Exercícios na terceira idade: qual a importância disso?

exercícios na terceira idade

Com a chegada dos sessenta anos, pode parecer que muita coisa vai mudar na vida. Os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Afinal, existem doenças – como as cardíacas – que aparecem com maior frequência nessa fase da vida. Esses problemas são apenas alguns dos vários que podem surgir a medida que envelhecemos. Mas, se tem uma coisa que não muda, é a necessidade de colocar o corpo em movimento. Assim como os benefícios que os exercícios na terceira idade podem trazer! Continue a leitura e saiba mais.

Benefícios dos exercícios na terceira idade

O envelhecimento pode causar algumas alterações no sistema imunológico. Por isso, ele se torna menos eficiente e mais suscetível a contrair infecções. Outro problema são as inflamações que acompanham o passar dos anos, características das doenças crônicas que também são comuns nesse grupo.

No entanto, a prática regular de exercícios físicos estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, que impulsiona a liberação de substâncias anti-inflamatórias.

Fora isso, existem os benefícios de melhora na resistência muscular, flexibilidade e a capacidade aeróbica. Isso, por fim, contribui diretamente para a promoção do bem-estar e manutenção da autonomia do idoso. 

Quais exercícios físicos idosos podem praticar?

Exercícios aeróbicos

As práticas de pouco impacto são as mais indicadas. Além de melhorar a saúde do coração, esse tipo de atividade também auxilia o funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório. Ou seja: caminhadas, ciclismo, natação, hidroginástica e modalidades de dança, como a de salão, são boas opções!

Alongamento

Esse tipo de prática aumenta e flexibilidade e agilidade do corpo, o que pode diminuir, por exemplo, o risco de queda. Atividades como yoga, pilates e exercícios de alongamento, aliás, são bastante indicadas.

Fortalecimento muscular

São atividades que, além de ampliar o desenvolvimento de força, promovem estabilidade nas articulações. Isso previne o risco de quedas e desequilíbrio, fundamentais para quem chega nessa fase da vida. Pratique o levantamento de peso em todos os membros, juntamente com exercícios de repetição.

Acima de tudo, a decisão sobre quais tipo de exercícios na terceira idade serão praticados depende do gosto, limitações e adaptações de cada um. O mais importante é fazer do exercício um hábito. A prática deve acontecer regularmente, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ideal, portanto, é buscar um profissional da área que possa indicar as opções mais adequadas.

A OMS recomenda que quem está acima dos 65 anos pratique exercícios físicos moderados. Preferencialmente, em grupo. Afinal, isso ajuda a estimular a pessoa, além de promover o maior contato social, que é excelente para a saúde mental. Os exercícios físicos para idosos devem ser praticados, no mínimo, três dias por semana. A intensidade deve variar de acordo com a disposição, condições de saúde e mobilidade de cada pessoa. 

Para isso, por semana, são suficientes a prática de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Lembrando sempre que todos os exercícios físicos para idosos devem ser feitos com acompanhamento de um profissional médico e de educação física. 

Cuidados com os exercícios na terceira idade

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, é preciso garantir alguns cuidados. É preciso manter-se hidratado antes, durante e depois do exercício. Alongar o corpo é como um preparo de todos os músculos antes da atividade física e, por isso, imprescindível.

Sobretudo, a alimentação também é uma aliada. Não apenas antes ou depois das atividades, mas em qualquer fase da vida. Somada à prática de exercícios físicos, é a combinação perfeita para aumentar as chances de uma vida longa, com menor chance de contrair doenças.

Por fim, para ajudar nessa missão, a Liv Up preparou diversas opções de lanches e pratos para deixar toda e qualquer refeição mais saudável. Seja antes ou após a prática de atividades físicas.  Conheça todas as opções do nosso cardápio.

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