Como restabelecer a rotina alimentar na volta às aulas

rotina alimentar na volta às aulas

Depois da calmaria das férias, é hora de retomar a rotina: as crianças na volta às aulas, as atividades extracurriculares para fazer, a adequação dos horários para dormir e acordar, a volta de uma rotina alimentar.

Mas, quando a família está unida, tudo pode entrar nos eixos de uma maneira mais rápida. Restabelecer os bons hábitos na volta às aulas, principalmente no que se refere à alimentação, pode parecer algo difícil no início, mas é um desafio possível.

Neste artigo, vamos dar dicas rápidas e simples de como conseguir êxito nessa retomada. A grande sacada é ir mudando pequenos hábitos a cada dia. Lembre-se: se você está há um mês fora da sua “vida normal”, não será em um dia que tudo voltará a ser como antes, sobretudo em relação ao café da manhã, almoço e jantar. Então, vamos lá?

Fuja da culpa

Se você está desde o Natal comendo como se não houvesse amanhã, agora chegou a hora de lembrar que sim, ele existe! Mas não se culpe: a gente sabe que é difícil manter uma alimentação equilibrada diante da oferta gigantesca de alimentos (na maioria, super calóricos!) nas ceias de fim de ano. A partir de agora, faça daquela sobremesa uma exceção e não regra. Por outro lado, evite os alimentos industrializados que tanto estiveram presentes nas refeições da família ao longo das férias.

Para as crianças, libere uma guloseima ou outra no fim de semana. Explique a composição desses alimentos e os motivos pelos quais eles não devem ser consumidos diariamente.

Comece pelo café da manhã

Durante as férias, o café da manhã da família era composto basicamente por pão francês, achocolatado, suco de caixinha e bolos? Se sim, realmente era um café da manhã bem calórico e com zero nutriente. Que tal trocá-lo por uma fatia de pão integral, queijo magro, uma porção de fruta e um suco natural, por exemplo?

Não se esqueça de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Você não deve pular esse momento. Quando estamos dormindo, nosso corpo continua gastando energia para manter as funções básicas (respiração, circulação, coração) em funcionamento. Por isso, pela manhã é necessário repor as energias com alimentos saudáveis e nutritivos. Assim, você retoma as atividades e garante um dia mais produtivo.

Almoço e jantar: prato equilibrado

No almoço e no jantar, é hora de eliminar a batata frita e demais frituras do cardápio. Os nutricionistas indicam que uma rotina alimentar equilibrada deve conter 50% de verduras e legumes, que são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Para o carboidrato, reserve 25% do espaço (arroz, macarrão, etc., dando preferência a versões integrais). Por fim, os outros 25% devem ser compostos por proteínas. Prefira carnes magras como frango ou peixes grelhados.

Lanches saudáveis ao longo do dia

Ter sempre à disposição um lanche ou snack é fundamental para que não tenha picos de fome ao longo do dia. Se ainda está difícil prepará-los, você pode contar com a Liv Up nessa missão! São snacks, doces sem açúcar, salgados e inúmeras opções que vão agradar seu estômago. E o melhor de tudo: são opções saudáveis e nutritivas.

Para as crianças, estimule o consumo de frutas, inclusive no lanche da escola. A banana, por exemplo, é uma fruta versátil, fácil de carregar e cheia de fibras e vitaminas.

Envolva os filhos na construção do cardápio

No fim de semana, leve os filhos para a feira e monte o cardápio da semana junto com eles. Peça dicas e sugestões sobre o que eles gostariam de comer, procure receitas mais leves e cozinhe junto com eles. Envolver os filhos nesse processo da alimentação saudável é um grande passo para que eles se interessem pela qualidade dos alimentos e comecem a investir desde já em refeições nutritivas. Lembre-se: as crianças vivem de exemplo. Elas só comerão frutas, legumes e verduras se você também cultivar esse hábito.

Tenha uma boa noite de sono

O sono é sagrado e deve ser encarado como um compromisso diário. Uma noite mal dormida gera inúmeros prejuízos para a saúde, tais como déficit de atenção, memória, aumento do risco de obesidade e diabetes, entre outros.

Se durante as férias o horário para dormir era 23h30, por exemplo, comece aumentando aos poucos as horas de sono: a cada dia, durma 30 minutos mais cedo, até a readaptação completa.

A rotina alimentar e a “vida normal” vão voltar, mas isso requer disciplina e foco. Invista na boa alimentação da sua família e retome os bons hábitos alimentares na volta às aulas com força total! Se precisar de uma mãozinha, a Liv Up é especialista em comida boa, saudável e nutritiva!

Com informações: Conselho Federal dos Nutricionistas e Associação Brasileira do Sono;

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