Como preparar pinhão e quais os benefícios desse alimento

pinhão orgânico

O pinhão é um alimento brasileiríssimo e com séculos de história. Essa semente bastante popular no sul e sudeste do país une diversos nutrientes e um sabor insubstituível. Da culinária indígena ao sucesso nas tradicionais festas juninas, o ingrediente empresta seu charme e atributos para uso sem fim de pratos doces e salgados.

E você sabia que essa iguaria bem característica das estações mais frias só é encontrada nesse período do ano por um motivo bem importante? Por ser fruto das araucárias, árvores protegidas pelo governo, o pinhão tem a época certa para ser coletado. Isso, para não comprometer a preservação da espécie. 

Os benefícios e nutrientes do pinhão

Para começar, o pinhão é uma baita fonte de energia. Perfeito para fornecer as calorias para se manter aquecido nos meses frios. A semente tem baixo índice glicêmico, e grande quantidade de proteínas e fibras solúveis e insolúveis.  O pinhão também é rico em Vitamina E, Vitamina K, Ferro, Cobre, Cálcio e Magnésio. 

Além disso, o alimento contém ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Essas substâncias contribuem para a redução do colesterol no sangue e podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Por fim, o pinhão pode ser um aliado do seu cérebro. Por ser fonte de vitaminas do complexo B, contribui para o bom funcionamento cerebral e seu consumo regular auxilia no raciocínio e na memória. Motivos para apreciá-lo não faltam, né? 

Como preparar e descascar o pinhão?

Para fazer o tradicional pinhão cozido, não tem segredo. Basta higienizar bem as sementes e cozinhar com água na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Depois disso, adicione sal à água e deixe as sementes de molho alguns minutos antes de saboreá-lo.

Mesmo cozido, uma das características marcantes do pinhão é sua casca bastante resistente. Por isso, muita gente tem dúvida na hora de descascar pinhão. A seguir, listamos algumas formas fáceis e práticas:

Antes do cozimento, use um martelo de carne 

Dê batidinhas na parte cheinha do alimento ainda cru e depois higienize normalmente.  Isso ajudará que as sementes se desprendam da casca mais facilmente depois do cozimento, facilitando a sua retirada. 

Descasque o pinhão usando uma faca

Não existe uma forma mais fácil e rápida de descascar do que utilizando uma faca de ponta ou de serra. Nesse caso, é só fazer um corte horizontal de ponta a ponta na semente. Em seguida, é só abrir a casca e saborear o pinhão. 

Use descascador manual

Sim, existe um utensílio específico para isso! O descascador de pinhão é feito pensado especialmente na remoção da sua casca e é geralmente produzido em aço ou madeira. Também não tem mistério: é só apoiá-lo em uma superfície firme, posicionar o pinhão cozido e apertar a alavanca.

Usando o espremedor de alho ou abridor de nozes

Quem não tem o utensílio feito exclusivamente para o pinhão, pode improvisar o uso de outros apetrechos mais comuns de se ter em casa. Um deles é o espremedor de alho:  acomode a parte de trás do pinhão no espaço para espremer o alho, aperte e tcharan! Pronto pra comer. 

O mesmo pode ser feito com o abridor de nozes: coloque a parte de trás da semente onde ficaria a noz, pressione e remova a casca. É super fácil. 

Descascando pinhão sem utensílios

Não é a prática mais recomendada, e deve ser feita somente se você não dispor de nenhum dos itens listados. Você pode danificar os dentes ou acabar mordendo uma semente que não está muito bacana, certo? Para descascar o pinhão, basta morder a parte mais gordinha da semente e extrair o conteúdo. 

Onde encontrar pinhão e como armazenar

Na hora de escolher, selecione aqueles cuja casca tenha uma cor vibrante, marrom nas extremidades e mais amarelada ao centro. Eles não devem ter furinhos ou avarias. 

Na hora de armazenar, o ideal é deixar na gaveta da geladeira, dentro de um saco. Outra opção é congelar depois de cozido.

Independente da receita escolhida, não vá exagerar! Uma porção de 30 gramas, cerca de oito unidades cozidas, já está adequada para um lanche e fornece aproximadamente 200 calorias. 

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