Feijoada vegetariana: você sabe como ela é feita?

feijoada vegetariana

Sempre que se pensa em feijoada, logo vem à mente aquele feijão preto temperado com vários tipos de carne, não é? Mas, sabia que existem outros tipos dessa iguaria brasileira? A feijoada vegetariana é uma receita livre de ingredientes de origem animal, ou seja, não deve conter nenhum tipo de carne, ovo ou derivados do leite. 

Esse prato é bastante versátil e você pode prepará-lo com diversos alimentos de origem vegetal. Aqui, vamos dar algumas dicas dos ingredientes que casam com a feijoada vegetariana: 

Proteína texturizada de soja

Você sabia que as carnes tradicionais da feijoada podem ser substituídas pela proteína de soja, também conhecida como “carne de soja”? No entanto, o feijão preto e os temperos permanecem nessa receita! 

Vegetais e mais vegetais

Em suma, muitos tipos de vegetais podem ser usados em substituição às carnes. Os mais queridos para a feijoada vegetariana são: abóbora, abobrinha, beterraba, cenoura, alho poró, batata, batata doce, mandioca e couve (que já está na tradicional, não é?), por exemplo. Basta cozinhar os vegetais, adicionar ao feijão já cozido e temperar. Assim, o resultado é uma feijoada nutritiva e colorida para você. 

Cogumelos também podem fazer parte

Champignon, Shimeji, Shiitake, Funghi, Portobello… todos esses tipos de cogumelos podem dar muito sabor para sua feijoada vegetariana. Além disso, tornam o prato super inovador. Não esqueça de acrescentar o feijão preto e os temperos de sua preferência. 

Tofu: um toque especial

O tofu é um alimento produzido a partir da soja. Sua textura e sua cor lembram um tipo de queijo. Por isso, pode ser uma ótima alternativa à carne da feijoada tradicional. Como o tofu apresenta sabor bastante suave, o ideal é cozinha-lo no azeite com bastante cebola e alho. Legumes cozidos, aliás, vão muito bem para acompanhar essa receita de feijoada vegetariana com tofu. 

Sabor e aroma 

Caprichar nos temperos é a chave para o sucesso da sua feijoada vegetariana. Invista em: tomilho, cominho, páprica, louro, pimenta do reino e cheiro verde, por exemplo. 

Dica: combinar os diversos ingredientes que citamos por aqui em uma única receita também vale! A criatividade é o que conta. 

Ficou com água na boca? Então conheça também a Feijoada Vegetariana da Liv Up. Deliciosa, prática e pronta pra você! 

Nossa feijuca dá aquele conforto de comida feita em casa, e ainda com a leveza dos vegetais. O feijão macio é complementado pelo cogumelo e pela berinjela. Até a famosa PANC (planta alimentícia não convencional) ora-pro-nobis deu as caras nessa receita. Combine com nossa farofa com couve e sinta a mágica acontecer.

Referências bibliográficas

Oldway, EUA. Vegetarian & Vegan Diet Pyramid. Disponível em: http://oldwayspt.org/resources/heritage-pyramids/vegetarian-diet-pyramid/overview

Você vai gostar de ver…

déficit calórico dos alimentos

Déficit calórico: como funciona a fórmula das calorias

Quem quer emagrecer certamente já esbarrou por aí no conceito de déficit calórico, até porque é impossível perder peso sem ele. Entender essa relação entre as calorias ingeridas e as

refeição cardápio para o dia a dia

Cardápio para o dia a dia: 20 receitas pra experimentar

Quando o assunto é alimentação saudável, um dos grandes desafios é elaborar um cardápio para o dia a dia que reúna refeições práticas, mas também saborosas. Afinal de contas, a

iogurte saudável com frutas

Iogurte saudável: como escolher o melhor

Saboroso, versátil e bem equilibrado, o iogurte saudável é uma opção queridinha na hora de montar um cardápio bacana. Vai bem com frutas, com granola, em molhos para saladas e

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.