Canja de galinha cura a gripe: mito ou verdade?

canja de galinha cura a gripe

Se você já ficou doente, provavelmente alguém te disse que uma boa canja de galinha cura a gripe rapidinho. Essa crença é muito comum entre pessoas mais velhas ou com raízes no interior. Mas, até que ponto ela é verdade?

Bom, sozinha, a canja de galinha não é capaz de curar doenças, gripes ou resfriados, mas ela pode sim ajudar na recuperação e no aumento da imunidade. Para saber mais sobre os benefícios desse poderoso alimento, continue lendo.

Por que a canja de galinha ajuda na imunidade?

A canja leva diversos ingredientes na sua preparação, e é essa mistura que resulta em um prato nutritivo, proteico e com propriedades anti-inflamatórias que ajudam na recuperação de quem está doente. Em suma, é por conta da sua composição que existe a fama de que canja de galinha cura gripe.

O frango, ingrediente principal da canja, é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam o corpo a recuperar as energias e combater o cansaço. Além disso, a sopa é um alimento fácil de ser ingerido, já que, normalmente, pessoas debilitadas não têm muito apetite. Indiretamente, isso ajuda no aumento da imunidade e na sensação de bem-estar.

O calor do caldo também tem efeito anti-inflamatório e anestésico, fazendo com que o doente não sinta dor ou incômodo ao comer, especialmente em caso de dores de garanta.

Confira os ingredientes que não podem faltar em uma canja de galinha

Para preservar as propriedades dos alimentos, é importante que o cozimento da sopa seja feito em uma panela normal, e não na panela de pressão. Assim, o caldo adquire mais vitaminas durante a preparação. 

Para deixar a sua canja mais nutritiva, confira os ingredientes que não podem faltar e os benefícios de cada um:

Alho

O alho contém duas substâncias anti-inflamatórias: a arginina, aminoácido que fortalece o sistema imunológico, e a alicina, antibiótico natural que estimula a produção de glóbulos brancos. 

Cebola

A cebola possui quercetina, uma molécula com propriedades antioxidante e anti-inflamatórias. Assim, auxilia no combate aos danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Cenoura

Rica em vitamina A, C e betacaroteno, a cenoura conta com propriedades anti-bactericidas que atuam na manutenção do sistema imunológico. A cenoura é, aliás, uma poderosa aliada contra o colesterol ruim, o LDL. 

Batata

A batata é fonte de carboidrato, responsável pela geração de energia em nosso corpo. Além disso, ela é rica em potássio, magnésio, cálcio e zinco, fundamentais para o bom funcionamento e recuperação do organismo. O ácido-aminobutírico presente na batata também ajuda a combater o estresse e o cansaço, melhorando a qualidade do sono. 

Tomate

O tomate é rico em licopeno, um nutriente que ajuda as células a se recuperarem dos danos causados pelos radicais livres. O tomate, por fim, possui betacaroteno, substância que ajuda o corpo a se livrar de infecções e agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias.

Pimenta

Quando consumida em pequenas doses, a pimenta tem importantes propriedades anti-inflamatórias. Esse ingrediente é rico em vitaminas C e E além de ser fonte de alfacaroteno, betacaroteno, gamacaroteno e betacriptoxantina, por exemplo. Essas são substâncias que, quando consumidas, são transformadas em vitamina A pelo fígado.

Você também pode adicionar outros alimentos na sua canja de galinha como abobrinha, chuchu, brócolis e temperos diversos. É a diversidade de ingredientes e vitaminas que faz com que a canja ajude no combate dos sintomas da gripe e outras doenças.

Além da canja, sopas e caldos de um modo geral podem ajudar no sistema imunológico e na recuperação do organismo, além de serem opções rápidas e saudáveis. Bateu aquela vontade de sopa? Na Liv Up nós temos opções saudáveis e prontinhas pra você esquentar e aproveitar.

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