Verão 2024: como se refrescar no calor?

como se refrescar no calor

No auge do verão, enfrentar as altas temperaturas se torna um verdadeiro desafio. A busca por maneiras eficazes de como se refrescar no calor é uma missão compartilhada por muitos, afinal, o brasileiro está lidando com dias cada vez mais extremos de norte a sul do país.

Ao olharmos para o verão 2024, as previsões indicam que estamos diante de uma das estações mais quentes dos últimos tempos. O aumento nas temperaturas pede uma atenção redobrada aos cuidados com o calor, destacando a necessidade de adotar medidas preventivas para garantir não apenas o conforto, mas também a saúde durante essa época do ano.

Vem explorar este guia completo sobre como se refrescar no calor do verão 2024. Além de dicas tradicionais, contaremos com a expertise do nutricionista e profissional de educação física Fabrício Degrandis, trazendo orientações sobre a importância da alimentação e hidratação adequadas para enfrentar as altas temperaturas. Prepare-se para desfrutar plenamente do verão 2024 com estratégias bacanas para se manter fresquinho e bem-hidratado.

Como se refrescar no calor?

Refrescar-se no calor vai além de buscar sombra e ventiladores. Adaptações nos hábitos alimentares e na rotina diária podem ser poderosos aliados, além de evitar os horários próximos ao meio-dia, por conta da incidência dos raios ultra-violeta.

E vale reforçar o básico: a hidratação é a peça-chave. Beber água regularmente não apenas refresca, mas também é primordial para manter a saúde em dia durante a estação mais quente do ano. 

+ Descubra sua quantidade de água por dia

Descubra, a seguir, como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, tornando o seu verão 2024 mais agradável e refrescante, na medida do possível.

Qual a importância da hidratação pra saúde no verão?

“Sabemos, principalmente na população fisicamente ativa, manter-se hidratado principalmente em períodos em que a transferência de calor pode ser alterada como no verão, é de extrema importância. Pessoas ativas e que praticam esportes e exercícios, quando bem hidratados irão sentir mais conforto na prática devido a melhor dissipação de calor, até mesmo em ambientes quentes.”, explica o nutricionista. 

O profissional também ressalta que qualquer grau de desidratação já irá prejudicar o controle da temperatura corporal e função fisiológica. Ou seja, mesmo em perdas de líquido modestas como 2% do peso corporal já são suficientes para impactar negativamente o corpo humano, principalmente se pensarmos em exercício físico.

A hidratação é de fato a defesa mais efetiva contra o estresse que altas temperaturas proporcionam. 

Verão 2024: mais quente do que nunca!

O Verão 2024 promete ser um desafio térmico, com projeções indicando ondas de calor e temperaturas mais elevadas do que nunca. Comparativamente, as previsões mostram um aumento significativo em relação aos anos anteriores, alertando para uma onda de calor intensa.

Com o calor chegando, é importante cuidar bem de você. Beber bastante água, evitar ficar muito tempo no sol e ajustar sua rotina para lidar com as altas temperaturas são atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Fique pronto para o verão de 2024 dando uma atenção extra à sua saúde e ao seu bem-estar. 

9 dicas de como se refrescar no calor

como se refrescar no calor beber água

Integrar as seguintes práticas simples na rotina diária pode ser a chave para enfrentar o calor do verão de forma mais confortável e saudável. Confira abaixo:

Hidratação constante

Beber água é super importante para manter o corpo fresco e evitar a desidratação, principalmente nos dias quentes. A hidratação no verão é imprescindível! Apesar de existirem protocolos específicos pensando no exercício físico e hidratação, sabemos que mesmo pessoas que não se exercitam precisam manter bons níveis de água corporal para correto funcionamento fisiológico.

E o nutri Fabrício explica melhor. “Apesar da crença de um valor pré estipulado de consumo de água por dia (como por exemplo 40 ml de água por kg de peso corporal por dia) ainda não há de fato uma estrutura fidedigna sobre essa recomendação, isso por um motivo também interessante: os alimentos contém água e impactam na hidratação”. 

Alimentação leve e refrescante

Opte por refeições leves, ricas em frutas, vegetais e alimentos hidratantes, que ajudam a manter a temperatura corporal. O nutricionista recomenda ingestão de melancia, laranja, melão, morango, saladas e água saborizada pra dar uma força extra. 

Banho de água fresca

Tomar banhos de água fresca ou morna ajuda a reduzir a temperatura do corpo e proporciona alívio imediato do calor.

Roupas leves e tecidos orgânicos

Escolha roupas leves, preferencialmente de tecidos respiráveis, como algodão, para facilitar a evaporação do suor. Também existem hoje opções com proteção UV e que ajudam a regular a temperatura. 

Atividades aquáticas

praia como se refrescar no calor

Praticar esportes aquáticos ou simplesmente dar um mergulho na piscina são maneiras divertidas e eficazes de se refrescar.

Ventiladores e ar-condicionado

Mantenha ambientes frescos com o uso de ventiladores ou ar-condicionado, garantindo um refúgio do calor intenso. É importante lembrar também de higienizar e fazer a manutenção correta desses aparelhos para garantir o bom funcionamento quando você mais precisa.

Evitar exposição solar excessiva

Evite a exposição prolongada ao sol, especialmente durante os horários de pico, entre 10h e 16h, para reduzir o risco de insolação.

Descanso adequado

Garanta um sono adequado, pois o descanso é crucial para a regulação térmica e a resistência ao calor.

Umidificação do ambiente

Use um umidificador para manter a umidade do ar em níveis confortáveis, o que pode fazer uma grande diferença na sensação térmica.

Existe algum alimento ou bebida pra evitar no calor?

“Já atendi pacientes que atingiram alto consumo de bebidas contendo cafeína, como consumo excessivo de erva mate e café. Além disso, suplementos e estimulantes podem acabar levando a desidratação se mal estruturados na dieta, sem a correta hidratação, visto que podem levar ao aumento da excreção de água.”, exemplifica o nutricionista Fabrício Degrandis. 

Se você consome alimentos como chás que têm potencial diurético, café e erva mate de maneira moderada, e cuida todos os passos de uma correta hidratação, possivelmente a desidratação não será um problema. Porém se há exageros no consumo, tenha cautela e procure sempre mecanismos de reidratação adequados, principalmente se houver a prática de exercícios físicos.

Bônus: como refrescar gatos e cachorros no calor

como se refrescar no calor animais de estimação

Os gatos e cachorros também sofrem com o calor no verão e é essencial ajudá-los a lidar com as altas temperaturas, especialmente em um verão que promete ser um dos mais quentes dos últimos tempos. Aqui estão algumas dicas para manter os pets frescos e confortáveis:

Água fresca sempre

Mantenha tigelas de água fresca disponíveis em locais de fácil acesso para que seus animais de estimação possam se hidratar sempre que desejarem. Gelinho é sempre bem-vindo, viu?

Sombra adequada

Forneça áreas sombreadas para que eles possam descansar e se proteger do sol direto. Nunca deixe um animal sem proteção. 

Passeios nos horários mais frescos

Evite sair nos horários mais quentes do dia. Escolha as manhãs ou os finais de tarde, quando está mais fresquinho. As patinhas dos pets podem se queimar em superfícies quentes, como calçadas. Prefira passeios em áreas com grama ou use botas protetoras. Assim, todos ficam mais confortáveis e seguros!

Resfriamento com toalhas úmidas

Umedeça uma toalha e coloque-a sobre o corpo do animal para proporcionar alívio térmico. Certifique-se de que a água esteja fresca, não gelada.

Tapetes gelados ou camas refrescantes

Invista em tapetes gelados para que os pets possam deitar e resfriar as almofadas das patas. Camas refrescantes também são ótimas opções.

Escovação regular

Mantenha a pelagem dos animais escovada para remover pêlos soltos, permitindo uma melhor ventilação e evitando o superaquecimento. Também é possível aumentar a frequência dos banhos durante a estação.

Consulte o veterinário

Se perceber que seu pet está desconfortável, como respiração rápida demais, muita salivação ou falta de energia, é importante consultar o veterinário para garantir que ele esteja bem.

Adotando essas dicas, você ajuda seus bichinhos a lidarem melhor com o calor, garantindo que eles fiquem felizes e saudáveis durante o verão.

Como se refrescar no calor com a Liv Up

Como você viu, existem diferentes maneiras de driblar o calorão. E a alimentação é uma delas! A Liv Up pode te ajudar nos dias quentes a você passar menos tempo no fogão e mais tempo curtindo comidas leves, saborosas e que ajudam a te manter cheio de energia para aproveitar o verão. Vem experimentar!


fabrício degrandis nutricionista

Fabrício Degrandis

Pesquisador no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular da UFPel (LAFICARDIO). Mestre em Nutrição e Alimentos pela UFPel. Doutorando em Nutrição e Alimentos pela UFPel. Formado em educação física pela UFPel e nutrição pela UFPel. Possuo duas pós-graduações na área de nutrição e exercício físico. Atua como nutricionista clínico e investiga os efeitos da Restrição Calórica em doenças, principalmente cardiovasculares.

Você vai gostar de ver…

melatonina

Melatonina e sono: benefícios e como tomar

Num mundo agitado, o sono se torna cada vez mais alvo de atenção. Apesar de repouso e descanso serem termos associados, o sono vai além – tendo um papel essencial

metas para o ano

Metas para o ano de 2024: como planejar o seu futuro

Ao final de cada ano, é hora de saborear as tradições familiares, compartilhar refeições calorosas e trocar presentes. Assim, no meio desse clima, surge a inspiração para definir planos para

intestino preguiçoso o que fazer

Intestino preguiçoso: sintomas, causa e como regular

O funcionamento saudável do intestino é um componente crucial para o equilíbrio da nossa saúde. Aliás, ele impacta não apenas o bem-estar físico, mas também influencia no nosso humor e

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.