Iogurte saudável: como escolher o melhor

iogurte saudável com frutas

Saboroso, versátil e bem equilibrado, o iogurte saudável é uma opção queridinha na hora de montar um cardápio bacana. Vai bem com frutas, com granola, em molhos para saladas e um montão de outros preparos que te ajudam a comer bem. Mas será que todo iogurte é realmente bacana do ponto de vista nutricional? 

Vale lembrar que nem todo iogurte é feito da mesma forma. Assim como existem diversas variedades, há diferenças também em qualidade. O resultado é que algumas versões que as pessoas consomem achando serem saudáveis contêm corantes, aditivos e muitas vezes mais açúcar que um refrigerante. 

Qual é o iogurte saudável?

mulher comendo iogurte saudável com uma colher

Resumindo, um iogurte saudável é fonte de proteínas, minerais e tem efeito probiótico. Para verificar a qualidade do produto que você está levando pra casa, atenção à lista de ingredientes: quanto mais puro, com menos substâncias e nomes desconhecidos, melhor. 

O ideal mesmo é que ele seja composto somente por leite e fermento lácteo, o famoso iogurte natural. E se você quiser um sabor diferente, a dica é comprar o natural e misturar com fruta in natura, granola, geleias e outros itens saborosos. Aliás, um erro bem comum é achar que as versões saborizadas com frutas sejam mais nutritivas – geralmente, se tratam de produtos ultraprocessados e que, segundo as recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira, devem ser evitados.  

Iogurte grego

Tem um azedinho bem característico, assim como a sua cremosidade. Esse tipo tem alto teor de proteína, por conta da retirada do soro. O iogurte grego é saudável, mas atenção: é bastante calórico e gorduroso, devendo ser consumido com parcimônia. Versões com adição de mel e frutas, por exemplo, contêm ainda mais calorias e podem levar ingredientes não tão bacanas na composição. 

Iogurte natural

Considerado o iogurte mais saudável, essa categoria não recebe adição de substâncias, além do leite e microorganismos necessários para fermentação. O resultado é um iogurte cremoso, rico em fibras e de sabor beeem suave. É também bastante versátil, sendo consumido com mel, frutas, granolas, como opção de molho para saladas e outros preparos salgados. 

Iogurte desnatado

Esse tipo é reduzido em gorduras, geralmente indicado para quem está fazendo redução desse nutriente ou de calorias na alimentação. Assim como os demais, se trata de uma opção rica em proteína, cálcio e vitaminas do complexo B. 

Iogurte com frutas

iogurte saudável e frutas

Pode ter adição de frutas naturais ou forma artificial, por isso é super importante ficar de olho na tabela nutricional antes de escolher o seu. Em média, eles contêm mais açúcares – alguns desses preparados de fruta, inclusive, são mais calóricos que os refrigerantes. 

Afinal, é saudável tomar iogurte?

Sem dúvidas, com atenção aos rótulos, o iogurte pode ser uma ótima opção de lanche ou café da manhã. É nutritivo, proteico e contém probióticos. Por sua composição, o alimento auxilia na saúde intestinal, a fortalecer o sistema imunológico, além de atuar na prevenção da osteoporose. 

Por fim, sendo uma fonte de proteínas, também ajuda no ganho de massa muscular e na sensação de saciedade. Caso você esteja procurando um iogurte saudável para emagrecer, a melhor pedida é sempre o natural e menos calórico (lembrando que nenhum alimento isoladamente tem o poder de emagrecer ou engordar, certo?). 

O que comer com iogurte para emagrecer?

O ideal é casar o seu consumo com fontes de fibras como grãos e cereais integrais, entre eles, sementes de chia, linhaça, amaranto e aveia são ótimas opções. 

A seguir, listamos opções deliciosas do menu da Liv Up, que harmonizam bem demais com o seu iogurte favorito: 

Tortinha de maçã

tortinha de maçã

Para quem quer começar o dia com o pé direito, a combinação da tortinha de maçã com iogurte é sem igual. A receita que você encontra prontinha no site tem uma base neutra adocicada, que traz o melhor dos pedacinhos de maçã. Para arrematar, tem uma pitada de canela. E pra ficar ainda mais sensacional: é só aquecer por 30 segundos no micro-ondas e saborear! 

Panqueca

Outro clássico quando o assunto é lanche saudável, nossa panqueca de banana foi inspirada na receita americana – sendo bem alta e fofinha. A massa é feita com farinha de aveia e óleo de coco, deixando tudo mais nutritivo. O sabor irresistível fica por conta da banana e da canela. Dá pra comer purinha, com geleia, pasta de amendoim e, é claro, seu iogurte favorito. 

Agora que você já sabe como escolher seu iogurte saudável e com o quê combiná-lo, não deixe de conferir as opções do menu da Liv Up. Assim, comer bem fica super descomplicado.

Você vai gostar de ver…

receitas fit para café da manhã com ovo

10 receitas fit para café da manhã que vão te surpreender

Quando o assunto é comida fit, muita gente pensa em salada, proteínas e algumas combinações sem graça – basicamente, comida de quem faz muito exercício físico, certo? A verdade é

linhaça em cima de uma colher na mesa

10 benefícios da linhaça que vão te surpreender

Bom, não é novidade que descobrimos receitas e novos alimentos a todo momento. O interesse por uma alimentação saudável ampliou nosso conhecimento. Veja só, basta dar uma voltinha no supermercado

café da manhã pré-treino

5 dicas de café da manhã pré-treino

Você gosta de praticar exercícios pela manhã? Seja qual for o seu objetivo, é muito importante cuidar da alimentação. No post de hoje vamos dar algumas dicas de café da manhã pré-treino para você começar o dia cheio de energia e atingir seus resultados com mais facilidade.