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13 dúvidas para quem busca ou tem uma vida ativa

Por Diego Leite de Barros

Nós da Liv Up estamos sempre muito ligados e preocupados com o bem-estar =) Por isso, em parceria com a DLB Assessoria Esportiva, elaboramos um texto esclarecendo dúvidas frequentes pra quem pratica esportes ou está buscando uma vida mais ativa! Todas as respostas foram elaboradas pelo educador físico especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo, Diego Leite de Barros.

  1. Toda modalidade esportiva traz riscos de lesões?
    Acredito que em qualquer atividade física, sendo esportiva ou não, existe algum risco de lesão. O que será determinante para aumentar ou diminuir essas chances será o quanto o indivíduo está apto a praticar esse esporte.
  2. Quais são as principais lesões causadas por exercícios físicos?
    Normalmente, as principais lesões são musculares. Estas lesões estão geralmente associadas a falta de equilíbrio entre força e flexibilidade da fibra muscular. Mas não podemos deixar de lado as lesões por trauma dos esportes de contato.
  3. Porque essas lesões acontecem?
    As lesões podem ocorrer por diversas causas… Dentre elas, podemos destacar a falta de planejamento e orientação profissional, excesso de intensidade, volume da atividade e a falta de um correto aquecimento.
  4. Quem não se alimenta direito fica mais propenso a sofrer lesões?
    Sim. A falta dos principais nutrientes que o corpo precisa para gerar energia e se recuperar dos estímulos que foram apresentados ao organismo deixa o indivíduo mais suscetível a lesões, principalmente as musculares.
  5. O corpo demonstra sintomas que está prestes a ter uma lesão por excesso de exercício físicos? Tremores musculares, movimentos involuntários, cansaço extremo ou dores musculares, durante o treino são bons sinais?
    O excesso de treino em longos períodos, chamado de orvertraining, pode ser perigoso ao organismo. Normalmente podemos identificar alguns marcadores desta reação antes que chegue a um ponto irreversível. Contrações musculares involuntárias, cansaço excessivo, irritabilidade, dificuldade para dormir, câimbras frequentes, entre outros sinais e sintomas, são avisos de que o indivíduo pode estar passando do seu limite. Neste ponto é importante rever seu treinamento, reduzir intensidade e volume da proposta e em alguns casos parar ou trocar de esporte por um breve período para se recuperar completamente.
  6. Sentir dor depois do exercício físico, principalmente para quem faz musculação, é bom sinal ou é sintoma de lesão?
    Dependendo do grau da dor muscular pode significar uma adaptação normal e aceitável da fibra ao estímulo dado ou um processo inflamatório mais significativo. Uma forma de avaliar esta repercussão é a capacidade de movimento que o músculo passa a ter nos dois dias seguintes ao treino. Caso este indivíduo não consiga realizar os movimentos do dia a dia com a amplitude normal, deve tomar cuidado, pois provavelmente a carga de treino foi acima do que ele suporta e a chance de uma lesão muscular mais séria passa a ser maior.
  7. Com esse desconforto pode-se prosseguir o programa de exercícios no dia seguinte?
    Caso seja apenas um desconforto e a amplitude de movimento não tenha sofrido alteração, acredito que seguir com uma rotina de treino prudente não será prejudicial. Indicaria, neste caso, não sobrecarregar as porções musculares sensíveis.
  8. O que fazer para evitar essas lesões?
    Respeitar, além do seu limite de cargas, o tempo de recuperação entre os treinos.
  9. Qual a importância do aquecimento/alongamento antes do inicio de alguma atividade física? Qual a diferença entre alongamento e aquecimento?
    Alongar é a atividade que estimula o ganho de flexibilidade, ou seja, aumenta a amplitude de movimento. Aquecer é uma rotina de movimentos e exercícios que tem por objetivo elevar a temperatura corporal, frequência cardíaca e respiratória, além de lubrificar as articulações… é “dar um aviso” ao seu corpo que ele entrará em exercício. Para prevenção de lesões nas atividades físicas e esportivas a recomendação é de realizar o aquecimento. Apenas o alongamento antes de iniciar o treino não evita lesões musculares.
  10. O aquecimento é o mesmo para diferentes modalidades esportivas?
    A rotina de aquecimento deve ser específica, ou seja, respeitar as características da atividade que será realizada bem como as porções musculares e suas respectivas articulações.
  11. Quais seriam os exercícios de aquecimento indicados para as seguinte modalidades:
    A)     Corrida
    Adução e abdução de quadril, flexão e extensão das pernas, rotação de tornozelos, exercícios educativos com deslocamentos.
    B)      Tênis
    Rotação de tronco, rotação de ombros, adução e abdução de quadril, flexão e extensão das pernas, rotação de tornozelos, exercícios educativos com deslocamentos laterais.
    C)      Musculação
    Realizar a sua rotina de treino, sempre com duas séries de 15 a 20 repetições com 20% da carga que será utilizada antes de cada exercício
  12. Deve-se fazer um desaquecimento no final da pratica de exercícios? Quais seriam os exercícios?
    O desaquecimento, ou volta a calma, é recomendado normalmente para atividades com maior componente aeróbico. Uma desaceleração de 5 a 10 minutos já é suficiente para reestabelecer os níveis de frequência cardíaca próximos ao repouso.
  13. Existe uma quantidade ideal de exercícios por dia?
    Não existe uma recomendação específica. Como o exercício físico passa a ter repercussões diferentes em cada organismos o que recomendo é sempre respeitar seu nível de conforto e satisfação com a atividade que está sendo feita.