Água com gás e limão espremido. Se você nunca fez esse pedido em um restaurante ou barzinho, então muito provavelmente já viu alguém fazendo. A água com gás é uma opção comum entre aqueles que preferem não consumir bebidas alcoólicas ou refrigerantes, já que o sabor mais amargo e o gás quebram um pouco a monotonia da água. Mas afinal, por conter gás carbônico, assim como os refrigerantes, a água com gás faz mal?
Para responder essa e outras perguntas, conversamos com a nutricionista do time de desenvolvimento da Liv Up, Tati Barão. Veja o que ela tem a dizer sobre o assunto:
Afinal, água com gás faz mal?
Segundo a Tati, não existem prejuízos associados diretamente ao consumo de água com gás, já que este é eliminado do organismo rapidamente: “o que pode ser um motivo de parcimônia é que a bebida pode favorecer a dilatação do estômago e, consequentemente, promover maior consumo de alimentos em comparação a quantidade que seria ingerida sem o acompanhamento da bebida. Porém, em linhas gerais, esse efeito pode ser observado com outras bebidas não gasosas também”, comenta a nutricionista.
Faz mal tomar só água com gás?
Tati explica que é improvável que existam grandes prejuízos em consumir apenas água com gás, isto é, além do cuidado com a distensão do estômago. “Para o corpo, após a eliminação do gás, é apenas “água” que fica, e exercerá suas funções normalmente.”, afirma.
Ainda que a água com gás tenha alguma alteração no seu PH, é também improvável que isso, isoladamente, seja causa de prejuízos à saúde. “Ainda assim, recomenda-se que a água pura, sem gás, seja sempre a principal forma de hidratação.”, reforça Tati.
Água com gás faz mal durante a refeição?
De acordo com a nutricionista, por ser gasosa, o efeito de distensão abdominal pode ser maior, mas, como todas as bebidas, beber água com gás durante as refeições pode favorecer um consumo maior de alimentos, prejudicar a qualidade da mastigação e acelerar o tempo de refeição, prejudicando a sensação de saciedade, já que fica mais fácil triturar os alimentos e engolir, mesmo sem garantir que tudo seja bem mastigado ou saboreado.
“O ideal é que o consumo de bebidas, independentemente de qual seja, não seja feito durante as refeições. Mas, caso seja, o recomendado é que não ultrapasse 150 mL, o equivalente a ¾ do copo americano.” orienta Tati.
Como é feita a água com gás?
Você sabia que existem águas que, naturalmente, já têm gás? Isso acontece quando a água é originária de uma fonte natural com dióxido de carbono. Então, nesses casos, ela tem um sabor mais suave do que outras águas gaseificadas artificialmente.
Por se tratar de um processo natural, que acontece a partir do aquecimento subterrâneo de fontes próximas a regiões vulcânicas, as águas minerais com gás podem ter diferentes PHs, assim como propriedades, como a presença de cálcio, potássio e magnésio.
Já nas águas gaseificadas artificialmente, o processo é o mesmo dos refrigerantes, ou seja, retira-se o oxigênio e adiciona-se, no lugar, gás carbônico. Isso não quer dizer que elas sejam piores do que as naturais, apenas diferentes!
Aprenda a fazer 3 drinks com água com gás

São opções super saborosas e sem álcool, para aproveitar os dias de calor!
Soda Italiana de Melancia
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de melancia
- Gelo a vontade
- Folhas de hortelã
- Água com gás
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, bata no liquidificador a melancia e o gelo, até virar um suco.
- Depois, coe para retirar as sementes.
- Preencha metade de uma jarra, ou de uma taça, com o suco, e, assim, complete com água com gás.
- Por fim, adicione gelo e folhinhas de hortelã para enfeitar.
Drink refrescante de manga
Ingredientes
- Cubos de gelo
- 1 manga picada
- 1 xícara de suco de laranja fresco
- ½ xícara de suco de limão fresco
- 1 xícara de água com gás
Modo de Preparo
- No liquidificador, bata a manga picada, o suco de laranja, o suco de limão e o gelo ao mesmo tempo.
- Preencha uma taça, ou uma jarra, com o preparo, até atingir ¼ da capacidade.
- Depois, adicione água com gás.
- Você pode decorar seu drink com fatias de manga ou laranja.
Drink de frutas
Ingredientes:
- Frutas variadas a gosto picadas (sugestão: morango, kiwi, uva, framboesa, abacaxi, laranja)
- 500 ml de água com gás
- 500 ml de água mineral
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Limão
- Hortelã fresca
- Gelo a vontade
Modo de Preparo
- Ferva 500 ml de água mineral com o açúcar até que ele suma na água.
- Coloque para esfriar na geladeira. Enquanto isso, pique as frutas de sua preferência em pedaços pequenos e coloque em uma taça ou jarra.
- Esprema algumas gotas de limão, para evitar que as frutas escureçam, e coloque umas folhinhas de hortelã para enfeitar.
- Acrescente o gelo, a água com gás e a água doce reservada.
Aproveite para garantir esses, e outros ingredientes, em nosso mercado online!