Exercícios alternativos para quem não gosta de academia

Você sabe que para ter uma rotina saudável, evitar doenças e melhorar a qualidade de vida, é preciso exercitar o corpo. Isso, seja na tradicional academia ou com exercícios alternativos. Não ser sedentário está diretamente relacionado à uma vida mais longeva e à diminuição dos problemas de saúde.

Mesmo sabendo de tudo isso, a verdade é que muita gente odeia academia, e fica cansada só de pensar naqueles exercícios repetitivos e mecânicos, que tornam impossível manter uma rotina de treinamento. Então, afinal, o que fazer?

Não se adaptar às modalidades mais comuns de atividades físicas é mais frequente do que se imagina. Tão importante quanto praticar um esporte, é encontrar uma opção que seja prazerosa para você. Assim, você garante o seu bem-estar e que esse momento encaixe ao seu estilo de vida.

Existem vários exercícios alternativos tão eficientes para o bem-estar do corpo e da mente quanto as rotinas das academias. Por isso, separamos algumas sugestões para provar que é possível manter-se em movimento fugindo do convencional.  

Natação

A natação é um dos esportes mais praticados do mundo. É, aliás, considerado um dos exercícios mais completos. Isso porque movimenta o corpo inteiro e promove um leque de benefícios para o organismo.

Essa atividade estimula a perda de peso, aprimora o sistema respiratório, fortalece as articulações, desenvolve as musculaturas, reduz riscos de diabete, melhora a saúde do coração e a circulação. Além disso, reduz o estresse. Por fim, tem um risco de lesão menor do que outras atividades aeróbicas devido ao seu baixo impacto. Vale lembrar que em uma hora da prática moderada da atividade você gasta 500 calorias.  

Cycling

Em suma, pedalar é uma ótima pedida para quem quer cuidar da saúde, relaxar a mente e até fazer novos amigos. Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular, previne problemas do coração e na circulação.

Por causa do estimulo das pedaladas, o sangue chega mais rápido ao cérebro, diminuindo os ataques de ansiedade e angustia. Se aliado a uma alimentação saudável, então, andar de bicicleta ajuda a reduzir a gordura corporal e controlar o peso. A atividade aumenta os níveis de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, o que ajuda no relaxamento e garante um sono muito mais tranquilo.

Além de todos os benefícios para o corpo e para mente, pedalando pelas ruas e parques da cidade você pode conhecer gente nova e fazer bons amigos. Então, que tal apostar nesse exercício?

Escalada

A escala é uma das melhores maneiras de sair da monotonia das atividades físicas convencionais e aproveitar o ar livre. Aliás, o esporte a partir deste ano passou a ser considerado modalidade olímpica.

Mas, calma, se você não tem um cume para escalar perto de você, esse não é um problema. Com certeza você já se deparou com uma parede cheia de obstáculos. Esta é a escalada esportiva, ou escalada indoor, que reproduz movimentos do montanhismo para superar obstáculos. Ela exige muita força e concentração.

Por movimentar diversos membros do corpo, a modalidade aumenta a força física, tornando-se ideal para quem não gosta de academia. Por fim, esse exercício trabalhar a flexibilidade. Afinal de contas, exige do corpo a execução de posições específicas e para que os movimentos sejam adequados os músculos do corpo precisam se alongar.

Skate

Para quem curte algo radical, o skate é uma ótima opção. Muito mais que um esporte, ele acaba sendo adotado como estilo de vida, com uma identidade cultural e social própria. Afinal, proporciona ao atleta uma poderosa sensação de liberdade.

Além de ser um dos exercícios alternativos mais divertidos, andar de skate permite um grande gasto calórico, contribui para melhoras cardiorrespiratórias e tonifica os músculos. E para quem deseja diminuir os níveis estresse, o skateboarding também é uma opção. Isso porque ajuda a espairecer a mente, permite colocar as coisas em perspectiva diferentes, e ensina bastante sobre persistência.

Lutas e Artes Marciais

As lutas e as artes marciais como boxe, muay thai, jiu-jitsu, entre tantas modalidades, são conhecidas para ajudar na defesa dos praticantes em situações perigosas. Porém, a prática de luta e/ou artes marciais, acumulam técnicas sofisticadas, que evoluíram ao longo dos anos e se tornaram mais que simples atividades físicas.

Independente da modalidade escolhida, os benefícios desses exercícios alternativos são inúmeros. Em suma, por visarem o desenvolvimento psicológico, moral e espiritual dos praticantes, transformam-se em um estilo de vida saudável. Além disso, proporcionam melhorias como aumento da flexibilidade, desenvolvimento da coordenação motora e fortalecimento de diversos grupos musculares.

Esses são apenas alguns exemplos de atividades físicas que fogem das rotinas maçantes das academias. Ou seja, ficar parado não é uma opção. Invista em exercícios alternativos para manter o equilíbrio físico e mental e escapar do sedentarismo e da exaustão causados pelo cotidiano corrido.

Ah, e não esqueça: a atividade física deve sempre vir acompanha de uma alimentação saudável e balanceada, como a proposta pela Liv Up!

Referências:

https://www.ciadopedal.com.br/blog/os-beneficios-de-andar-de-bicicleta/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/natacao.htm

https://naturalmentebonita.bioextratus.com.br/escalada-esportiva-ela-vai-te-conquistar/

https://news.gympass.com/beneficios-escalada-esportiva/

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