Matcha: benefícios pra saúde e como consumir
Há tantas opções, sabores e versões dessa bebida tradicional que o hábito das infusões foi disseminado em todo o mundo. Apesar dos chás não se limitarem ao chá verde japonês, o matcha tem se destacado cada vez mais e não é apenas pelo seu verde forte e bem característico. A versatilidade e propriedades únicas que ele traz faz com que a iguaria chame a atenção, principalmente de quem busca um estilo de vida mais equilibrado.
Acompanhe a seguir pra conhecer um pouquinho mais desse pó que pode fazer maravilhas pra sua saúde e é uma delícia!
O que é matcha?
Ele é resultado de quando é moída a planta do chá verde, também conhecida como chá-da-Índia ou até mesmo pelo nome científico, Camellia Sinensis. O matcha em pó em chás, é a aplicação mais comum e utilizada tradicionalmente na cultura oriental. Mas, recentemente, tem sido usado também pra saborizar e até mesmo colorir alimentos ao ser inserido em receitas bem diferentes.
Muito confundido com o chá verde convencional, o chá de matcha de fato possui muitos pontos em comum. Ambos têm a cor verde e são provenientes da mesma planta. A grande diferença é a forma com que o vegetal que se transformará em matcha é tratado, desde o plantio até a manutenção do seu cuidado. Outro diferencial é que no matcha consumimos a folha por completo, pois vem em pó. Ou seja, desperdício zero.
Enquanto o clássico chá tem processos comuns de plantio, cuidados com a planta, colheita e tratamento das folhas pra resultar na bebida; no caso do matcha a Camellia Sinensis é cultivada em local protegido do sol (é daqui que vem a sua cor verde mais intensa, viu?). Desse modo, ele resulta em uma composição única e se qualifica pro processo único de como fazer matcha. Possui níveis maiores de cafeína, clorofila e teanina, sendo mais uma excelente opção antioxidante pro o organismo.
Quais os benefícios do chá matcha?
Falando em termos práticos e do dia-a-dia, o chá matcha é uma excelente opção pra dar um up no seu metabolismo, auxiliando de forma geral o organismo por conta dos antioxidantes. Também conhecido por mandar a preguiça embora por conta da sua concentração de cafeína.
A seguir, separamos uma listinha pra você conferir alguns dos benefícios que o matcha oferece:
- Reduz os níveis de açúcar no sangue;
- Desperta as funções cognitivas;
- Diminui os níveis de stress;
- Apoia a sensação de saciedade;
- Mantém os radicais livres afastados;
- Contribui para uma melhor saúde da pele;
- Ajuda a queimar gorduras e, consequentemente, a perder peso.
É bom ressaltar que o matcha é um coringa e também serve em pães, bolos, outros tipos de bebidas, etc. Você tem várias opções pra poder encaixá-lo nas suas refeições, basta deixar a criatividade te guiar e adicionar essa iguaria ao dia a dia.
Qual é o gosto do matcha?
O matcha tem um gosto amarguinho que lembra bastante o sabor da erva-mate, por exemplo. Por essas e outras que ele é comumente servido com outros ingredientes que tornam a sua degustação mais agradável pra certos paladares. Mas o seu preparo clássico sem adição de adoçantes ainda é a mais comum e queridinha, além de ser a mais saudável!
Além da cafeína, o matcha tem ganhado novas opções de saborização que lembram bem o tão querido café. Claro que o sabor pontual não é exatamente igual, mas os amantes da bebida que têm aquele carinho especial pelo gostinho amargo, poderão aproveitar no chá. Inclusive, dentre as várias aplicações do matcha, bebê-lo pra “acordar”, ou despertar, está como uma das principais. Mais uma semelhança!
5 receitas de matcha pra rotina
Agora que você já conhece mais sobre o matcha e sabe também dos seus benefícios, que tal aprender a colocá-lo no seu cardápio? Separamos algumas receitas pra que você possa se aventurar com esta delícia super saudável e adicioná-la de uma vez por todas na rotina. Bora lá?
Matcha latte
Uma bela mistura de matcha com leite, esta delícia é bem acessível e pode ser consumida na primeira hora do dia.
Modo de preparo
Coloque em um recipiente 1 colher de chá de matcha em pó e 2 colheres de chá de açúcar mascavo. Depois adicione 3 colheres de sopa de água morna e misture bem. Adicione 300 mL de leite quente e misture bem novamente.
Quando atingir o ponto de verdinho mais claro, acrescente meia colher de chá de canela em pó pra dar um gostinho mais especial ainda e está pronto pra servir e tomar!
Tempo de preparo estimado: 3 minutos.
Matcha latte gelado
Com um preparo bem semelhante ao do matcha latte original, dessa vez substitua o leite quente por leite gelado e, ao final, adicione de 4 a 6 cubos de gelo. Uma excelente opção para quem se apaixonou pelo sabor e quer degustar até mesmo no verão.
Bolo chiffon de matcha
Mais uma delícia chegando na área, mas dessa vez por uma receita de bolo com aquele toque diferente. Que um bolo é gostoso você provavelmente já sabe, mas está na hora de unir o útil ao agradável e mergulhar de cabeça nessa receita.
Pão de matcha de fermentação natural com chocolates
Seguindo o mesmo princípio do bolo de matcha, essa receita traz uma saborosa sobremesa que pode servir de lanche também! A combinação perfeita do perfume e do sabor característicos do matcha e do chocolate.
Sorvete de matcha
Se o matcha com chocolate já despertou o seu interesse, o que você diz de um sorvetinho de matcha? Essa iguaria chega para conquistar um lugar no seu menu.
Agora já a par do quão variado o universo de matcha pode ser, é bom frisar que não se deve abusar pelos seus índices de cafeína. Não é recomendado o consumo na parte da noite para evitar que você perca o sono. De resto, é só se jogar nas receitas!