Wrap saudável: descubra o que é e como preparar

wrap saudável

A origem do nome “wrap” vem do verbo inglês “to wrap”, que significa embrulhar. E é exatamente isso o que faz do wrap uma preparação culinária tão diferente e criativa: são sanduíches enrolados em pães de massa bem fina, com os mais variados ingredientes para o recheio. Você já experimentou? Quer aprender a preparar um wrap saudável? Então vem com a gente!

O que diferencia o wrap a outros pratos típicos?

Esse tipo de sanduíche surgiu na década de 90, lá na Califórnia. E chegou, justamente, pra adaptar pratos mexicanos bastante tradicionais: o taco e o burrito.

O taco é preparado com as famosas tortillas de milho crocantes, e é recheado com chilli (carne moída, feijão, molho de tomate e temperos especiais), alface em tiras, pico de gallo (uma preparação muito parecida com o nosso vinagrete) e queijos variados. 

Já o burrito é embrulhado em uma tortilla macia de trigo, recheado com queijos, frijoles (uma pastinha de feijão mexicana), alface em tiras, chilli ou frango, e depois é assado.

A adaptação do wrap, propondo recheios mais leves, tornou esse prato bastante versátil e querido por diversos tipos de paladares. Inclusive, podem ser preparados em refeições simples do dia a dia, como um lanche da tarde ou um jantar prático, por exemplo. Mas, também em eventos especiais, servidos em coquetéis com recheios mais sofisticados.

Além disso, esses sanduíches têm feito cada vez mais sucesso entre aqueles que buscam refeições equilibradas e saudáveis, sem abrir mão do sabor. 

Mas, o que seria um wrap saudável?

Bom, de forma geral, um wrap saudável acompanha recheios leves, nutritivos e variados, ou seja, de diferentes grupos alimentares. A ideia principal é equilibrar os ingredientes do sanduíche, exatamente como faríamos com um prato tradicional.   

E o melhor: além de saudável, pode ser também uma refeição sustentável. Afinal, por não ter nenhuma regra estabelecida para o recheio, você pode aproveitar os ingredientes que já estão na fruteira ou geladeira. Legal, não?

Como preparar um wrap saudável?

Montamos um passo a passo pra você preparar de forma prática e rápida um wrap saudável e gostoso. Olha só:

Antes de tudo, escolha a sua massa  

São muitas opções pra usar de base para o seu wrap. Você pode escolher entre:

  • Pão folha: um pão de origem árabe, de massa bem fina e muito fácil de enrolar
  • Pão sírio ou pão pita: pão de trigo tipo “envelope” que pode ser recheado e embrulhado
  • Tortillas: as tortillas macias de trigo também são boas opções. Podem ser compradas prontas para o consumo e apresentam uma versão integral

Depois: capriche no recheio

Escolha um creme, patê, dip ou pasta

Pra deixar o seu wrap cremoso, escolha entre:

  • Creme de ricota ou cottage
  • Requeijão cremoso
  • Coalhada seca  
  • Guacamole 
  • Homus 
  • Babaganuche 
  • Patê de cogumelos 

Escolha uma fonte de proteínas 

Pra deixar o seu wrap balanceado e completo, não se esqueça de um alimento fonte de proteínas. Algumas opções são:

  • Frango desfiado
  • Atum 
  • Salmão defumado 
  • Ovos mexidos
  • Tofu 
  • Pastas de leguminosas 
  • Queijos 

Escolha verduras e legumes

Pra deixar sua preparação rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, as verduras e os legumes não podem faltar. Boas opções são:

Pra deixar seu wrap saudável mais especial

Existem alguns ingredientes que podem dar mais sabor e mais nutrientes ao seu wrap. Que tal salpicar sementes (sementes de abóbora, de girassol, chia, linhaça, gergelim…) ou oleaginosas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, pistache…) no recheio? Fica um delícia! 

Os temperos e ervas naturais, como hortelã, manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, orégano e alho-poró, também dão um toque especial ao seu wrap.

Agora é só montar

Abra a massa que escolheu, distribua o recheio no centro e enrole cuidadosamente. Tá pronto o seu wrap!

Veja a receita super simples de wrap saudável que pensamos pra você:

Wrap de ricota, tomate e manjericão

Ingredientes:

  • Pão folha
  • Creme de ricota
  • Tomate cereja 
  • Alface americana
  • Manjericão fresco
  • Queijo parmesão fresco ralado 
  • Sementes de chia 

Modo de preparo: passe um pouco de creme de ricota no pão folha, adicione os tomates partidos ao meio, o alface em tiras, o manjericão fresco, o queijo e as sementes. Enrole e tá pronto! 

Agora que você já sabe como preparar seu wrap saudável é só colocar a mão na massa – literalmente – e aproveitar essa delícia gastronômica. Aqui no blog tem também receita de um wrap delicioso com o filé mignon da Liv Up .

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