Comece agora: 5 exercícios com elástico para iniciantes

Músculos mais fortes, corpo mais resistente e flexível, assim como gastar calorias e produzir endorfina – a substância responsável por promover aquela sensação gostosa de bem-estar depois do treino. Tem como ser melhor? Esses são alguns dos benefícios em inserir exercícios com elástico na sua rotina.
Também conhecido como elástico extensor, faixa de resistência ou thera-band, esse acessório é um excelente aliado de quem quer começar a treinar ou busca dar um up na atividade física.
Qual a vantagem dos exercícios com elástico?
O uso de elástico para treinar ajuda a fortalecer diferentes grupos musculares, além disso, é usado também para o alongamento. Em treinos convencionais, o músculo se esforça pra vencer a resistência do peso dos aparelhos, enquanto, nesse caso, a força é feita pelas faixas.
Os exercícios com elástico foram criados para uso nas sessões de reabilitação para recuperação muscular, articular e dos tendões, indicadas para atletas, principalmente. Mas com o tempo esse acessório ganhou mais popularidade, sendo muito utilizado em treinos funcionais ou localizados.
Hoje, é super fácil encontrá-los em diferentes modelos, assim como texturas e níveis de resistência. Além de serem práticos, são acessíveis e podem ser facilmente transportados.
Conheça alguns dos principais benefícios dos exercícios com elástico:
- É um instrumento super versátil, afinal de contas, um único elástico pode ser usado para trabalhar vários grupos musculares, desde os glúteos, pernas, braços e abdominais.
- É fácil de manusear, armazenar e transportar. Diferente daquela esteira que fica parada ocupando espaço na casa de muita gente, os elásticos ocupam zero lugar. Além disso, são mais baratos que outros acessórios de treino, como anilhas e halteres.
- Fortalece as articulações, contribuindo para a diminuição do risco de lesões, por exemplo.
- Aumenta a resistência muscular, aumenta a consciência corporal e auxilia no ganho de força.
- Trabalha a amplitude dos movimentos, assim, os músculos ganham mais flexibilidade, contribuindo para a melhor mobilidade do corpo como um todo.

5 exercícios com elástico pra se movimentar
E aí, já está pronto para incluir essas faixas elásticas na sua rotina? Então pegue a garrafa d’água e a toalhinha e vamos aos exercícios:
Remada com elástico
Esse movimento tem como objetivo trabalhar os deltoides (ombros) e trapézio. Veja o passo a passo:
Primeiramente, fique em pé com as pernas separadas na largura dos ombros, e pise no elástico. Com os joelhos levemente flexionados, incline-se para frente e segure as extremidades do elástico.
Depois, faça a contração do core e mantenha as costas alongadas. Flexionando os cotovelos, puxe o elástico pra cima até juntar as omoplatas. Por fim, segure a contração durante um segundo no topo e depois solte lentamente.
Abdução com agachamento
Não poderia faltar na lista de exercícios com elástico essa série para pernas. Afinal de contas, ajuda na tonificação dos músculos do quadril, coxas e glúteos. E o melhor, não tem mistério nenhum. Veja só:
Inicie com as pernas unidas e com o elástico na linha dos calcanhares. Em seguida, afaste a perna direita lateralmente. Faça então o agachamento, mantendo as pernas em afastamento lateral e os glúteos contraídos. Por fim, repita o movimento para o outro lado.
Elevação frontal com elástico
É hora de trabalhar os ombros e peitoral nesse exercício que exige estabilização do core e ajuda a melhorar a postura. Bora lá?
Primeiro, comece afastando as pernas na largura do quadril e prenda o elástico debaixo dos pés. Segure as extremidades, mantenha as costas retas e os glúteos contraídos. Em seguida, levante os braços até a altura dos ombros e desça devagar. Durante a repetição, lembre-se de manter o abdome contraído.
Curl com elástico
Chegou a vez dos bíceps: esse movimento usa a resistência do elástico para trabalhar os braços e ajudar a definir a musculatura da região.
Antes de tudo, prenda o elástico debaixo dos pés e segure cada extremidade, mantendo os dois cotovelos junto ao tronco. Logo depois, comece a executar o movimento de curl (puxando o elástico até a altura do ombro). Mantenha os bíceps contraídos no topo do movimento e abaixe lentamente os braços. Repita.
Flexão com elástico
Essa flexão contribui para melhorar a estabilidade e a força do corpo, trabalhando o tórax, ombros e peito.
Primeiro, comece prendendo um elástico circular na parte superior das costas, com um dos lados em volta de cada uma das mãos. Em seguida, fique em posição de prancha alta, com os braços totalmente estendidos, formando uma linha reta da cabeça aos calcanhares.
Faça então uma flexão, ficando o mais próximo possível do chão. Segure um segundo nessa posição, logo depois retorne à posição de prancha alta. É normal sentir a pressão da faixa durante a execução dos movimentos.
Mais saúde para sua rotina
Praticar atividade física regular, como você sabe, é super importante. Além disso, um estilo de vida saudável inclui também uma alimentação de qualidade. Então se você quer também cuidar do seu corpo de dentro pra fora, conte com as delícias saudáveis e práticas da Liv Up.
Você vai gostar de ver…

Secar a barriga: saiba como perder gordura abdominal
Já ouviu falar que aquela gordurinha localizada é a mais difícil de perder? Pois não é à toa! Afinal de contas, quando emagrecemos, o corpo queima gordura como um todo

Guia do bulking e cutting: tudo sobre essas dietas
O universo dos esportes comporta um segmento que está na ativa há muito tempo, mas que tem tomado cada vez mais conta da atenção dos curiosos – o fisiculturismo. Aliando

Descubra o que faz perder massa muscular e como evitar
Sabia que alguns hábitos comuns podem atrapalhar a realização dos nossos objetivos, principalmente quando estamos tentando levar uma vida mais saudável e incluir exercícios na rotina? Quando se trata da