Arroz negro: o que é e como preparar

arroz negro

Você conhece ou já ouviu falar em arroz negro? Sabe quais são suas propriedades nutricionais? Quer saber como preparar o grão para incluí-lo em sua alimentação? Então, acompanhe o post de hoje que vamos contar tudo para você. 

O arroz negro, apesar de pouco utilizado na culinária brasileira, está em alta, principalmente nas prescrições de muitos nutricionistas. E não é para menos: o grão possui alto valor nutricional, é saboroso e ajuda a compor pratos deliciosos e saudáveis no dia a dia. Tudo de bom, não é?

Os benefícios do arroz negro 

Cultivado há mais de 4 mil anos, na China, o grão arredondado de cor escura, por ser raro e de sabor diferenciado, era conhecido como arroz proibido. Só poderia ser consumido pelo imperador e sua família.    

Com o sabor mais adocicado e nuances amendoadas, o arroz negro mantém em suas propriedades nutricionais 30% a mais de fibras, comparado ao arroz branco. Isso se deve à película externa que reveste o grão e é mantida em seu preparo. 

O arroz negro é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio e zinco. Possui 20% a mais de proteínas que o arroz comum e elevado teor de ferro. Por isso, o arroz negro é um excelente substituto do arroz integral, nas refeições saudáveis e recomendado para alimentação vegetariana

Veja os principais benefícios do grão: 

  • regula o intestino: devido à alta concentração de fibras, o grão ajuda a regular o intestino;
  • reduz colesterol, controla a glicemia e previne doenças: suas fibras solúveis ajudam a reduzir as taxas de colesterol e prevenir doenças degenerativas, cardiovasculares e câncer; 
  • protege o organismo dos radicais livres: por ser rico em antocianina, substância responsável pela pigmentação do grão, o arroz negro é um excelente antioxidante e ajuda a proteger o organismo dos radicais livres;
  • ajuda a emagrecer: suas fibras ajudam a aumentar a saciedade. Isso contribui para a redução do volume abdominal e ainda contribui com o processo de emagrecimento. Além disso, ele é levemente menos calórico que outras opções de arroz. Uma porção de 50gr de arroz negro possui 169 kcal, quantidade inferior ao arroz branco, com 177 kcal, e ao integral, com 180 kcal.
  • previne envelhecimento precoce: o arroz negro é rico em compostos fenólicos, que ajudam a combater o envelhecimento precoce e prevenir doenças.
  • Por conta de seu alto teor de ferro, o arroz preto é uma excelente opção para o cardápio de quem segue um estilo de vida vegetariano.
  • Por fim, esse tipo de arroz também é rico em magnésio, mineral que auxilia na fixação do cálcio nos ossos.

Como preparar arroz negro em casa 

Para preparar o arroz negro em sua casa, não tem segredo. Embora o tempo de cozimento seja um pouco maior que o arroz comum, o valor nutricional e o sabor valem a pena. Veja abaixo a receita básica: 

Ingredientes 

  • 1 copo de arroz negro; 
  • 2 e 1/2 de água; 
  • 1/2 colher de chá de sal; 
  • Alho e cebola a gosto. 

Modo de preparo 

  1. Refogue o alho e a cebola em uma colher de azeite. 
  2. Coloque o arroz em uma panela de pressão, não é necessário lavá-lo antes. Acrescente a água e o sal, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar, em fogo alto até a panela pegar pressão.  
  3. Em seguida, abaixe o fogo na menor temperatura e deixe o arroz cozinhar por mais 25 minutos. 
  4. Após o tempo, desligue o fogo e abra a panela para verificar se o arroz está no ponto certo de cozimento. Caso ainda haja água na panela ou o arroz ainda esteja endurecido, deixe cozinhar por mais alguns minutos em fogo baixo e sem pressão.  

Após o preparo, você pode separar o arroz em porções e congelar para consumir ao longo da semana. Neste caso, é recomendado retirar o arroz do cozimento alguns minutos antes. Assim, quando for aquecê-lo para consumo o arroz terminará o cozimento e ficará no ponto exato.  

Mas, caso você não tenha tempo para preparar, você pode encontrar o arroz negro, congelado e pronto para o consumo, nas opções de pratos da Liv Up.

Como inseri-lo na alimentação

Esse grão possui um sabor bem marcante, por isso é considerado exótico. É um acompanhamento que harmoniza bem com carnes de diferentes tipos, com saladas e até em risotos. Abaixo, listamos algumas ideias de pratos para inserir o arroz negro nas suas refeições. Confira: 

  • Arroz negro com lentilha: essa receita é uma versão bem prática e que fica muito saborosa. Além disso, nada de sujar diversas panelas. Afinal, aqui o preparo do arroz preto e da lentilha é feito na mesma panela, facilitando bastante a vida. Perfeito para aquele dia que você precisa de uma refeição poderosa, mas não quer perder muito tempo na cozinha. O prato leva alho-poró, cenoura, bacon, e até espumante.
  • Canja de galinha com arroz negro: quem disse que sopa precisa ser sem graça? Até mesmo esse preparo tão tradicional pode ganhar um up com o arroz negro. O resultado é que essa receitinha fica com aspecto de feijão, mas é só experimentar para reconhecer o sabor inconfundível do arroz!
  • Arroz negro com tilápia: esse é um prato para os apaixonados por peixe! Nesta versão super saborosa, o arroz preto é preparado com vinho branco seco, caldo de legumes e temperinhos especiais. Dá pra sentir o cheirinho só de pensar, não é? Prepare a tilápia da maneira que você gosta e aproveite todos os nutrientes dessa combinação que é tudo de bom.
  • Arroz negro com frango ao curry: se você gosta de elementos exóticos como o arroz negro, vai gostar da ideia de combiná-lo com o frango com curry. Versátil como ele só, o arroz harmoniza bem com essa especiaria. O diferencial desta receita é preparar o arroz com manteiga salgada, salteado na frigideira após cozido.
     
  • Risoto de arroz negro com cogumelos: falando em arroz, não poderia faltar um belíssimo risoto. Para este preparo, você vai precisar de cogumelos shitake e shimeji. O arroz aqui é cozido com vinho branco e o caldo de legumes ajuda também a dar um gostinho de quero mais.
  • Salmão grelhado com arroz negro: mais uma ideia deliciosa para inserir mais peixe na sua alimentação. Essa receitinha é uma combinação sem igual e traz todo o sabor do molho de maracujá. Além disso, ingredientes como conhaque a maçã verde ajudam a trazer ainda mais sabor ao preparo. 

Temos excelentes opções de pratos saudáveis e equilibrados para acompanhar arroz negro. Entre eles: almôndega de frango com pupunha assada ou frango com crosta de castanha de caju e ratatouille. E ainda saborosas opções veganas que acompanham mix oriental de vegetais, cogumelos e grão-de-bico. Todos feitos com produtos naturais e orgânicos. Bateu a fome aí? Conte com a Liv Up para deixar sua rotina mais prática e gostosa.

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