Pré-academia: pode tomar whey antes do treino? 

pode tomar whey antes do treino

Os suplementos e alimentos à base de proteína fazem parte da rotina de grande parte das pessoas que praticam atividade física, principalmente exercícios intensos e quando se fala em ganho de massa muscular. Não é à toa que existem muitas dúvidas sobre o tema: afinal, pode tomar whey antes do treino? É melhor tomar depois?

Para responder essas perguntas, contamos com a ajuda da nutricionista esportiva Julia Canabarro, vem entender mais.

Pode tomar whey antes do treino?

Que a alimentação no pré-treino é super importante você já sabe. Mas será que é uma boa ideia mesmo usar esse tipo de suplementação antes de fazer sua atividade?

“O whey protein é um alimento rico em proteínas, e, por conta disso, seu uso na maioria das vezes é focado no pós-treino. Isso porque a alimentação pré-treino deve ser uma refeição leve, que não seja rica em fibras, proteínas ou gorduras, nutrientes que deixam a digestão mais lenta e, por consequência, podem trazer desconfortos digestivos na hora do treino”, explica a nutri Julia.

Isso não significa que o uso do whey deva ser banido ou seja proibido na refeição que antecede seu treino, viu? No entanto, ele precisa ser consumido com sabedoria. A indicação da nutricionista é utilizar meia porção e adicionar uma fonte de carboidrato para garantir a energia necessária para mandar bem no treino. Você pode, por exemplo, consumir o suplemento com um suco de fruta, numa vitamina, e outras opções de fácil digestão

Quanto tempo antes de malhar devo tomar whey protein?

Não existe uma única resposta certa, mas tem dica para te ajudar. “Cada organismo age de uma maneira individual, algumas pessoas conseguem fazer refeições muito próximas ao horário do exercício sem sentir nenhum desconforto. No caso do whey protein, por ser um alimento de digestão de tempo médio, o recomendado é esperar pelo menos 1 hora até treinar”, aconselha Julia Canabarro.

Afinal, é melhor tomar antes ou depois do treino?

pode tomar whey antes do treino nutricionista

Como você viu, não é errado utilizar o whey protein no pré-treino, entretanto, é no pós-treino que ele vai apresentar maiores benefícios, principalmente para quem busca hipertrofia. Isso acontece porque é justamente nesse momento que as proteínas desempenham seu papel de construção e reparo muscular. “Durante o exercício, acabamos lesionando nossos tecidos musculares, e são as proteínas as responsáveis por atenuar os danos teciduais e fazer todo o reparo”, explica a nutricionista. 

Tem muita gente também que acredita que whey antes do treino emagrece, mas o fato é que o único jeito de perder peso é por meio do déficit calórico – com whey ou não. Simplificando, seu corpo precisa gastar mais calorias do que consome.

Para se ter uma ideia, 1 kg de gordura equivale a algo em torno de 7 mil calorias. Para perdê-lo, portanto, seria necessário acumular um “débito” dessa quantidade de energia. E o único jeito de conseguir isso de forma saudável é do jeitinho que você já sabe: com treinos adequados, alimentação saudável, hidratação, e sono de qualidade

No que de fato o whey pode ajudar num processo de emagrecimento é pensando do ponto de vista da saciedade, graças à proteína. Esse tipo de nutriente, além de consumir mais energia na sua metabolização, ainda ajuda a afastar a fome fora de hora. Por outro lado, também contribui para ajudar a construir a massa magra que, por sua vez, costuma consumir mais energia para sua manutenção, ajudando no fim das contas para o déficit calórico. 

Como consumir whey no dia a dia? 

pode tomar whey antes do treino dicas

Atualmente, há uma infinidade de marcas e versões de whey – mais ou menos saudáveis e saborosas. De modo geral, o jeito é experimentar e ver quais opções se adaptam melhor ao seu paladar e às receitas favoritas. 

Felizmente, opções nesse sentido não faltam: dá pra fazer bolo de cana, crepe, panqueca, mingau, sorvete, smoothie, capuccino, shake, omelete, barrinha de proteína caseira e muito mais!

Por fim, vale a pena tomar whey? 

Existem diversos estudos que comprovam que esse tipo de adição pode ser muito benéfica na rotina de pessoas que praticam atividade físicas, contribuindo com nutrientes de fácil absorção, diretamente ligados ao crescimento e à boa recuperação muscular. 

Mas antes de sair tomando whey antes ou depois do treino, ou qualquer outro suplemento, o mais importante é sempre consultar um nutricionista, viu? Isso porque cada organismo tem suas peculiares e necessidades. Aliás, existem casos em que o consumo desse tipo de produto é contraindicado, como para as pessoas com problemas renais. Também existem opções no mercado com composições mais ou menos bacanas, por isso é essencial conhecer bem os ingredientes e saber o que está consumindo

Por isso, procure preferencialmente um nutri especializado na área esportiva, que vai te dar o suporte necessário para que você tenha uma alimentação que acompanhe seus treinos, ajude a melhorar sua performance – sempre priorizando sua saúde. 

Ah, e pra ajudar sua alimentação saudável a ficar muito mais prática, conte com a ajuda da Liv Up! No nosso site você encontra muitas opções saudáveis, feitas com ingredientes orgânicos e naturais, sem frituras e com muuuuito sabor. É só aquecer e se deliciar, sem peso na consciência.


Júlia Sommer Canabarro nutricionista

Júlia Sommer Canabarro

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Nutrição Esportiva, e pós-graduanda em Nutrição Estética, ambas pelo IPGS. Trabalha como nutricionista na Dietbox, na área de Experiência do Cliente. Também atua em consultório com foco em emagrecimento saudável e reeducação alimentar.

Você vai gostar de ver…

o que comer no calor

Dias quentes: o que comer no calor?

Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

coca refrigerante sem açúcar faz mal

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?

Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

como secar a barriga cardio

Secar a barriga: saiba como perder gordura abdominal

Já ouviu falar que aquela gordurinha localizada é a mais difícil de perder? Pois não é à toa! Afinal de contas, quando emagrecemos, o corpo queima gordura como um todo