versátil para consumir no dia a dia.

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