Atividade Física

Treino hiit: o que é e para que serve?

dezembro 11, 2019
treino hiit

Já ouvir falar do treino HIIT? HIIT (high-intensity interval training) é o treino intervalado de alta intensidade. É usado para melhorar o condicionamento físico e considerado um dos métodos mais eficientes para quem deseja perder peso. Mas como ele funciona? Quanto tempo é necessário dedicar por dia ao treinamento? Qualquer pessoa pode fazer?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o HIIT, que está ganhando espaço entre aqueles que não têm muito tempo para se exercitar, mas que desejam manter a forma, diminuir os quilinhos na balança e cuidar da saúde.

Como funciona

O treino HIIT é todo treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso ativos (a pessoa se move, mas numa intensidade menor) ou passivo (a pessoa para totalmente).

Para que serve o treino HIIT

Basicamente, o principal objetivo do treino HIIT é a maior queima de calorias, seja durante o treino ou nas horas seguintes.

Como os exercícios são de alta intensidade, uma das características é que eles duram pouco – podem variar entre 10 a 30 minutos, no máximo. Aliás, é um tipo de modalidade que vem se popularizando entre aqueles que não têm muito tempo para treinos mais longos.

Para quem é indicado

O treino HIIT é indicado para pessoas que desejam perder peso de forma rápida e melhorar a capacidade cardiovascular. Por ser um treino agitado, motivador e rápido, ele também pode ser indicado para quem deseja superar a preguiça, e para aqueles que não têm muito tempo para a prática de exercícios físicos.

Pacientes com problemas cardiovasculares devem consultar o médico antes de iniciar a prática.

Principais benefícios do treino HIIT

  • acelera o metabolismo;
  • melhora o funcionamento do sistema aeróbico;
  • aumenta a capacidade cardiovascular;
  • mantém a massa muscular;
  • melhora a coordenação, equilíbrio e agilidade.

Por que a prática vem crescendo?

O treino HIIT vem ganhando muitos adeptos e sendo o ‘queridinho’ atualmente, e os motivos são simples:

  • praticidade e rapidez: com treinos que duram no máximo 30 minutos, eles se encaixam facilmente na rotina, seja durante o horário de almoço ou no fim da tarde;
  • não necessita de equipamentos: esqueça halteres, equipamentos tradicionais de academia ou qualquer coisa assim. A maioria dos exercícios utiliza apenas o peso do corpo;
  • eliminação rápida de gordura: por acelerar a taxa metabólica, o treino aumenta o nível da queima da gordura e ganho de massa magra de forma muito mais rápida.

O que você precisa saber antes de começar 

Como o treino HIIT atinge altos graus de intensidade, com elevação máxima da frequência cardíaca, a dica é buscar orientação de um educador físico e, dependendo do caso, até um check up com o cardiologista. É importante avaliar o desempenho inicial para que o profissional indique os exercícios dentro da capacidade permitida e, aos poucos, consiga evoluir nos treinos.

Agora que você descobriu como funciona o treino HIIT, que tal fazê-lo? Separe a roupa, o tênis, pegue uma garrafinha de água e ‘bóra’ treinar!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up