Saiba quantas frutas comer por dia e seus benefícios
A inclusão de frutas é super importante para uma alimentação saudável e equilibrada. O que muita gente se pergunta é quantas frutas comer por dia e se existe “consumo excessivo” desse tipo de alimento.
O fato é que elas trazem diversos benefícios à saúde, fornecem nutrientes essenciais, assim como ajudam a afastar doenças. A seguir, explicamos direitinho quanto de frutas devemos comer por dia, quando maneirar o consumo e como consumi-las no dia a dia!
Quantas frutas comer por dia?
De acordo com a WHO(World Health Organization), a recomendação geral de quantas porções de frutas comer por dia indica o consumo de 400 gramas de frutas e vegetais ao dia – ou 5 porções de 80 gramas. Mas para facilitar o raciocínio, podemos dizer que uma porção equivale a uma maçã pequena ou aproximadamente uma xícara do alimento picado.
Comer essa quantidade de frutas diariamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um hábito que está associado a um menor risco de deficiência da vitaminas e minerais, que podem estar associadas a redução do risco de diversas doenças.
É saudável comer fruta todo dia?
Graças aos seus nutrientes e benefícios ao organismo, fica fácil entender a importância de comer frutas, não é?
Cada tipo de frutas contém quantidades diferentes de vitaminas, minerais e antioxidantes (cada cor é um antioxidante diferente!), por isso o ideal é compor um mix beeem colorido para garantir esse aporte de coisas boas. No geral, elas são alimentos ricos em fibras, ou seja, ajudam a promover a sensação de saciedade, o bom funcionamento do intestino e até mesmo a reduzir o colesterol.
Sendo assim, quem quer ter uma alimentação saborosa e saudável pode e deve consumir frutas diariamente.
Comer frutas demais engorda?
Por conta do açúcar da fruta, muita gente tem medo de exagerar no consumo. Por isso, explicamos como comer frutas corretamente, sem medo de ser feliz.
Em primeiro lugar, vale pontuar que elas não são vilãs dentro de um emagrecimento e não engordam. Aliás, nenhum alimento sozinho tem o poder de engordar ou emagrecer, isso só acontece quando há um consumo maior de calorias do que o gasto energético.
Todas as frutas podem e devem ser consumidas, exceto em caso de alergias, sensibilidade e vale a atenção para o público diabético. No entanto, é importante ficar atento ao tipo de fruta, como ela é conservada, sua origem e como é consumida.
Invista em frutas orgânicas
O primeiro passo é, preferencialmente, comer frutas orgânicas. Isso porque elas são livres de agrotóxicos e outras substâncias nocivas. Sempre que possível, consumir frutas como maçã, pêra, morangos orgânicos, pois normalmente são as que contém mais agrotóxicos,, garantindo também os nutrientes e, principalmente, fibras. Outro ponto importante é aproveitar as frutas da estação e fazer a rotatividade, tentando consumir com maior variedade quanto possível.
Cada pessoa tem necessidades individuais
E lembre-se: a resposta para a pergunta “quantas frutas posso comer por dia?” é sempre individual. Afinal de contas, organismos diferentes têm necessidades diferentes. O consumo de frutas de um homem atleta de 100kg vai ser bem diferente do consumo de um homem sedentário de 70 kg. Por isso é muito importante o acompanhamento com um nutricionista para uma análise mais precisa.
Diabéticos: quantas frutas comer por dia?
Existe um mito sobre quantas frutas o diabético pode comer ou que diabéticos devam banir as frutas do menu. Mas o fato é que a maior parte das recomendações dietéticas para pessoas com diabetes sugerem comer frutas e vegetais. Aliás, as diretrizes atuais recomendam consumir 2 a 4 porções por dia, o mesmo que a população geral.
O que deve ser observado mais de perto e fica como ponto de atenção, nesse caso, é o índice glicêmico dos alimentos para evitar os picos de glicose e a realização da contagem de carboidratos para os diabéticos tipo I. Essa orientação deve ser feita caso a caso por um profissional especializado.
Mas o que se sabe é que as frutas, principalmente as ricas em fibras, retardam a digestão e absorção do açúcar, ajudando a melhorar o controle geral da glicemia. Além disso, as fibras também minimizam a resistência à insulina, protegendo contra o diabetes tipo 2.
Seja na salada, no iogurte, numa vitamina ou smoothie, com certeza não vai faltar sabor e nutrientes na sua alimentação. Aproveite para ler dicas para uma alimentação saudável no dia a dia, um guia feito por uma nutricionista para a Liv Up!