15 principais alimentos ricos em água para incluir na sua rotina alimentar
A hidratação é fundamental para manter o metabolismo em ordem e o corpo saudável. Além de ingerir bastante líquido, outro hábito que pode dar aquela forcinha é consumir alimentos ricos em água. Em geral, diversas frutas e verduras contam com esse atributo – sem falar no sabor e nos nutrientes. Bora descobrir quais são eles?
Por que consumir alimentos ricos em água?
Antes de mais nada, vale lembrar que nosso corpo é constituído, majoritariamente, por nada mais nada menos que ela, a água. Se cerca de 70% do nosso organismo tem essa composição, imagine a importância dessa substância pra nossa saúde.
A água é fundamental para o transporte de substâncias como sais minerais e oxigênio pelo sangue, contribuindo pra distribuição de nutrientes para as células do corpo.
Em suma, ela ajuda a regular a temperatura do corpo, contribui pro funcionamento dos órgãos, e também a eliminar toxinas. E não acaba aí: a água também tem um papel importantíssimo para o bom desempenho do metabolismo.
Mas você sabe quanto de água consumir ao dia? Aquela velha história dos dois litros de água diariamente não serve pra todo mundo. Esses valores variam bastante de pessoa pra pessoa, conforme peso, estilo de vida, ambiente e quantidade de atividade física praticada por dia, por exemplo. Mas, no geral, multiplicar seu peso por 35 ml é uma boa dica. Assim, uma pessoa que pesa 60kg, precisa consumir 2,1 litros de água (60×35=2.100). Moleza, né?
Quais são os alimentos ricos em água?
Existem diversos ingredientes abundantes em água. Abaixo, listamos alimentos que contêm mais de 80% em sua composição e são ótimas pedidas pra manter a hidratação em dia:
Morango
O morango é constituído 92% por água. Assim, 100 gramas da fruta apresentam apenas 30 calorias. Maravilha, né? Na salada, sobremesa ou com iogurte no café da tarde, o morango manda bem em sabor e nutrientes. É fonte de minerais como fósforo, potássio e magnésio – essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central.
Pêssego
Um pêssego médio tem 89% de água e apresenta 35 calorias. Entre seus benefícios, está o auxílio na prevenção de problemas relacionados à visão e à pele, por conter quantidades significantes de vitamina A.
Laranja
Nem só de vitamina C vive a laranja: ela também fornece minerais como, por exemplo, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. É composta por 89,6% de água e ainda contém fibras e antioxidantes.
Abacaxi
Famoso por seu efeito diurético, o abacaxi conta 48 calorias numa porção de 100g e 87% de água. Na sua lista de nutrientes, estão a vitamina C, ácido málico e bromelina.
Pepino
Composto basicamente por água (96%), o pepino tem 17 calorias a cada 100g e vai que é uma beleza na salada do dia a dia. Esse alimento fornece potássio, vitamina C e uma dose de fibras. Assim, é um bom aliado contra hipertensão, fortalece o sistema imunológico, além de colaborar para um bom funcionamento intestinal.
Abobrinha
Entre os alimentos ricos em água não pode faltar a abobrinha, com cerca de 95% do líquido em sua composição. Não bastasse colaborar com a hidratação, é rica em vitamina B3, que auxilia no controle do colesterol.
Tomate
Saiba que 94% do fruto é água. 100 gramas de tomate têm só 20 calorias e um montão de nutrientes. Entre eles, o potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C.
Framboesa
Não apenas uma deliciosa fonte de antioxidantes, a framboesa manda bem na hidratação. Em 100g da fruta, encontramos 87% de água, 57 calorias e propriedades poderosas na hora de diminuir os sintomas da TPM.
Cenoura
Pois é, a cenoura também é um alimento hidratante, sendo composta 88% de água. Entre seus pontos positivos está a versatilidade, afinal, fica uma delícia fatiada, em cubinhos, como snack e até no seu sanduíche favorito.
Alface
Um dos alimentos mais ricos em água, o alface possui 96% em sua composição, fornecendo apenas 15 calorias a cada 100g.
Espinafre
Pode até ser que o espinafre não dê super poderes, mas em hidratação é sucesso garantido. Uma porção de 100g tem 92% de água e 23 calorias, além de conter boas doses de cálcio, potássio e vitamina A.
Repolho
Também conhecido como um alimento com poucas calorias, o repolho é formado por 93% de água. Entre seus nutrientes estão as vitaminas A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio e enxofre.
Abacate
Apesar de bastante calórico, contém 83,8% de água, além de minerais como cobre, zinco, cálcio, magnésio e manganês. É fonte também de gordura boa, carboidratos, fibras, riboflavina e vitamina C.
Couve manteiga
Abram alas pra esse alimento que é amigo da hidratação: crua, ela contém 90,9% de água e também vitamina C, fibras, cálcio, magnésio e potássio.
Brócolis cozido
Essa versão possui 92,6% de água, mas não para por aí. Contém proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitamina C.
Qual é a fruta que tem mais água?
Só de morder, você já sabe: na categoria fruta, a campeã entre os alimentos ricos em água é a melancia. Ela contém 92% do líquido em sua composição, o que significa apenas 31 calorias a cada cem gramas.
Além de bastante água, também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e pele, previnem infecções e combatem radicais livres.
Quais épocas é bom comer alimentos que hidratam?
Por causa do calor excessivo no verão e nos dias mais quentes, o corpo tende a perder mais líquido, correndo o risco de ficar desidratado. Isso pode afetar o metabolismo e provocar problemas como tontura e pressão baixa. Nessas épocas, investir em alimentos ricos em água é uma boa maneira de ajudar na reposição.
Mas nada de esquecer do consumo de água, certo? Ingerir outros tipos de líquidos, como sucos, e consumir esses alimentos não substitui a necessidade de beber água também.
Por fim, vale lembrar que hidratação adequada é fundamental o ano todo! No inverno, época em que as pessoas mais esquecem da ingestão de água, incluir esses alimentos na dieta também pode ser uma boa para auxiliar a manter o corpo hidratado.